Aspectos educacionais e sócio- antropológicos da surdez. A Língua Brasileira de Sinais LIBRAS

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Destaca-se que o surdo incide no indivíduo que possui a perda auditiva total, caracterizando-se como profunda quando impede a linguagem oral. De acordo com os dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010), no Brasil cerca de 9,7 milhões de pessoas possuem deficiência auditiva, sendo que em torno de 2 milhões destes, são totalmente surdos. No contexto educacional, a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais – apresenta-se como um desafio aos professores, ponderando suas dificuldades em comunicarem-se com os alunos surdos. No entanto, mediante ao processo inclusivo, cabe a escola e aos docentes a busca por ações facilitadoras da aprendizagem e do processo de interação social entre os alunos deficientes. Salienta-se que a inclusão escolar de alunos deficientes ocorre no Brasil de uma maneira gradativa, isto é, progride lentamente.

BRASIL, 2002). O Decreto Nº 5. de 22 de dezembro de 2005, regulamenta a lei supracitada, acrescentando um artigo referente à inclusão da LIBRAS como uma disciplina curricular em cursos de licenciatura. Assim, em seu artigo 3º e inciso 1, declara que: A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.  § 1o  Todos os cursos de licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento, o curso normal de nível médio, o curso normal superior, o curso de Pedagogia e o curso de Educação Especial são considerados cursos de formação de professores e profissionais da educação para o exercício do magistério.

Destaca-se ainda, que a inclusão digital mediante o processo educacional, bem como as inúmeras alternativas de expressão são fundamentos competentes para propiciarem um futuro melhor para todo cidadão. Neste seguimento, ressaltamos a relevância do “Acessibilidade Brasil”, um endereço eletrônico que além de fornecer informações importantes acerca dos surdos, promove a conscientização populacional e concede um dicionário online para propagar, ampliar e certificar os indivíduos para a utilização da LIBRAS. Em suma, seu objetivo é promover a comunicação entre as pessoas e os surdos, tornando este fator, algo possível e natural. Conforme expusemos anteriormente, o processo de inclusão nas escolas é um desafio, no entanto, não somente ao professor, mas a todos os envolvidos nesta conjuntura.

O ingresso, a permanência e o tratamento de maneira igual a todos incidem no princípio essencial para a constituição de uma escola inclusiva, a qual seja possibilitada o aprendizado de qualidade e o respeito entre si, independente de suas dificuldades ou diferenças. Desta forma, tornam-se pessoas competentes para atuar no processo inclusivo de deficientes na escola. Referências Bibliográficas BRASIL, Acessibilidade.  Dicionário da Língua Brasileira de Sinais V3. Disponível em: <http://www. acessibilidadebrasil. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: < http://www. planalto. gov. htm>. Acesso em: 24 out. BRASIL. Lei Nº 10. de 24 de Abril de 2002.

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