COMO DESENVOLVER ROTINAS TRABALHISTAS
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Contabilidade
Em que pese antigamente o trabalho tenha sido visto como espécie de punição, já que destinado especialmente aos escravos, hoje é visto como uma atividade necessária e imprescindível para qualquer ser humano, bem como para o desenvolvimento da sociedade. Em virtude das relações de trabalho, diversos panoramas se instalam, havendo legislação farta para regulação destas relações e práticas contábeis para sua implementação. Abordaremos assim a necessidade e benefícios da contabilidade multidisciplinar dentro da instituição assistida. Breve Apresentação da Empresa Hotel Catarinense O hotel Catarinense foi fundado em 1986, pelo casal Jorge Piaia e Rosa Piaia. Em 1986, Jorge morava em São Gabriel do Oeste - MS com sua a família. Referencial Teórico A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE - ESTRUTURA CONCEITUAL Para Eleutério (2015, p.
A história da contabilidade acompanha a história da humanidade, pois o homem deseja controlar tudo o que tem. Na verdade, o ser humano começou a acumular riquezas, que eram passadas de pai para filho, surgindo então a contabilidade, pela necessidade de registrar e administrar as riquezas acumuladas, afim de mantê-las para as futuras gerações. Em razão da dificuldade de memorização destes bens, e também das constantes negociações de compra e troca, surgiu a necessidade de um controle formal. Martins (1988, p. Eleutério (2015, p. na contabilidade não é diferente: a ampla literatura aponta a coexistência de dois vocábulos, ciência e técnica. A ciência é utilizada para estudar e registrar os fenômenos que afetam o patrimônio de uma instituição e a técnica reflete as regras que usamos para atingir os objetivos da contabilidade, como por exemplo a escrituração, as demonstrações contábeis, análise de balanços e etc.
ambas trabalhando em conjunto. Atualmente, contamos com a estrutura conceitual fundamental da Contabilidade que foi instituída pela Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TSP Estrutura Conceitual, em 04 de outubro de 2016, emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade, que é um compilado de documentos técnicos de orientações e fundamentações de aspectos contábeis a serem observados pelos contadores na divulgação das demonstrações contábeis e na execução da contabilidade que visam a padronização dos pronunciamentos contábeis. • Ativo: Bens e direitos da instituição. • Ativo Circulante: Bens e direitos que serão convertidos em dinheiro em um curto prazo. • Ativo não Circulante: Bens e direitos de permanência duradoura. • Ativo Realizável a Longo Prazo: Bens e direitos que só irão se realizar no próximo exercício contábil.
• Investimentos: São recursos aplicados no capital da instituição com a intenção de permanência. Passados todos estes anos a legislação sofreu inúmeras alterações, mas se mantém o maior norte, tanto para empregados quanto empregadores para adequação as normas vigentes. Segundo a CLT, em seu Art. º, caput: “Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço. ” Podemos de forma geral denominar empregador todo aquele que contrata e mediante salário coordena a prestação pessoal do labor. O empregador possui alguns poderes básicos, que são: poder de direção, poder de organização, poder de controle e poder disciplinar. ” Desta senda, podemos afirmar que para que se caracterize relação de emprego quatro requisitos devem estar presentes: • Pessoalidade: O empregado não pode ser substituído por outra pessoa.
• Habitualidade: Os serviços devem ser prestados de forma contínua. • Subordinação: Segundo Martins (2011, p. é “a obrigação que o empregado tem de cumprir as ordens determinadas pelo empregador em decorrência do contrato de trabalho”. • Onerosidade: Se de um lado o empregado tem que obedecer as ordens do empregador, por outro lado o empregador tem a obrigação de remunerar o empregado. O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salário-mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo. ” (grifo nosso) Contudo, em 2008, o STF editou a Súmula Vinculante nº 4, que previa: “Salvo nos casos previstos na Constituição, o salário-mínimo não pode ser usado como indexador de base de cálculo de vantagem de servidor público ou de empregado, nem ser substituído por decisão judicial.
grifo nosso) Diante dessa decisão o TST alterou a Súmula 228, dando a seguinte redação: ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. BASE DE CALCULO. A partir de 9 de maio de 2008, data da publicação da Súmula Vinculante nº 4 do Supremo Tribunal Federal, o adicional de insalubridade será calculado sobre o salário básico, salvo critério mais vantajoso fixado em instrumento coletivo. de 1944) e retificado pelo Decreto-Lei nº 9. de 1946). BRASIL. Norma Regulamentadora nº 09 (NR-9), texto aprovado pela Portaria nº 25, de 29/12/1994 (Lei nº 6514, de 22 de dezembro de 1994). BRASIL. Disponível em <http://www. tst. jus. br/sumulas> Acesso em 23 fevereiro de 2019. COSTA, R. Série Gestão Financeira. Curitiba. Pr InterSaberes, 2015. HERMANN JR. Frederico. São Paulo:2011. ESTÁGIO II 3. Caracterização da Instituição Objeto de Estudo 3. Histórico da Instituição O hotel Catarinense foi fundado em 1986, pelo casal Jorge Piaia e Rosa Piaia.
Em 1986, Jorge morava em São Gabriel do Oeste - MS com sua a família. O público alvo do hotel são principalmente os funcionários das empresas que vem de fora da cidade, inclusive de outros Estados para prestação de serviço na cidade. O Hotel ainda tem seu público bastante significativo nos representantes comerciais. No geral os clientes do hotel são pessoas que vem para cidade de Sorriso à trabalho. Estrutura organizacional A estrutura organizacional do Hotel Catarinense é muito simples, o Hotel é pequeno e é gerenciado pela família. Inicialmente o hotel era gerenciado pelo fundador, Sr. Responde também pela manutenção das áreas comuns como recepção, sala de café da manhã e entrada. Setor de Lavanderia Neste setor são manuseados todo o enxoval do hotel (lavar e passar) e também oferece serviço aos hospedes com suas vestes pessoais.
Setor de Alimentação O Hotel Catarinense não oferece serviço de restaurante como almoço e jantar, disponibilizando aos hospedes o serviço de café da manhã. A auxiliar de cozinha é responsável por preparar os alimentos e repor alimentos durante o serviço. Área de lazer e eventos O Hotel possui piscina campo de futebol e quadra de tênis, não havendo funcionários específicos para sua gerência. A infraestrutura bem organizada, os funcionários todos com suas funções estabelecidas, e o trabalho realizado com harmonia. Em relação as normas de segurança não encontramos nada de irregular dentro do nosso conhecimento. A empresa carrega uma vasta preocupação em estar em consonância com a legislação e sempre almeja o cumprimento das normas dentro das práticas dos conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer do curso, especialmente na área trabalhista.
Percebemos que a empresa, estudada analisada tem explorado muito seu potencial administrativo, especificamente na área trabalhista, se tratando de uma organização familiar não percebemos irregularidades especificas a correções na aplicação de lei trabalhista em consonância com a contabilidade da empresa. Atividades desenvolvidas Foi realizado um levantamento de todos os dados da empresa, conferidas as documentações do setor RH; Foi realizado o tratamento e fechamento do ponto e encaminhado para o escritório de contabilidade; Acompanhei o registro de uma nova funcionária, desde sua admissão, realização de exame médico admissional e conferencia da documentação. Resultados atingidos quanto aos objetivos específicos Verificar o cumprimento das normas trabalhistas, especialmente quanto ao recolhimento de verbas específicas; Ao adentrarmos na empresa fomos agraciados a conhecer suas normas específicas e particularmente as normas trabalhistas; Tivemos o acesso a todos os dados planejados de funcionamento e de organização, sem atribuir danos a seus colaboradores, e a família que nela trabalham.
Percebemos que todos os funcionários e colaboradores são registrados legalmente e recebem conforme seu registro. Ao cumprimento de normas de segurança do trabalho tudo dentro da legalidade. Não presenciamos ou não tem nem um trabalhador que é exposto a risco de insegurança, tudo muito bem organizado e adaptado para a segurança de todos. Tanto ao cliente como ao funcionário.
250 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes