ANÁLISE DOS DIREITOS E POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS A PARTIR DO SÉCULO XX

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Direito

Documento 1

ABORDAGEM DOS DIREITOS SOCIAIS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. ANÁLISE DOS ARTIGOS DISPOSTOS NO TEXTO LEGAL. CONCLUSÃO. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. INTRODUÇÃO Os direitos sociais podem ser definidos como: o rol de direitos que têm por objetivo garantir aos indivíduos condições materiais tidas como essenciais para a aplicação dos seus direitos, por isso exigem do Estado uma intervenção na ordem social que assegure os critérios de justiça. DINÂMICA SOCIAL E TUTELA DO ESTADO A Constituição define o Estado de Direito, sob o qual grande parte da população mundial está submetida. No Estado de Direito o poder é exercido pela ordem jurídica vigente e todos os seus tutelados a ele se submetem. A ela cabe coordenar a atuação do Estado, as liberdades, garantias e limitações tanto do estado em questão, quanto de seus tutelados juridicamente.

Vale ressaltar que o estado não poderá impor sua vontade sobre os cidadãos se esta vier a ferir os preceitos consagrados na Constituição, o Estado não pode simplesmente desacatar as leis existentes, posto que seu papel seja conferir segurança aos tutelados. No Estado de Direito a lei se preocupa com aqueles que vivem sob sua proteção no sentido de manter a segurança jurídica necessária ao embate das relações humanas, todavia ela não se manifesta no sentido de promover o bem comum partindo da premissa de igualdade e princípios sociais, ou seja, ela não está comprometida com os direitos e garantias fundamentais. Com esta redação nossa Carta Magna dá a fórmula para a sociedade que pretendemos alcançar, porém são os cidadãos que a colocam em prática, e aí está o principal obstáculo para a concretização de tais preceitos: a atuação do homem.

ABORDAGEM DOS DIREITOS SOCIAIS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 A importância dos direitos sociais na Constituição Federal de 1988 é facilmente percebida. O Título II da Constituição Federal, que trata dos direitos e garantias fundamentais, enuncia os direitos e deveres individuais e coletivos no seu capítulo I, os direitos sociais no capítulo II, direitos da nacionalidade no capítulo III, direitos políticos no capítulo IV e dos partidos políticos no capítulo V do texto constitucional. A Constituição Federal arrola os chamados direitos sociais no art. º, incluindo entre estes o “trabalho”, e por este esquema de garantias constitucionais, previsto pelo poder constituinte de 1988, são elevados à condição de direito fundamental, não sendo passíveis de modificação por emendas ou reformas, uma vez que estão incluiídos nas cláusulas pétreas, dispostas no art.

A indenização alcançava um salário por ano de serviço (art. da CLT), sendo que, atualmente, a Lei nº 8. prevê somente o pagamento de 40% sobre o FGTS depositado pela empresa; havendo, pois, clara diminuição do valor a ser indenizado e, por conseguinte, é um forte estímulo à dispensa imotivada. DELGADO, 2008, p. O Artigo 8º da CF, garante aos trabalhadores a associação sindical com vistas à defesa de seus interesses sendo vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização. O § 2o do referido artigo nono declina que "Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei". Para Canotilho: Deve ser salientado que é quase unânime nas constituições que asseguram o direito de greve, exatamente pela preocupação com os danos que as paralisações causam interesses comuns e a tranquilidade pública, a restrição de que a lei ordinária estabelecerá limites, providências, garantias e requisitos para o exercício.

CANOTILHO, 2003, p. Os artigos 10 e 11 complementam as garantias dos trabalhadores com relação ao direito de representação: Art. É assegurada a participação dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciários sejam objeto de discussão e deliberação. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Constituição (1998). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www. planalto. COUTO, B. R. O direito social e a Assistência Social na sociedade brasileira: uma equação possível? São Paulo: Cortez, 2008. DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos da teoria geral do Estado. Jus Navigandi, Teresina, ano 17, n. jan. Disponível em: <http://jus. com. br/revista/texto/20890>. jun 2011. Disponível em: <http://www. ambitojuridico. com. br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=962 3&revista_caderno=9>.

267 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download