Atuação do Fisioterapeuta em Pacientes Geriátricos no Home Care

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Fisioterapia

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). “Deixar este texto no trabalho conforme se apresenta, fonte e cor vermelha”. RESUMO Este trabalho tem como objetivo entender alguns aspectos que envolvem a fisioterapia em atendimento domiciliar, sejam eles voltados para a legislação, conduta do profissional ou mesmo equipamentos que podem servir de apoio e são encontrados em versão portátil, de fácil transporte e utilização. A atuação do profissional de fisioterapia pode ser compreendida a partir de sua importância, seja em necessidade físicas a partir de algumas patologias, como por exemplo as respiratórias ou mesmo para a manutenção da qualidade de vida, buscando aumentar a resistência física, a autoestima e se possível na prevenção de doenças crônicas e possíveis debilidades acarretadas com o avanço da idade.

PALAVRAS-CHAVE: Fisioterapia. DESENVOLVIMENTO 2. Atendimento domiciliar – fisioterapia A Portaria nº 825 de 25 de abril de 2016 é a que atualmente regulamenta a Atenção Domiciliar (AD) em que elenca como objetivos as internações hospitalares, assim como o período que se acometem, humanização e individualização no atendimento assim como uma maior assistência à família ou cuidadores para que estes possam desempenhar melhor as suas funções em relação ao paciente (BRASIL, 2016). Em relação ao profissional de fisioterapia, a Portaria explicita que: Art. º A EMAD2 terá a seguinte composição mínima: I - EMAD Tipo 1: [. c) profissional fisioterapeuta e/ou assistente social, com somatório de CHS de, no mínimo, 30 (trinta) horas de trabalho; e [. • Realizar avaliações periódicas no decorrer do tratamento, reformulando condutas e procedimentos.

• Fazer educação em saúde no domicílio, conscientizando a família/cuidador e o próprio paciente, quanto à importância da participação no sucesso do tratamento. • Orientar e identificar barreiras arquitetônicas no domicílio para promover independência funcional mais adequada (PROTOCOLO, 2018, p. O profissional de fisioterapia não deve ter sua conduta restrita aos protocolos de tratamento, porque em relação ao idoso é necessário que o ajude a promover, recuperar e promover a sua autonomia e também sua independência. Junto com sua visita e terapia, a orientação aos familiares e cuidadores de acordo com a sua realidade e recursos, atendimento que deve ser adequado às condições sociais e econômicas, na aquisição e disponibilidade de equipamentos. A estruturação do atendimento deverá estar atenta às condições sociais e econômicas, equipamentos necessários e principalmente, ter-se em mente a necessidade de possíveis adaptações dos recursos disponíveis no ambiente domiciliar para atingir os resultados almejados durante o tratamento.

ATIVIDADE FÍSICA PARA IDOSOS O sedentarismo tem sido considerado como um fator de grande atuação como fator de risco para obesidade e doenças crônicas degenerativas (doenças coronarianas, vasculares, osteoporose, entre outras) principalmente para a população idosa e por isso torna-se necessário que políticas públicas de saúde promovam ações que atendam esta faixa da população, principalmente aqueles que estão com mobilidade reduzida ou acamados (POZENA; CUNHA, 2009). Idosos que praticam atividade física têm melhor qualidade de vida, que pode ser traduzida por níveis altamente satisfatórios de seu desempenho, mostram mais satisfação pessoal, autoconfiança, interagem socialmente com maior facilidade e apresentam um grande bem-estar psicológico. Quando se torna possível estabelecer um equilíbrio entre o potencial da pessoa idosa e suas limitações ela aprende a aceitar, administrar e superar as barreiras impostas com o avanço do envelhecimento que incluem alterações cognitivas, aumento ou diminuição (muitas vezes em alta taxa) da massa corpórea, diminuição dos contatos sociais e depressão entre outros (LENDZION et al.

Safran et al. Atualmente, considera-se imprescindível o AD principalmente em relação a possibilidade que o profissional fisioterapeuta a ampliar o seu atendimento, já que pode avaliar o ambiente, as reais necessidades, promover a orientação, prevenção e promover o compartilhamento de conhecimento e das práticas além do paciente, com seus familiares ou cuidadores, sendo que a individualização do atendimento é a maior e melhor característica deste atendimento (TRELHA et al. ALMEIDA, 2005). De acordo com o Protocolo (2018), os cuidados domiciliares também podem ser estendidos à família, para que esta saiba como agir e possa dar continuidade à terapia nos períodos entre as visitas do profissional terapeuta, atividades que são orientadas a partir da observação da condição socioeconômica do núcleo familiar para determinar uma assistência específica e personalizada.

Estes cuidados vão além da fisioterapia unicamente e englobam: aconselhamento sobre cuidados com a saúde de forma geral; orientação em relação à utilização de órteses e/ou próteses; diretrizes sobre a importância da continuidade do tratamento e sua realização diária, entre outros. Diminuir ou prevenir riscos a saúde/complicações decorrente das patologias como diabetes e hipertensão arterial, dentre outras; Esclarecer o paciente e a família, quanto às limitações da deficiência e o compromisso do tratamento, fazendo uso de recursos fisioterapêuticos adequados a este; Proporcionar maior independência e autonomia possível ao paciente; Prevenir os acidentes no domicílio; Favorecer o retorno das atividades de vida diária (AVD’s) (PROTOCOLO, 2018, p. Infravermelho Item pequeno e fácil de carregar Utilização: na termoterapia, ajuda a aliviar dores e rigidez, melhora a mobilidade articular e favorece a regeneração de lesões de tecidos moles e de problemas dermatológicos.

Theraband Faixas divididas (por coloração) para adequação às características do paciente e mensuração da evolução do tratamento. Utilização: em vários tipos de exercícios, com diversas finalidades (como atividades de resistência para membros superiores, inferiores e abdominais e auxiliar a alongar a musculatura do paciente. Bola suíça Função: permitir uma variedade de movimentos simples e complexos, auxiliando na correção postural, na melhora da força, da coordenação motora, e em técnicas de terapia manual. Overball Pequena e fácil de transportar Função: importante nos exercícios de fortalecimento e ainda pode servir como apoio, principalmente para atividades com idosos. Pode se entender que o profissional de fisioterapia, no AD consegue trabalhar de forma abrangente, tem como transportar equipamentos fundamentais para o desenvolvimento de suas atividades em razão do oferecimento opções portáteis com várias funções.

Entende-se que os objetivos da presente pesquisa foram atingidos, já que foi possível organizar uma visão geral da atividade do profissional de fisioterapia em AD, desde sua regulamentação até os benefícios dos procedimentos, incluindo como deve ser sua conduta, equipamentos de apoio entre outros. Sugere-se que para trabalhos futuros os itens sejam mais detalhados e uma pesquisa para atualização das informações sempre é de fundamental importância. Referências ALMEIDA AB, et. al; A fisioterapia na atenção básica a partir de uma experiência de educação popular. et al. Perspectivas da participação do fisioterapeuta no Programa Saúde da Família na atenção à saúde do idoso. Ciência & Saúde Coletiva, v. supl. p. Intervanção fisioterápica e prevenção de quedas em idosos.

Revista HUPE, Rio de Janeiro, vol 13, nº2, junho 2014. CARCI Blog. Conheça os principais equipamentos para fisioterapia domiciliar. Disponível em: <https://blog. W. Inserção do fisioterapeuta no Programa Saúde da Família. Ciênc Saúde Coletiva. DOMINGUES, Flávia Seullner. O efeito da eletroestimulação nervosa transcutânea (TENS) convencional portátil no tratamento durante as crises de migrânea: ensaio clínico randomizado. univap. br/cd/INIC_2007/trabalhos/saude/inic/INICG00325_07O. pdf>. Acesso em: 20 out. JÚNIOR, L. Saúde Coletiva. N. P. LENDZION, C. R. POZENA, R. CUNHA, N. F. S. Projeto “construindo um futuro saudável através da prática da atividade física diária”. gov. br/wp-conteudo/uploads/2018/04/2. Conduta-Fisioterapeutica-na-Atencao-Domiciliar. pdf>. Acesso em: 20 out. A; MANHAES, R. B. Intervenção da fisioterapia na comunidade de Araçás-Vila Velha/ES: uma proposta de atuação junto ao Programa Saúde da Família.

Fisioter. Bras. al; O fisioterapeuta no programa de saúde da família em Londrina/PR. Espaço Saúde 2007; 8(2):20-25.

165 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download