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Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

Ações: • Entregar diariamente o censo ocupacional no setor de Recepção • Comunicar altas, admissões, óbitos e transferências ao setor de Recepção; • Conferir as admissões, altas, óbitos e transferências; • Anotar no livro de registro as admissões, altas, óbitos e transferências; • Confrontar total numérico do censo com o livro de registro e movimento da unidade; • Conferir o censo na passagem do plantão 1. Protocolos do Relatório de Enfermagem e da Sistematização da Assistência de Enfermagem Normas: • Escrever de modo claro e conciso no relatório de enfermagem (livro de ocorrência). • Preencher de modo preciso os dados relacionados na ficha de sistematização da assistência de enfermagem (SAE); • Obedecer normas das anotações no prontuário. Ações: • Fazer as anotações no livro próprio, prontuário e ficha da SAE; • Iniciar com o sumário do movimento diário; • Constar o movimento geral e as ocorrências relevantes" as admissões, altas, óbitos, transferências, gravidade do paciente, encaminhamentos, solicitações e realizações de exames, queixas, anormalidades observadas na evolução da doença, pacientes com controles e recomendações especiais; • Assinar o livro, prontuário e a ficha da SAE.

Protocolos de Anotações no Prontuário Normas: • Escrever as evoluções de enfermagem com caneta azul no período da manhã, caneta preta no período da tarde e de caneta vermelha no período noturno; • Escrever com letra legível; • Escrever de modo claro e conciso no relatório de enfermagem (livro de ocorrência); • Assinar todas as anotações, não usar rubrica; • Utilizar apenas abreviaturas padronizadas • Não rasurar. Ações: • Fazer solicitação de material no impresso próprio; • Discriminar o material solicitado, qualificando-o; • Datar e assinar o pedido; • Enviar o impresso com pedido ao almoxarifado até Às 09:00 horas; • Solicitações extras deverão ser encaminhadas ao almoxarifado no horário de 10:00 às 11 horas; • Receber e conferir o pedido até Às 10:00 horas; 1. Protocolos do Setor de nutrição Normas: • Anotar no impresso próprio o tipo e horário das dietas; • Comunicar à nutricionista as dietas especiais; • Proibir entrada de alimentos extra-hospitalar para os pacientes; Ações: • Seguir horário de dieta prescrita; • Alimentar o paciente de acordo com a dieta estabelecida; • Registrar aceitação ou rejeição da dieta; 1.

Protocolo do Serviço de Lavanderia Normas: • Sempre conferir a roupa que irá para a lavanderia; • Separar roupas sujas das contaminadas; • Acondicionar a roupa contaminada em sacos plásticos identificados; • Recolher e circular com a roupa suja em hamper; • Enviar a roupa suja através do expurgo para a lavanderia; • Conferir as roupas vindas do setor de lavanderia; • Não emprestar roupas deste setor para outras unidades; • Manter o armário de roupas em ordem; • Não usar lençóis novos com travessas ou pano higiênico; Ações: • separar roupas sujas de excretas e acondicioná-las em sacos plásticos, identificando- as; • Manusear roupa suja com cautela e devidamente paramentado; • Recolher a roupa suja em hamper; • Realizar contagem de roupa por ocasião de higienização do paciente e registrar; • Manter a roupa limpa, acondicionando-a no local apropriado de forma organizada; • Conferir e anotar diariamente a roupa enviada e recebida do setor de lavanderia; • Entregar relatório de contagem de roupas ao setor competente, semanalmente.

Protocolos do Serviço de Manutenção (consertos e reparos) Normas: •. Fazer solicitação em impresso próprio em duas vias; • Solicitar ou comunicar ao setor responsável. Providenciar transporte; 3. Comunicar aos familiares a transferência e solicitar a presença; • Acompanhar sempre o paciente até o setor de destino; • Não levar o paciente deambulando; • Encaminhar junto ao paciente o prontuário. Ações: • Solicitar à Enfermeira Chefe ou assistente social para providenciar vaga junto ao setor competente ou Hospital de destino; • Após aviso de transferência, comunicar à família; • Solicitar transporte, se necessário; • Providenciar acompanhamento médico, se necessário; • Providenciar acompanhante; • Providenciar encaminhamento médico, caso seja transferido para outro serviço hospitalar; • Comunicar ao paciente sua transferência, transportando em maca ou cadeira de rodas até a unidade de destino; • Providenciar xerox dos laudos de exames realizados; • Registrar no livro de ocorrência e censo; • Colocar o paciente na ambulância; • Registrar o encaminhamento na evolução de enfermagem; • Avisar à tesouraria e setor de convênio; • Entregar prontuário completo e corrigido no setor de destino do paciente; • Providenciar desinfecção da unidade; • Providenciar desinfecção do material de uso pessoal; • Devolver medicação à farmácia; 2.

Protocolos de Óbito Normas: • Esperar a constatação do óbito pelo médico; • Realizar sempre os cuidados pós-morte com respeito e dignidade; • Identificar o corpo com nome completo e horário da constatação do óbito; • Solicitar à Enfermeira Chefe ou assistente social para comunicar à família; Ações: • Confirmar o óbito com o médico plantonista; • Avisar ao médico assistente; • Solicitar à Enfermeira Chefe ou assistente social para comunicar à família; • Preparar o corpo com dignidade e respeito; • identificar o corpo e o lençol envoltório com a etiqueta contendo os seguintes dados: 1. Nome do falecido; 2. Fazer leitura da ocorrência de enfermagem; • Evitar conversas paralelas durante a passagem de plantão; • Enfatizar “intercorrências” relevantes à assistências de enfermagem; • Conferir material permanente e se tudo está em ordem no setor; • Comunicar danos e perdas de material ao Enfermeiro; • Comunicar empréstimos de material, protocolando-os; • Conferir censo diário.

Protocolos de Serviços Complementares de Diagnóstico e Tratamentos 3. Protocolos de Assistência aos Exames Laboratoriais Normas: • Solicitar ao laboratório a realização dos exames; Ações: • Verificar a prescrição de solicitação de exames; • Verificar se o pedido está feito e completo; • Anotar no livro de ocorrência o comunicado; • Providenciar resultados com urgência; • Registrar a coleta na evolução de enfermagem e livro de ocorrência, notificando a hora e o tipo de exame a ser realizado; • Comunicar ao médico de plantão a chegada dos resultados; • Anexar o resultado no prontuário e na folha de exames complementares. OBS: ´Para pacientes com balanço hídrico rigoroso, anotar o volume colhido (urina e sangue). Protocolos de Assistência aos Exames Radiológicos Normas: • Solicitar ao serviço radiológico a realização dos exames; • Acompanhar sempre o paciente para realizar o exame; • Não encaminhar o paciente deambulando; • Realizar registro conforme rotina do setor; • Obedecer o preparo próprio.

Protocolos de Aerosolterapia Normas: • Realizar sempre, de acordo com a prescrição médica; • Ao terminar a aplicação, retirar todo o material para lavagem e desinfecção; • Tomar todas as precauções com respeito ao manuseio do equipamento. Ações: • Realizar a aplicação obedecendo a prescrição médica: dose e horário; • Controlar o tempo de aplicação; • Avaliar a condição do paciente; • Comunicar intercorrências; • Checar no prontuário o horário de realização da aplicação. Procedimento: • Orientar o paciente para inspirar profundamente; • Posicionar o paciente confortavelmente; • Adaptar a máscara ao rosto do paciente, corretamente; • Ligar a fonte de oxigênio gradualmente, para formar névoa; • Orientar o paciente para respirar lenta e profundamente; • Estimular o paciente para tossir após a nebulização; • Suspender a nebulização quando o paciente apresentar dispnéia, cianose ou sudorese; • Desligar a fonte de oxigênio e retirar todo o equipamento usado pelo paciente; • Colocar a máscara e o recipiente anexo, em solução para desinfecção, para lavagem; • Lavar as mãos; • Registrar em prontuário características das secreções e alterações observadas durante a aerosolterapia.

Protocolos de Enfermagem na Assistência 4. Protocolos no Manuseio de Aparelhos e Equipamentos Normas: • Tomar as precauções necessárias com respeito ao manuseio do equipamento; • Mantê-los sempre em perfeito funcionamento; • Manter conexões dos aspiradores limpos e protegidos num recipiente com tampa; • Manter os vidros dos aspiradores limpos e protegidos; Ações: • Diariamente testar o funcionamento de todos os equipamentos; • manter conexões dos oxigênio e respiradores limpos e protegidos num recipiente com tampa; • Comunicar à chefia de enfermagem todo e qualquer dano causado aos aparelhos e equipamentos; • Manusear com cautela para manter a integridade dos aparelhos e equipamentos. Lave-as imediatamente após a retirada das luvas, entre o contato com o paciente e outro e após contatos diretos ou indiretos com com sangue ou líquidos corporais (inclusive entre a realização de procedimentos diferentes em um mesmo paciente).

Ações: 1. Abrir a torneira de preferência com a mão não dominante, caso não tenha dispositivo automático; 2. Umedecer as mãos e colocar quantidade suficiente de sabão na palma da mão (3 a 5 mL); 3. Friccionar as mãos por aproximadamente 15 segundos em todos as suas faces, espaços interdigitais, articulações, dedos, unhas, extremidades dos dedos, punhos; 4. Trocar as luvas entre um paciente e outro, e entre um procedimento e noutro no mesmo paciente. USO DE AVENTAL Use o avental para procedimentos que possam respingar sangue ou líquidos corporais o mais rápido após ter ocorrido contaminação (respingo de sangue ou líquidos corporais). Ações: 1. Usar avental limpo, não estéril, para proteger roupas pessoais e superfícies corporais de contato com sangue, líquidos corporais, secreções, excreções membrana mucosa, pele não íntegra e qualquer item contaminado; 2.

Retirar o avental após o procedimento realizado e lavar as mãos. Não retirar agulhas usadas das seringas, não dobrá-las e nunca reencapá-las. CUIDADOS COM ROUPAS USADAS Manusear as roupas de sangue, líquidos corporais, secreções e excreções, com luva de procedimento, evitando o contato direto com a pele e mucosas assim como com a roupa suja. Coloque a roupa contaminada com sangue ou líquidos corporais no depósito para roupas usadas que estejas com saco impermeável e mantenha com a tampa fechada. Ações: 1. Manipular, transportar e processar as roupas usadas, sujas de sangue líquidos corporais, secreções e excreções, de forma a prevenir a exposição da pele e mucosas e a contaminação de roupas pessoais; 2. PRECAUÇÕES EMPÍRICAS São indicadas para os casos de pacientes sem diagnósticos definitivos, porém, com indícios de infecção por agente que necessitem de precauções e são instituídas empiricamente até que haja confirmação ou esclarecimento do diagnóstico.

Inserem nestes casos: 1. Precauções de contato: diarréias agudas de etiologia infecciosa, erupção vesicular, abscessos ou feridas com exsudato que extravase a cobertura; 2. Precauções para aerossóis: Erupção vesicular, tosse com febre e infiltração de lobo pulmonar em qualquer local em paciente HIV positivo; 3. Precauções para gotículas: Meningite, exantema petequial e febre. Protocolos no Controle de Material e Equipamentos 10. Protocolos de material Permanente Normas: • Deve ser feito periodicamente; • Providenciar manutenção periodicamente; • Comunicar a chefia casos de danos, perdas ou inutilização; • Manter atualizada relação de material permanente e equipamentos; • Aplicar sanção para o responsável de danos e perdas de acordo com o caso. Ações: • Fazer controle de todo material permanente e equipamento da unidade diariamente, quanto a: danos, perdas, empréstimos e inutilização; • Fazer levantamento mensal do material; • Providenciar consertos ou reposição sempre que necessário; • Comunicar irregularidades a chefia.

Ações: • Realizar controle a reposição de acordo com o setor; • Receber e conferir todo material; • Usar material de maneira econômica; • Comunicar irregularidades à chefia. Padronização de horários Normas: • Obedecer criteriosamente o horário estabelecido para medicação, verificação de sinais vitais, troca de plantão, visitas. e 24:00 horas • 6/6h……………. e 01:00horas • 12/12h…………. h00min e 21h00min horas 19. Cálculos, Fórmulas e tabelas. Cálculos das drogas e soluções Lembrete - Que a lavagem das mãos antes e depois de cada procedimento é imprescindível. Luva de procedimento ou estéril 3. Guia 4. Laringoscópio com lâminas 5. Seringa de 10 ou 20 ml 6. Anestésico spray 7. Certificar-se do funcionamento do laringoscópio 6. Testar o cuff do tubo endotraqueal; 7. Retirar a prótese dentária; 8. Auxiliar o médico no procedimento; 9.

Inflar o cuff, até que cessem ruídos de escape de ar; 10.

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