Análise Experimental do Comportamento

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

Desta maneira, o objetivo deste trabalho foi o de realizar experimentos embasados pela Análise Experimental do Comportamento, através da modelagem e do reforço contínuo para modificar o repertório comportamental de um sujeito experimental, a saber, um rato virtual denominado Sniffy, instalado no computador da Universidade Paulista – UNIP de Jundiaí – SP. Para isso foram registrados os seguintes experimentos: registro do nível operante, modelagem, reforço contínuo e registros acumulativos. Foi possível concluir a eficácia dos experimentos, pois o sujeito experimental adquiriu em seu repertório o comportamento de pressionar a barra para obter alimento. Palavras – chave: comportamento operante, modelagem, reforço contínuo. SUMÁRIO 1. Experimento III – CRF Reforço Contínuo 7 4. Experimento IV – Registros Cumulativos 8 5. RESULTADOS 8 6. DISCUSSÃO 11 REFERÊNCIAS 12 1. INTRODUÇÃO O objetivo deste relatório é descrever como foram realizados os exercícios referentes às práticas laboratoriais, que teve como tarefas o registro do Nível Operante de um sujeito experimental, o exercício de Modelagem, o Esquema de Reforço Contínuo e o registro de seus comportamentos após a Modelagem ser concluída.

Sujeito Para este experimento foi utilizado um programa de computador chamado Sniffy 2. que foi programado para emitir devidamente alguns comportamentos característicos de um rato real. Além disso, oferece condições para realizar diversos experimentos em Análise do Comportamento. O rato virtual tem como característica física a pelugem branca, olhos vermelhos e emite comportamentos iniciais como: farejar, limpar-se, levantar-se e eventualmente tocar a barra. O programa Sniffy estava instalado no laboratório de informática da Universidade Paulista – UNIP. Junto com esta atividade foi realizado o treinamento para o uso do alimentador, que consiste em fazer com que o sujeito experimental associe o som do alimentador com a disponibilidade de alimento. Tomamos como ponto de partida a observação do rato virtual, durante quinze minutos, com a finalidade de registrar o seu Comportamento em Nível Operante.

Chegamos ao laboratório e fomos orientadas pela professora sobre os processos referentes ao programa e como utilizá-lo. Após isso, a orientação foi para que todo comportamento de farejar, limpar-se, levantar-se, pressionar a barra e beber água fosse registrado numa folha previamente separada, a fim de ter como base de comparação posterior com os dados do Reforço Contínuo. Os registros foram anotados na Folha de Registro de Nível Operante e Reforço Contínuo, que possibilita registrar os comportamentos emitidos a cada minuto. Após o gráfico de registros cumulativos indicar que o rato estava pronto para iniciar novos procedimentos, começamos o processo de Reforço contínuo. Experimento III – CRF Reforço Contínuo Esta etapa do trabalho foi feita após a Modelagem ser concluída, com a finalidade de estabelecer de fato a aprendizagem no sujeito experimental.

Após o rato chegar ao comportamento alvo (pressionar a barra), utilizamos o CRF (sigla para Continuous Reinforcement, ou Reforço Contínuo em português), que consiste em reforçar continuamente o comportamento de pressão a barra, e isto é feito para que a sua aprendizagem seja de fato estabelecida e se estabilize. Neste experimento o programa foi alterado de forma que pudemos programar para que o reforço fosse liberado imediatamente após a pressão à barra, a fim de evitar que o reforço não fosse liberado imediatamente após o comportamento. Todo este processo demorou cerca de trinta e cinco minutos e após isto salvamos o arquivo no pen drive e encerramos as atividades. Teve como objetivo experimentos laboratoriais como modelagem de um novo comportamento no sujeito experimental, através da utilização do reforço contínuo para comprovar sua eficácia na aquisição de um novo comportamento.

Os objetivos a que nos propusemos com a realização destas atividades foram atingidos, bem como a comprovação da eficácia dos métodos propostos pelos teóricos. É importante salientar que para que todos os resultados fossem condizentes com os resultados propostos pela teoria, os exercícios tiveram que ser realizados com calma e as instruções tiveram que ser seguidas sem pular etapas para um bom aproveitamento. Por meio desta análise podemos concluir que todo o processo de condicionamento operante foi devidamente concluído. Foi possível comprovar que para efetuar o complexo comportamento de pressionar a barra, o rato teve seu comportamento modelado por meio do método de aproximações sucessivas. A. Princípios Básicos de Análise do Comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2007.

59 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download