Construção da Identidade Brasileira: Povos, políticas e culturas
Tipo de documento:Artigo cientifíco
Área de estudo:História
A cultura indígena contribui muito para a formação cultural e social, dando origem ao indivíduo tipicamente brasileiro, o caboclo, que é um mestiço de branco e índio. Contribuiu também no vocabulário, nas lendas folclóricas e em algumas regiões do país, onde os índios conseguiram fincar raízes, a culinária se faz presente, com destaque para a mandioca, o tacaca e o tucupi. Já a cultura portuguesa foi a que mais exerceu influencia na formação cultural brasileira, destacando pela língua falada em todo país a religião católica que até os dias de hoje é a crença de grande parte da população, a agricultura, as festas e danças portuguesas como o fandango, as festas juninas e as cantigas de roda; estes e muitos outros elementos se destacam fortemente até a atualidade.
A cultura negra africana contribuiu bastante no fortalecimento da formação da cultura, pois os negros africanos foram levados para o Brasil para serem empregados de mão de obra escrava; e em Salvador, no nordeste do Brasil, cidade que recebeu o maior número de negros, é onde sobrevivem vários elementos dessa cultura, como o traje da baiana, a capoeira, os instrumentos musicais e principalmente na culinária, com o vatapá, o acarajé, a cocada e o pé-de-moleque; também nas danças e manifestações religiosas, com destaque ao candomblé e a umbanda. Os imigrantes que lá se instalaram deixaram contribuições importantes para a cultura, e foram dos mais variados locais do mundo, como os franceses, judaicos, gregos, árabes, ingleses, holandeses, coreanos, alemães, italianos, chineses, sírios e japoneses; que deixaram significativas marcas naquela cultura nacional.
Contribuiu para a renovação das artes e para as mudanças dos hábitos culturais e sociais, ajudando na construção da identidade brasileira. Foi responsável pela primeira colonização cultural do país, influenciando o comportamento das elites, determinando modelos de vida social e referências intelectuais, desde a filosofia até a moda, da gastronomia à literatura. • Judeus, A trajetória dos judeus no Brasil começa antes mesmo da chegada da frota de Cabral: tem início no final do século XV, quando os judeus espanhóis e portugueses foram obrigados a se converterem ao cristianismo, sob pena de serem expulsos de seus respectivos países. De Portugal, a partir de 1540, os cristãos-novos e, principalmente, os que ainda guardavam práticas religiosas judaicas, intensificaram seus esforços para emigrar para o Novo Mundo.
A comunidade judaica, constituída pelos imigrantes que foram da Europa Oriental e Central, bem como os dos países do Oriente Médio e do Norte da África começou a se estruturar em São Paulo no início do século XX, muitos se estabeleceram, ainda no final do século XIX, em cidades do interior de São Paulo e em sua capital que estima-se possuir hoje cerca de 60. Em síntese conclui-se que não existe a identidade do povo brasileiro, pois o brasileiro não é o branco europeu, o asiático, o índio nativo e nem o negro africano, e sim é a mistura de todos esses povos, sendo o Brasil o berço da civilização mais miscigenada que existe em nosso planeta. Transformações Políticas na Construção da Identidade Brasileira As grandes transformações políticas no Brasil também é fator determinante na construção de sua identidade nacional, não somente os povos mudaram a cultura do país, mais as influências políticas no modo de vida da população veem ao longo dos anos transformando seu cenário e construindo seu modo atual de existência.
Como nota-se na tabela 1, a cronologia das mais significativas transformações políticas na sociedade brasileira: Tabela 01: Ordem Cronológica Histórica do Brasil PRINCIPAIS AGENTES NA TRANSFORMAÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA DATA/ANO AGENTE ENVOLVIDO ACONTECIMENTO HISTÓRICO 26 de janeiro de 1500 O navegador Espanhol Vicente Yáñez Pinzón Alcança à costa Nordeste do Brasil 22 de Abril de 1500 O Português Pedro Álvares Cabral Alcança a costa Nordeste do Brasil - data oficial da descoberta 1501 Genovês Américo Vespúcio Expedição exploratória à costa do Brasil 1502 Manuel I de Portugal Declara monopólio da Coroa a exploração do pau-brasil ("Caesalpinia echinata"), arrendando-o por três anos a um consórcio liderado pelo cristão-novo Fernando de Noronha. Martim Afonso de Sousa Fundação da vila de São Vicente, na ilha de mesmo nome, início da lavoura de cana-de-açúcar no Brasil.
Regimento Castanheira Estabelecimento do sistema de Capitanias Hereditárias 1548 Capitania da Bahia transformada em capitania da Coroa e capital da Colônia - Instalado o Governo-geral da Colônia; chegada do padre Manuel da Nóbrega (S. de novembro de 1889 Proclamação da República 1891 Promulgada a primeira constituição do Brasil 1893 - 1895 Revolta Federalista no Rio Grande do Sul 1894 Prudente de Morais É eleito o primeiro presidente civil do Brasil 1930 Getúlio Vargas Golpe que leva o político ao poder 1932 Novo Código Eleitoral Institui o voto secreto e estende o direito ao voto para as mulheres 1935 Intentona Comunista 1952 Brasil entra na Segunda Guerra Mundial, contra Alemanha e Itália. General Eurico Gaspar Dutra Posse após a renúncia de Vargas 1950 Getúlio Vargas Eleito presidente 1954 Café Filho Vice de Vargas assume a Presidência da República, após o suicídio do presidente.
Juscelino Kubitschek Eleito presidente 1960 Brasília Inaugurada como a nova capital do Brasil. Janeiro de 1961 Jânio Quadros Assume a presidência da República Agosto de 1961 João Goulart Vice de Jânio assume a Presidência da República, após o renúncia do presidente. de março de 1964 General Humberto de Alencar Castello Branco Golpe Militar, ou Revolução de 1964; destituição de João Goulart. Foi torneiro mecânico e sindicalista). Os dois primeiros anos do governo Lula foram marcados pela busca da governabilidade com o aperto econômico e ortodoxia fiscal. Os dois últimos, por instabilidade política gerada por denúncias de corrupção que atingiram os principais nomes do governo e do Partido dos Trabalhadores. Luiz Inácio Lula da Silva Reeleito presidente 2010 Dilma Vana Rousseff Eleita a 1ª presidenta mulher da nação brasileira, pelo PT.
Dilma Vana Rousseff Reeleita presidenta. Mesmo com a proclamação da República em 1889 os partidos continuam sendo regionais e dominados pelas oligarquias locais, e em 1891 é proclamada a constituição que vai até 1930, período histórico conhecido como 1ª República; onde ainda é vetado direito de voto as mulheres, negros, índios, religiosos e analfabetos; visto que em 1900 apenas 6% da população brasileira era alfabetizada. A prática política da República Velha é chamada “política café-com-leite”. Os presidentes do país representavam as indicações das oligarquias exportadoras de café dos Estados de Minas Gerais e São Paulo que se revezavam no poder. De acordo com Bethell (2008), em 1930 inicia-se o período da Era Vargas, governo marcado pelo nacionalismo e o populismo,. onde transformou o país que era agrícola, baseado na monocultura do café, em uma moderna nação manufatureira.
As exportações triplicaram, o Produto Interno Bruto ficou acima de dois dígitos e a inflação recuou para 20% ao ano em média. Grandes obras foram iniciadas nesse momento (Ponte-Rio Niterói, Itaipu, Transamazônica), revelando a grandeza do Brasil e de sua economia. A conquista da Copa de 1970 contribuiu para a propaganda oficial, que anunciava o destino do país em ser uma potência, a começar pelo futebol. GUIA DO ESTUDANTE). Todos os setores da sociedade se beneficiaram do boom econômico, porém, de maneira crescentemente desigual. Quando se fala em identidade brasileira muitas considerações precisam ser feitas, apesar de toda dificuldade é um povo que não perde o sorriso, a alegria de viver e, principalmente, a capacidade de dar a volta por cima e recomeçar de novo.
Tiveram guerras, conflitos por terras, opressão militar, governos incompetentes e muitos outros agravantes em sua construção; mais também tiveram personagens capazes de lutar por sua emancipação, outros que desbravaram campos e transformaram-nos em grandes centros urbanos, políticos que pensaram em diminuir as desigualdades sociais, educadores que fizeram seus cidadão compreenderem que também são capazes, e principalmente muitos povos, de todos os cantos do mundo que fizeram do Brasil sua nação e assim constituíram um país alegre, miscigenado, que não diferencia as pessoas pelo tom de sua pela ou formato dos olhos. Conclui-se que as pessoas do Brasil ainda estão construindo sua indenidade, mais se fosse necessário definir hoje um título para indenidade brasileira, sugeriríamos “Um povo lutador, contente, acolhedor e, acima de tudo, capaz de ter esperança em dias melhores”.
Referências BETHELL, L. Politics in Brazil under Vargas, 1930–1945 Disponível em: https:// www. de 2019. GUIA DO ESTUDANTE A Ditadura Militar no Brasil (1964-1985). abril. com. br/estudo/ditadura-militar-no-brasil-1964-1985/ Acesso em: 05 de abr.
107 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes