Auditoria na Comunicação Interna: Uma Revisão da Literatura

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

Conclui-se que, as auditorias de comunicação interna podem ser extremamente úteis para explorar como o gestor muda seu mix de canais de comunicação interna. Trata-se de observar como as pessoas recebem as informações de que precisam, as informações que desejam e, principalmente, como compartilham seus comentários e opiniões. Por fim, uma auditoria de comunicação interna ajuda a trazer uma sensação de calma por meio de uma compreensão mais profunda dos canais que o gestor está usando e da eficácia deles na comunicação de suas principais mensagens. Isso ajuda ele a reavaliar periodicamente – para entender o que funciona bem e o que não funciona tão bem. E ajuda ele a evoluir e se ajustar para atender às necessidades em constante mudança de seu público interno, de acordo com os objetivos organizacionais.

Uma auditoria de comunicação pode fornecer o diagnóstico necessário não apenas para alcançar uma melhor orientação para o mercado interno (IMO), mas também melhora a satisfação no trabalho. Embora o estudo do CI envolva a disseminação da inteligência e de alguma forma a coordenação interfuncional, também ajuda a entender o que acontece quando a informação é coletada e sua capacidade de resposta. Nesse contexto, as instituições, de uma maneira geral estão precisando cada vez mais de medidas e técnicas par acompanhar e diminuir as falhas, evitando problemas que possam colocar a instituição em risco. Com isso, a auditoria em comunicação acaba se tornando fundamental, sendo que, é um instrumento importante da gestão com vistas a dar subsídios as ações de saúde, auxiliando a gestão no processo de tomada de decisão.

Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo identificar como a auditoria em comunicação pode contribuir para a empresa na melhora dos processos comunicativos, identificando suas lacunas e possibilitando um melhor processo de tomada de decisão. Isso se aplica tanto para cima quanto para baixo na cadeia de gerenciamento/funcionário. Ele também funciona entre os funcionários que estão interagindo uns com os outros na empresa. Além do mais, uma comunicação interna sólida nutre a cultura da empresa e desenvolve o envolvimento dos funcionários (AVANZI, 2020). Segundo Filipaneto e Cruz (2017), a comunicação interna (CI) é a função responsável pela comunicação eficaz entre os participantes dentro de uma organização. O escopo da função varia de acordo com a organização e o profissional, desde a produção e entrega de mensagens e campanhas em nome da administração até a facilitação do diálogo bidirecional e o desenvolvimento das habilidades de comunicação dos participantes da organização.

O plano incentiva a colaboração aprimorada, pois torna os objetivos claros. As táticas fazem parte do plano de comunicação interna e devem apontar as iniciativas e ações específicas necessárias para atingir os objetivos do seu negócio. A tecnologia ou método usado para fornecer essas táticas deve corresponder ao público-alvo, por exemplo, conectar-se por meio do Slack para atualizar um projeto em tempo real (AVANZI, 2020). Segundo Neiva (2018), a comunicação empresarial é melhor descrita como a informação compartilhada (interna e externamente) por uma empresa, sobre a empresa. Isso pode assumir a forma de uma reunião geral, mensagens enviadas por meio de um aplicativo de engajamento de funcionários, e-mails, mensagens de intranet, sinalização digital ou impressa ou materiais impressos. Além disso, os profissionais de comunicação interna de hoje não lançam novos programas ou conteúdos sem primeiro mapear metas e desenvolver uma estratégia para medir o sucesso com dados e métricas (RUFINO et al.

Os melhores líderes de comunicação interna reavaliam continuamente suas estratégias para ter certeza de que estão engajando e se conectando com sua força de trabalho. As metas e os objetivos estratégicos da sua empresa podem ter mudado ou pode haver uma nova iniciativa de mudança em andamento. E é seu trabalho garantir que a experiência do funcionário seja sempre otimizada (NEIVA, 2018). Muitas ferramentas estão disponíveis para ajudar os comunicadores internos a entregar mensagens de forma mais eficaz e eficiente, além de rastrear análises e dados sobre engajamento. Em outras palavras, os funcionários devem poder acessar recursos e ferramentas essenciais que os ajudem a fazer bem o seu trabalho. Além disso, as comunicações precisam transmitir os valores e objetivos da empresa para ajudar os funcionários de toda a organização a permanecerem alinhados e a se sentirem parte de uma cultura distinta da empresa.

Sem uma auditoria de comunicações internas, a equipe de comunicação interna não tem ideia se os esforços estão realmente causando impacto. E isso pode parecer andar no escuro – o gestor não tem ideia de onde está ou o quanto está mais perto de seu objetivo (TOURISCH, 2000). A auditoria de comunicação interna revela se a estratégia atual está fazendo um trabalho decente ou se algo está fora de sincronia com o plano de comunicação interna. Por exemplo, que seu objetivo seja comparar e contrastar as taxas anuais de abertura de e-mail entre os funcionários. O método de pesquisa deve envolver o cálculo da porcentagem de crescimento desde a mesma época do ano anterior. Com o ContactMonkey, é possível tornar as coisas ainda mais fáceis obtendo um detalhamento do desempenho da campanha ao longo do tempo por meio da ferramenta de comparação de campanhas (Figura 1).

Figura 1: Contact Monkey Fonte: Quinn e Hargie (2014) A auditoria de comunicações internas precisará atingir vários canais e partes interessadas em seus negócios. Depois de determinar quais são, é necessário pensar sobre quais ferramentas e técnicas são melhores para resolvê-los. Uma auditoria de comunicações informará onde há problemas de comunicação naquele momento e fornecerá informações sobre as lacunas existentes. Essas lacunas podem ser em termos de conteúdo, formato e diálogo. É importante ressaltar que as lacunas estão ligadas à garantia de que a estratégia e canais de comunicação interna serão entregues de acordo com os objetivos organizacionais. Uma auditoria de comunicações geralmente não diz muito sobre as pessoas, mas é o alicerce de muitas coisas, e ela é feita por vários motivos.

Por fim, uma auditoria de comunicação interna ajuda a trazer uma sensação de calma por meio de uma compreensão mais profunda dos canais que o gestor está usando e da eficácia deles na comunicação de suas principais mensagens. n. CUNHA, D. S. A. A auditoria como ferramenta de avaliação da comunicação interna. M. K. Comunicação organizacional: contextos, paradigmas e abrangência conceitual. Matrizes. v. O papel da comunicação interna em tempos de pandemia: como as companhias estão se organizando durante a crise. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2020. QUINN, D. HARGIE, A. O. de; SOUSA, J. C. de. MENEZES, E. R.

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