Analise bibliográfico das demonstrações contábeis
Tipo de documento:Revisão bibliografica
Área de estudo:Contabilidade
A investigação bibliográfica enfatiza os aspectos históricos e importantes da análise podendo dessa maneira aprender mais sobre esta ferramenta de contabilidade. Resgatando também conceitos como liquidez, rentabilidade, índices de endividamento e rotatividade para um melhor entendimento sobre o assunto proposto. Ao final concluiu-se que a indagação bibliográfica realizada proporcionou um maior conhecimento sobre o assunto em destaque e suas aplicações em cada situação isolada. Palavras-chave: Informações, gestão, índices. Abstract: Information is an important tool for improving the organization, making decisions to achieve and maximize the company's performance based on data that is easy to understand. Através deste tema, buscamos desenvolver interpretação e análise de hereditariedade, economia e a situação financeira da empresa, com foco na importância da informação contábil para a empresa.
O conhecimento da própria organização, especialmente seus gerentes podem fornece melhores ferramentas para decisões de negócios diárias. Os administradores precisam obter informações consistentes que facilitem o processo de tomada de decisão, de forma que possam encontrar alternativas aos problemas organizacionais, e possam estabelecer uma maior vantagem competitiva no mercado e principalmente objetivar o alcance dos objetivos traçados pela organização. Está intimamente relacionado com o seu crescimento e sobrevivência, bem como com a maximização dos lucros, da independência, especialmente da competitividade e da internacionalização, fatores indispensáveis no atual contexto de globalização económica, comprovando que a empresa é eficiente e pode operar num ambiente hostil e disputas operacionais. Portanto, seus problemas de gestão devem ser detectados dentro da organização para que se encontrem soluções viáveis a partir da análise das demonstrações financeiras, o que mostra que a contabilidade é uma ferramenta importante no trato com informações auxiliares dos gestores sobre diversos temas.
Acho que aprender é importante porque pode mostrar o quanto na prática acesso a informações para a empresa entender, principalmente orientações os empreendedores começam a assumir um aspecto especial da tomada de decisão diária no mundo dos negócios de hoje, contabilidade é informação e elementos de fundamental importância. REFERENCIAL TEÓRICO 2. o surgimento da analise e sua história A Contabilidade é uma ciência muito antiga que cresceu com o desenvolvimento da humanidade e é uma importante ferramenta para a tomada de decisões internas e externas às empresas, portanto, com o surgimento da análise das demonstrações financeiras, a contabilidade também se tornou muito comum. A contabilidade prova que é tão antiga quanto a própria ciência. A contabilidade é uma ciência cujo objetivo principal é estudar a variabilidade ativos que são qualitativos ou quantitativos por natureza da entidade filial atividade que você tem.
Em 1931, o índice padrão começou a ser publicado em vários ramos de atividade nos Estados Unidos. Segundo Matarazzo (2010) no mesmo período um modelo de análise da lucratividade da empresa surgiu dentro da Du Pont, de Nemours, este modelo decompõe a taxa de retorno em taxa de lucro, denominado Análise de ROI (returno on investimento) ". No Brasil, a análise das demonstrações financeiras tem sido usada de forma mais ampla desde a década de 1970. A realização de uma análise contábil é necessária para credores, investidores, Funcionários do governo e diretores ou acionistas da empresa tomam suas próprias decisões necessárias para o bom funcionamento da empresa, as demonstrações financeiras elaboradas por obtém informações sobre sua situação econômico-financeira, ou seja, a informação é verificada pela entidade.
Pode-se dizer que a análise de balanço é uma arte, apesar dos cálculos razoavelmente formalizado, qualquer analista usando o mesmo conjunto de informações pode chegam a conclusões completamente diferentes, eles podem chegar a conclusões semelhantes, mas nunca idêntico. as demonstrações financeiras apresentam a situação patrimonial e financeira das empresas no balanço (BP), mostram os resultados das operações através da demonstração do resultado do exercício (DRE) e da demonstração dos fluxos de caixa das empresas. De acordo com a NBC T 19. o uso da Demonstração de Lucros ou Prejuízos Cumulativos (DLPA) ou da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) também pode ser mencionado pela legislação societária brasileira. As demonstrações financeiras, também conhecidas como demonstrações financeiras, fornecem informações valiosas sobre a posição financeira e de capital das empresas, e sua interpretação é útil para as decisões tomadas por uma ampla variedade de usuários.
As demonstrações financeiras são documentos que uma empresa prepara e divulga para mostrar sua contabilidade e fluxo de caixa para um período especificado. Ele lista os ativos, passivos e patrimônio da empresa, como ativos, direitos e obrigações. É o princípio da igualdade contábil por trás do conceito de balanço, conceito que remete à imagem da escala em uma escala: os ativos da empresa devem ter o mesmo valor da soma do passivo e do patrimônio líquido. Se não houver equilíbrio entre os valores, há erros contábeis. Para a NBC T 19. o balanço patrimonial de uma entidade é a listagem de seus ativos, passivos e patrimônio líquido em uma data especificada. O balanço é um relatório estático, isso significa que, ao invés de mostrar evolução, é como uma foto que registra a situação da empresa em um determinado momento.
Inclui vários grupos nos quais as contas são agregadas de forma a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa. Segundo Braga (2009), as contas do ativo são ordenadas por ordem decrescente de realização ou conversibilidade, e as contas do passivo e patrimônio são ordenadas por ordem decrescente de viabilidade. De acordo com a NBC T 19. a demonstração do resultado abrangente começa com o lucro ou prejuízo do período e destaca as demonstrações que mostram valores como: os efeitos da correção de erros e mudanças nas políticas contábeis são apresentados como ajustes retroativos do lucro ou prejuízo do período anterior em que surgiram, alguns ganhos e perdas resultantes da conversão de demonstrações financeiras de operações estrangeiras, alguns ganhos e perdas atuariais e algumas alterações no justo valor dos instrumentos de cobertura, etc.
Conforme Sá cita (1981) para efeito de análise, as presentes demonstrações financeiras têm como objetivo fornecer subsídio para o estudo da preservação da acumulação e destinação dos resultados. O DLPA apresenta o lucro líquido definido no DRE indicando a sua finalidade, promovendo a integração entre o BP e o DRE. Também aponta que o ideal seria substituir o DLPA pela Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, pois apresenta uma riqueza de informações. Em conformidade com Matarozzo (2010) após o encerramento da demonstração do resultado, calcule o lucro líquido e transfira para a DLPA, responsável por uma declaração sobre a distribuição de lucros para a organização. Apenas parte do lucro é distribuído ao proprietário da seguinte forma: dividendos, geralmente reinvestem a maior parte do restante como lucro em organização.
Demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL) A Demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL) é um documento elaborado pela contabilidade da empresa com o objetivo de evidenciar as mutações do patrimônio líquido. Esta declaração não é exigida por lei, mas a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) exige que as companhias abertas a preparem e publiquem. A principal utilidade deste documento reside na apresentação mais detalhada das alterações nas reservas da empresa. A demonstração das mutações do patrimônio líquido mostra todas as mudanças em todas as contas do patrimônio líquido e é muito mais útil e informativa. Segundo Iudícibus (2010), o DMPL é muito mais completo e abrangente do que o DLPA.
Para Matarazzo (2010) no caso da demonstração do resultado, não importa se a receita ou despesa tem efeito monetário, basta que afete o patrimônio líquido. Conceituação A análise das demonstrações financeiras extrai as informações financeiras das empresas dos relatórios por elas elaborados. Sá (1981) diz que a análise do balanço e das demonstrações financeiras envolve o exame de todas as partes de tais sistemas, decompondo, estabelecendo relações, de forma que julgamentos parciais e globais sobre igualdade e desempenho possam ser feitos. Basso (2005) explica que a contabilidade também é considerada uma arte porque registre as transações que ocorrem na empresa, expressas em moeda, informe-nos que essas atividades afetarão as condições financeiras e econômicas da empresa entidade.
Compreensivelmente, a contabilidade nada mais é do que a ciência de estudar a justiça e suas mudanças, controlam seu movimento e exibem sua posição e mudanças das seguintes maneiras de relatórios jurídicos e gerenciais. Os dados da empresa são fornecidos e serão transformados em informações eficazes apenas com base na quantidade de informações que podem gerar para interpretação. Iudícibus (2010) argumenta que o propósito da análise não é apenas apresentar o que aconteceu no passado, mas também fornece uma base para inferências sobre o que pode acontecer no futuro. A contabilidade é um coletor de dados, segundo Matarazzo (2010), suas matérias-primas são fatos de relevância econômico-financeira, expressos em moeda, e seu produto final são as demonstrações financeiras.
Portanto, esses relatórios não são o resultado de um simples processo de resumir todas as atividades monetárias dentro da organização. O objetivo é ter um entendimento da parte comum da contabilidade na área de gestão e, por sua expansão conceitual e prática, não atinge a meta de resultado. No entanto, isso exige muito cuidado e estratégia para evitar cair totalmente. Afinal, vivemos em um mercado global altamente competitivo. Nesse caso, cada detalhe terá um grande impacto no posicionamento da empresa em relação ao público estratégico. Segundo Peleias (2002), ao dar continuidade à gestão eficaz de seus resultados, a empresa não só garante sua continuidade e crescimento, mas também sua sobrevivência como sistema econômico. Portanto, a sobrevivência de uma empresa depende da capacidade da organização de se adaptar ao seu ambiente de negócios, importando energia e transformando-a em produtos e serviços que fornecem novos produtos.
O melhor modelo de gestão de negócios exige que seu gerente mantenha contato com todos os incidentes da empresa e tenha um entendimento geral do incidente. As decisões tomadas nesses incidentes permitirão à empresa obter os resultados de um planejamento eficaz, garantindo assim a continuidade. Para Sá (1981), a responsabilidade é muito grande, sendo necessária uma base específica para a formulação de padrões de segurança. A análise de balanços, demonstrações e documentos contábeis é decisiva para fins de gestão e tem uma ampla gama de utilizações. Para que haja um bom processo de gestão que proporcione eficácia organizacional à empresa, é necessário fornecer informações oportunas, corretas e confiáveis, e ter a periodicidade necessária para auxiliar os gestores da empresa na tomada de decisões.
Os analistas contábeis são profissionais responsáveis pela análise financeira Demonstrações financeiras, e para esta qualificação, é necessário que tornar-se uma pessoa com uma personalidade firme, uma moralidade indiscutível e capacidade indiscutível. Ao apresentar seu relatório, as partes interessadas, os empresários, Banqueiros, acionistas, gerentes - entendam o trabalho realizado e Informações que você pode obter. Sá (1981) o analista precisa primeiro saiba por que, por que é para quem você está se preparando para trabalhar. Portanto, o relatório de análise deve ser claramente preparado e de forma concisa, evite usar palavras de acordo com os objetivos definidos E expressões detalhadas, sempre buscando eles estão lidando com a parte da pessoa (BRAGA, 2009). Para Matarazzo (2003), o analista precisa converter o relatório para Informações que nos permitem tirar conclusões sobre se a empresa merece crédito, bem administrados ou mal administrados, independentemente de terem a capacidade de pagar suas dívidas, é lucrativo, eficaz ou ineficaz, está em evolução ou degradante, se vai falir ou continuar a operar, há considerações finais por exemplo, o administrador pode fazer toda a diferença para melhorias o futuro dentro da organização.
Este método é útil no uso e na análise da fonte e pode ser verificado O montante líquido de recursos adquiridos e aplicados entre as duas datas, nomeadamente A situação financeira no balanço. Método de percentagens horizontais Para Braga (2009), por meio de duas frases com datas ou períodos diferentemente, este método determina o valor absoluto ou relativo da tendência A quantidade de dinheiro determina o aumento ou diminuição percentual do valor uma conta ou um grupo de contas, é necessário criar um Apresentação padrão, que servirá de base para comparação uma porcentagem de 100% é alocada. Valor da conta ou grupo abaixo as declarações analisadas em períodos subsequentes irão corresponder àquelas Corresponde à declaração padrão que determina o aumento ou diminuição em cada conta verificada.
De acordo com Blatt (2001), o método de porcentagem horizontal ou análise O nível é projetado para demonstrar o crescimento ou declínio do projeto as demonstrações financeiras que constituem as demonstrações financeiras são demonstrações financeiras contínuas. A análise é realizada observando a situação ao longo dos anos Demonstrações financeiras e indicadores. Para Matarazzo (2010), o índice é como uma vela em sala escura. É importante que as contas e grupos nas demonstrações financeiras pode provar a situação econômica e financeira da empresa, então isso é O principal papel dos indicadores é fornecer aos usuários condições econômicas e A situação financeira da empresa pode até ser usada como um alerta para as descobertas pode levar a consequências negativas para o desenvolvimento futuro da empresa.
Para obter conclusões efetivas por meio do índice, a situação é analisada Separado das condições econômicas. Refletir a situação econômica se refere ao índice de lucratividade e ao índice para verificar o índice. Ainda de acordo com o mesmo autor, o método permite relações de evidências Importante, especialmente ao aplicar várias comparações declaração da mesma empresa. Conforme corroborado com Gil (2007), os métodos experimentais incluem principalmente o envio de objetos, além de estudar os efeitos de certas variáveis em condições controladas e conhecidas cabe aos pesquisadores observar os resultados das variáveis no objeto. É seguro dizer que grande parte do conhecimento adquirido nos últimos três séculos se deve ao uso de métodos experimentais, que podem ser exagerados.
É considerado um excelente método de ciências naturais. Desenvolvimento da pesquisa De acordo com o IBRACON (NPC 27), as demonstrações financeiras são uma representação monetária estruturada do patrimônio e da situação financeira de uma data específica e das transações realizadas pela entidade no final dessa data. O objetivo das demonstrações financeiras gerais é fornecer informações sobre o seguinte: o patrimônio líquido e a situação financeira, os resultados e os fluxos financeiros de uma entidade são úteis para vários usuários tomarem decisões. Conforme mencionado anteriormente, as demonstrações financeiras foram elaboradas para facilitar a vida de todos os interessados em aprender mais sobre a situação financeira da empresa. Portanto, proprietários de empresas, gerentes e até investidores gostam de verificá-los com frequência.
Tomar decisões com segurança é o que traz bons resultados para a empresa. Portanto, podemos dizer que as demonstrações financeiras são cruciais, pois as demonstrações financeiras permitem aos usuários visualizar o desempenho da empresa de forma clara e precisa. Manter as contas atualizadas é uma prática básica para o desenvolvimento saudável dos negócios. Quando se trata de um trabalho que envolve a coleta de informações e a formação de documentos que auxiliam a gestão do negócio, é necessário garantir que tudo seja executado com perfeição. Portanto, a ajuda de empresas de contabilidade profissionais é essencial, ou seja, os relatórios contábeis precisam ser elaborados por profissionais com experiência e conhecimento na área. Terceirizar essa tarefa é uma forma de garantir que sua empresa tenha sempre os relatórios mais recentes com dados confiáveis.
Afinal, erros na coleta e interpretação de informações podem causar enormes prejuízos. REFERÊNCIAS ASSAF NETO, A. ed. Ijuí: Editora Unijui, 2005, 329p. BEGALLI, G. A. PEREZ JUNIOR, J. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. ed. São Paulo: Atlas, 2009. BRASIL. Lei no 6. de 15 de dezembro de 1976. Métodos e técnicas de pesquisa social. ed. São Paulo: Atlas, 1994. GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. p. ISBN: 9788576053323. São Paulo, SP: Pearson Education do Brasil, 2010. HILÁRIO, F. Estrutura, Análise e Interpretação de Balanços. reimpr. São Paulo: Atlas, 2012. IUDÍCIBUS, S. Análise de Balanços. ed. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
LÜDKE, M. ANDRÉ, M. E. C. Análise das Demonstrações Contábeis: contabilidade empresarial. ed. São Paulo: Atlas, 2012. MATARAZZO, D. Análise financeira de balanços. ed. São Paulo: Atlas, 2010. PADOVEZE, C. L. R. Demonstrações contábeis: estrutura e análise. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. RIBEIRO, O. SCHMIDT, P. SANTOS, J. L. Avaliação de Ativos Intangíveis. ed. ed. p. ISBN: 9788522483747. São Paulo: Atlas, 2013.
554 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes