CINEMA E FILOSOFIA: ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS PARA A DISCIPLINA FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
Chappie é fruto de um projeto de segurança pública de Joanesburgo capital da África do Sul, onde que uma frota de policiais robôs com inteligência artificial substitui os agentes humanos no combate da criminalidade conseguindo manter a ordem na cidade. Entretanto, o seu criador, Deon, quer ir além daquilo que os seus robôs fazem e cria um robô que é capaz de sentir emoções humanas. Após verificar que um dos robôs que tinha vindo de uma zona de tiroteio intenso e que diagnosticado pela equipe de suporte técnico como um robô sem conserto devido a sua bateria ter se fundido ao corpo seria descartado. Deon pega esse robô e nele acrescenta além de inteligência Artificial as emoções e sentimentos, onde que o robô recebe um nome, de origem ao filme.
Chappie sendo uma máquina com sentimentos e emoções sabendo que teria pouco tempo de vida tenta aprender a transferir sua consciência para outras maquinas. Hoje algo que vivemos em observar. A nossa busca por tecnologia, desenvolvimento tem nos levado a criar e construir tecnologia que nossa mente ainda não caracterizo a desenvolver. Diretor e Elenco: O filme Chappie, dirigido por Neill Blomkamp. O roteiro, escrito por Blomkamp e Terri Tatchell, é baseado no curta-metragem Tetra Vaal de Blomkamp, lançado em 2014. O filme é estrelado por Sharlto Copley, Dev Patel, Sigourney Weaver, Hugh Jackman e Yolandi Visser do grupo sul-africano de rap-rave, Die Antwoord. Em Chappie, vemos isso nos atores Hugh Jackman e Sigourney Weaver, que durante o filme, assumem papeis secundários, enquanto os atores principais não tem grande renome mundial.
O diretor e produtor do filme, Neill Blomkamp, mesmo produtor de Elysium e Distrito 9, também em Chappie, tenta mostrar ao público uma crítica social, diretamente ligada a violência na África do Sul, mais especificamente Johanesburgo. Algumas características que mostram a relação do filme Chappie com o movimento ‘’high concept’’ são: baixo custo na produção do longa e utilização atores renomados de forma mais discreta. Ainda, segundo alguns críticos, para um filme ser considerado ‘’high concept’’, ele deve apresentar desde o início uma ideia única e original, no caso de Chappie, essa característica não pode ser aplicada, já que essa ideia de robôs substituindo seres humanos vem sendo abordada há bastante tempo. Sobre os gêneros abordados no filme, há uma mistura entre ficção cientifica ação e comedia dramática, obviamente, o que predomina é a ficção cientifica, mas a comédia dramática é muito bem explorada durante todo o filme.
Contextualização do momento de produção: relações entre os temas tratados no filme e o contexto produzido, estudo das representações sociais presentes na narrativa fílmica. Chappie foi lançado primeiramente na África do Sul e nos Estados Unidos da América, e faz uma crítica a violência e a alta taxa de homicídios cometidos no mundo, mas principalmente na África do Sul que no ranque de países com maior taxa de homicídios se encontra em 8º lugar. Assim como é o foco principal do filme, mostra a tentativa do uso de tecnologias para tentar diminuir a violência na cidade de Joanesburgo e o alto investimento que é feito é feito em segurança, que como falado no início do filme é considerada uma cidade perigosa por causa do grande número de mortes e ataques violentos sofridos na cidade, e também mostra um dos objetivos principais do governo municipal da cidade, que tenta reviver o centro da cidade que foi afetada pela decadência urbana.
No filme são utilizados robôs que substituem a função dos policiais, tendo até então segundo o filme, maior controle sobre o crime, mesmo que não acabando totalmente com ele. Mas na vida real é utilizado um sistema de vigilância de alta tecnologia em cada esquina da cidade que servem para auxiliar os policiais no seu trabalho, tentando assim trazer maior segurança para a população que habita em Joanesburgo. O ato é falho, pois, os robôs possuem um sistema complexo de funcionamento e, nem mesmo o cientista criador das máquinas conseguiria o que eles queriam. Assim, Deon, tem a ideia de dar aos criminosos a carcaça do robô 22 com a tecnologia avançada que o mesmo já desenvolvia; assim o mesmo se livraria das ameaças e poderia testar sua ideia.
A trama se desenvolve na aprendizagem do androide que recebe o nome de Chappie pela gangue. Sendo influenciado pelos criminosos, Chappie estaria sujeito às influências violentas da gangue, assim como todo seu desenvolvimento cognitivo, motor e influenciável personalidade. A narrativa da trilha nos permite refletir sobre conceitos filosóficos e sociológicos educacionais de desenvolvimento comportamental das pessoas numa sociedade. Tudo o que não temos ao nascer e de que precisamos adultos, é-nos dado pela educação (ROUSSEAU, 1992, p. Para Rousseau, somente no homem, podemos encontrar a liberdade e a perfectibilidade, podendo decidir e responder livremente e ter um comportamento inédito e inesperado. Características essas identificadas no androide, que ao longo da narrativa, depois de adquirir certo conhecimento, passa a tomar decisões sobre suas relações com o outro.
O filósofo também cita em sua obra que para educar o ser humano é preciso conhecer sua natureza, para que o mesmo possa progredir sem deixar seu senso natural. No robô esta natureza é genuinamente orquestrada pelo senso de aprendizado o que não o prejudica uma educação totalitária e severa, ou seja, inadequada, que atinja o seu próprio eu. A comparação e análise feita a partir do entendimento de John Locke são de fácil entendimento, o robô é como uma folha em branco, metáfora usada pelo filósofo para que possamos entender que a vida se faz e se concretiza exclusivamente na experiência mesmo tendo as ideias e as orientações como base. Já analisando pelo ponto de vista de Rousseau, o robô claramente é estúpido no momento em que “nasce” e precisa de orientação para que consiga exercer seu objetivo de aprender, assim como a junção de todas as suas experiências o robô toma decisões sozinhas de acordo com seu entendimento e personalidade.
Deon conhece Chappie, pois o mesmo foi o programador dele, e com isso, conhecendo o objeto de estudo entende-se o que devesse fazer ensinar! A pesar de certa forma as ideologias de Rousseau e Locke serem contrárias quanto às ideias inatas em síntese, podemos unir os dois entendimentos e conseguir compreender nitidamente o que ocorre com Chappie, com todos os seus impulsos agressivos, gírias, comportamento interpessoal e ingenuidade prematura. Referências: https://pt. wikipedia. org/wiki/Chappie https://pt. wikipedia. org/wiki/Yolandi_Visser https://pt. wikipedia. org/wiki/Watkin_Tudor_Jones https://pt.
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