Análise Estratégica Ambev
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Finanças
Esta pesquisa tem como finalidade trazer uma aplicação das aulas sobre gestão estratégica, onde através da escolha de uma grande multinacional brasileira temos a introdução de metodologias de análises e estudos que podem ser utilizados como meios de monitorar e checar o andamento de atividades dentro da companhia. Como uma representante forte deste setor foi escolhida a empresa Ambev, onde será colocada de forma resumida seu histórico e depois de analisada discutido sobre a importância das estratégias em números e representatividade. Introdução Em uma situação de grande concorrência no mercado atual, reforçada pelo surgimento de novas marcas no setor e competitividade exacerbada, empresas do ramo de bebidas precisam de estratégias para se manter à frente de quaisquer inovações.
Mudanças e maior expectativa por parte dos compradores trazem a necessidade das marcas de estarem sempre analisando as procuras mais populares, produtos, embalagens ou itens que possam agregar valor e apreciação por parte dos clientes. Neste ponto, nos deparamos com o fato de que grandes empresas apresentam um domínio maior deste setor, podendo ofertar além de uma marca já estabelecida e respeitada, um investimento maior devido ao seu capital que já se encontra estável, e outros fatores que possibilitam facilidades nas criações, como produções em grande escala que reduzem preço do custo, e, consequentemente, preço de vendas. Ambev Com registro de Companhia de Bebidas das Américas S. A, a Ambev foi fundada em março do ano 2000 com sede em São Paulo - SP.
Sua formação se deu através da fusão de duas empresas menores, a Antarctica Paulista e a Cervejaria Brahma, onde há presença em todas as regiões do país, contando com 30 cervejarias e mais de 100 centros de distribuição com capacidade de produção em média de 10 bilhões de litros de cerveja por ano. A empresa economicamente tem sua parcela de 70% participante no mercado nacional com cervejas, além de alavancar quase 20% de vendas em refrigerantes, alcançando assim a alta marca de quinto lugar mundial do setor, encabeçadas principalmente pelas marcas Skol, Brahma e Antarctica com cervejas e pelo guaraná Antártica nos refrigerantes. Caracterizada por sua missão de: “Disponibilizar para o mercado as melhores marcas, produtos e serviços que possibilitem a criação de vínculos fortes e duradouros com nossos consumidores e clientes.
Após esta etapa faremos uma discussão para assim poder concluir como se encontra estrategicamente a companhia e quais perspectivas futuras de seu investimento. Análise de recursos e competências Modelo VRIO Temos nesta fase o modelo VRIO, onde podemos encontrar as características de valor, raridade, imitabilidade e organização, que fazem com que se possa determinar a competitividade da empresa. Para isso devemos responder as seguintes perguntas: • Qual é o valor de determinado recurso e como ele pode ser obtido no mercado? • Quão raro ou limitado é o recurso? • Quão difícil é imitar aquele recurso? • A organização é capaz de usar o recurso adequadamente? Assim, chegamos ao seguinte resultado: Tabela 1: Análise VRIO AmBev Fonte: Autoria Própria, 2022. Análise de Posicionamento Estratégico Análise SWOT Como modelo escolhido para aplicação da metodologia, temos a análise SWOT, que conforme descrita por Tarapanoff (2001), possui uma ligação com ambientes externos e internos, ou seja, é um estudo proposto quando temos necessidade de avaliar o posicionamento da empresa.
Com a finalidade de estabelecer estratégias para que os pontos fortes aumentam reduzindo os fracos, este método se utiliza das vantagens e oportunidades que possui para se guardar contra possíveis ameaças. Além disso, conforme as constantes mudanças da economia geral, a empresa sente isso em suas mercadorias, tanto para compra de suprimentos, quanto para oferta de produto final, diminuindo lucros. Tabela 2: Dados Econômicos da Companhia em 2020 Fonte: AmBev, 2020. Forças de Porter Este modelo segue a visão de Porter, onde considera a estratégia como uma junção das metas que a companhia possui e quais os métodos que utiliza para consegui-los (Porter, 1980). É um modelo baseado em 5 pontos chave que fornece conhecimento acerca da situação atual da empresa e como deve se modificar.
As 5 forças conhecidas como: • Barreira à novos entrantes: que são as empresas novas no setor buscando algum espaço, e consequentemente concorrendo com as já existentes. Uns dos custos que temos para o produto mais vendido, por exemplo, são os valores das cervejas, que são compostos por alguns itens conforme descritos por Bjørnstad e Normann (2011), os custos seriam divididos em: embalagem (28%), impostos (25%), vendas e marketing (17%), produção (15%), malte (8%), outros ingredientes (6%) e lúpulo (1%). Para Moreira (2014) também, uma boa estratégia é a de leilões eletrônicos de insumos, onde produzem embalagens de modo geral reduzindo custos. Produtos originários de extração agrária se tornam dependentes de clima, produção, chuvas, etc. Para ajudar nestes fatores, a Ambev possui encaminhados planos de viveiros de lúpulo, ajudando tanto sua própria produção quanto a economia dos pequenos produtores, como a empresa tem grande estrutura nesta força, vemos que é menos afetada e pode comportar aumentos de demandas sem ter problemas com insumos e entregas.
Poder de barganha dos compradores: dentre o sistema de fabricação e vendas, há a responsabilidade pelo produto, transporte, armazenamento e vendas até chegar ao destino final. Quanto aos fornecedores e compradores há poder de negociação em ambas as partes, porém se diferenciam pelo fornecedor ter um poder menor que o comprador, a matéria prima é ampla e parte dela já de produção da própria empresa não dependendo de fornecedor, já o comprador encontra facilidade de trocar marcas e também pode abrir espaço para negócios menores e autônomos em suas opções de vendas. A concorrência fixa é alta e dependente de investimentos para fidelização, sendo um dos pontos fracos já que o produto não sofre muitas mudanças de uma companhia para outra em linhas clássicas, já quando a relação é concorrendo com entrantes a força é máxima, já que conta com público fiel, preços bons para compra e venda, e conhecimento de sua marca por parte dos compradores, apresentando um produto que já conquistou confiança no mercado.
Podemos verificar melhor como são distribuídas as forças no gráfico abaixo: Figura 4: Distribuição das Forças de Porter - Ambev Fonte: Autoria Própria, 2022. Conclusões Assim sendo, podemos ver que o caso aqui analisado, sobre a Companhia de Bebidas das Américas, em sua perspectiva dentro do aprendizado em aula, nos leva a um exemplo de empresa que possui um plano de estratégia aplicado, que está em constante evolução. Aqui vemos a aplicação de diversos conceitos e métodos, argumentos utilizados e soluções em andamento através da teorias e prática, comparando ambas. Acessado em 12 de setembro de 2020. BJØRNSTAD, J. NORMANN, C. A. Beer industry global analysis, study of big four companies (ABInbev, SABMiller, Heineken and Carlsberg), 2011. Catalisi. de dezembro de 2020.
Disponível em: <https://catalisi. com. br/infografico-a-maiores-cervejarias-do-mundo-de-2019/>. São Paulo-SP: Campus, 1980. TARAPANOFF, K. Inteligência Organizacional e Competitiva. Brasília. Editora UNB, 2001.
310 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes