ACUPUNTURA E AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DA LOMBALGIA: REVISÃO DA LITERATURA

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Medicina

Documento 1

Moreira2 Resumo Contextualização: A lombalgia é avaliada como sendo uma dor na região lombar, mais exatamente entre a última costela e o começo da nádega. Quando fala-se sobre tratamento, destaca-se que, são várias as formas que vem sendo utilizada sendo uma delas a acupuntura que pode apresentar benefícios ao paciente por ser um método natural sem efeitos colaterais. Objetivo: Será identificar evidências científicas na literatura sobre o efeito da acupuntura para o alívio da lombalgia. Metodologia: Realizou-se um levantamento bibliográfico nas bases de dados, Lilacs, Scielo, Pubmed, Google Scholar, Revista Brasileira de Saúde, apresentando como palavras chave para á pesquisa, Acupuntura; Lombalgia; Alivio da Dor, como critérios de inclusão utilizou-se artigos com idiomas português e inglês entre ano de 2004 á 2018, sendo excluídos os que estavam fora da periodicidade, e não atendiam ao objetivo proposto no estudo sendo o período de pesquisa de janeiro á fevereiro de 2019.

Resultados: Observou-se que os procedimentos mais utilizados foram Acupuntura Sistêmica e Auricular. Em se tratando de tratamento não convencional, pode-se dizer que ao longo do tempo vem sendo possível encontrar na literatura científica diferentes estudos e também revisões que vem ajudando a comprovar a eficácia da acupuntura para analgesia da dor lombar entre autores que tratam sobre o assunto pode-se mencionar. A lombalgia é uma dor na região lombar, mais exatamente entre a última costela e o começo da nádega. Ela pode ser considerada em dois tipos: aguda e crônica. A lombalgia aguda, que na maioria das vezes dura menos de três meses, é uma dor de começo súbito, quase sempre movido por danos nos ligamentos ou músculos da coluna resultado, muitas vezes, de circulação bruscas ou quedas, ou ainda por lesões nos discos invertebrais.

Já a lombalgia crônica, que dura mais de três meses, tem momentos de evolução e piora e podem ser originadas por enfermidades infecciosas, metabólicas, tumores, enfraquecimento da musculatura e por dificuldade de postura. E excluíram-se estudos que estavam fora da periodicidade, e não atendiam ao objetivo proposto no estudo. Foram encontrados 22 artigos na busca pelos descritores, onde após a leitura foram excluídos 03 artigos. Após o levantamento foram selecionados 19 artigos para a elaboração do estudo entre o período de janeiro á fevereiro de 2019. Resultados Para uma melhor compreensão dos estudos incluídos, na tabela 1 encontra-se expostos os estudos sobre á eficácia da acupuntura para alivio da lombalgia.   Autor/Ano Técnica Amostra Pontos usados Instrumento (s) utilizado(s) para avaliação da intervenção Conclusões Carvalhoet.

Os grupos, ao longo das quatro semanas, tiveram um deslocamento do nível da dor, mensurada pela EVA, no sentido da classificação "intensa" para "leve", após a aplicação da acupuntura. Martins, et. al. Acupuntura Sistêmica 180 mulheres que realizavam pré-natal B57, B40, VB30 B23, B60, VG20. Utilizou-se do questionário McGill, além do instrumento de identificação do perfil sociodemográfico, clínico e obstétrico. Burigo; Lopes(11) /2010 Acupuntura sistêmica e pastilhas de óxido de silício. voluntários B22, B23, B54, B60, VG4, R2, R3, Extra 64 e Extra 70. Questionário de Roland Morris de Incapacidade Lombar (QRMIL) e a Escala Análogo Visual (EVA) para quantificar a dor. As terapias analisadas são equivalentes nos quesitos analgesia e melhora da função lombar com os instrumentos de pesquisa utilizados.

Os dois grupos obtiveram resultados satisfatórios e equivalentes para a melhora da incapacidade lombar (grupo A, valor p = 0,02 e grupo B, valor p = 0,01) e para a quantificação do quadro álgico (grupo A, valor p = 0,02 e grupo B, valor p = 0,006). A acupuntura foi superior ao tratamento placebo na redução da dor em gestantes, melhora na realização de atividades diárias e redução do consumo de analgésicos. Sendo esta diferença estatisticamente significativa (p<0,005) SECA,(24) (2011) Acupuntura 18 voluntários O grupo experimental recebeu onze agulhas em pontos de acupuntura específicos para o diagnóstico chinês Yang Major, enquanto o grupo de controlo recebeu onze agulhas em áreas da pele inespecíficas localizados fora de qualquer conduto (meridiano) usando a mesma profundidade de inserção, estimulação e avaliação.

Escala Visual Análogo (EVA) Verificou-se que relativamente à dor, em 12 dos 13 participantes houve redução da dor e no restante indivíduo a dor se manteve igual (score 0 na avaliação). Inoue et. al. Os três grupos submetidos às técnicas de acupuntura obtiveram melhores resultados no nível de funcionalidade em relação ao grupo tratado somente com a cinesioterapia, demonstrando um ganho clínico quando usada a acupuntura juntamente ao tratamento convencional. Quando foram comparadas as técnicas de acupuntura, a que apresentou melhores resultados foi a auriculoterapia. Fontoura e Neves (1), na realização de um estudo de caso, observou-se que houve um alívio da dor lombar através da Escala Visual Numérica, além do retorno da marcha normal, e isso aconteceu após 10 sessões realizadas com a acupuntura sistêmica.

A realização de acupuntura aliada a outras terapias conservadoras, como fisioterapia e educação postural, é mais benéfica do que a aplicação dessas mesmas terapias isoladamente no tratamento da lombalgia crônica inespecífica. Também existe maior beneficio na aplicação de acupuntura em relação à utilização de anestésico tópico em pontos de maior dor lombar e maior eficácia frente ao TENS placebo. reportando que os quatro grupos apresentaram melhora significativa da dor lombar comparados com pacientes que aderiram ao tratamento convencional com terapia medicamentosa. Estudo realizado por Mehret (15), Eberhard (19) e seus colaboradores, que de modo recente entraram em concordância ao realizarem um estudo no qual avaliava a eficácia do tratamento da lombalgia com a acupuntura auricular, no qual Mehret (15) contou com a participação de 5 voluntários, durante 5 aplicações de microagulhas no pavilhão auricular, nos pontos: shenmen, rim, simpático, analgesia, adrenal, vértebras lombares, relaxamento muscular e ansiedade e Eberhard (2015) com 18 voluntários, durante 10 sessões, nos mesmos acupontos.

Os voluntários passaram pela avaliação, relatando o grau de dor segundo a Escala Analógica Visual (EVA). Com média inicial da avaliação variando entre 10 e 8, chegando ao fim do tratamento com média entre 5 e 1, mostrando eficácia do método para a diminuição do quadro álgico da lombalgia. Comparando a este estudo, o intermédio de aplicação foi feito com sementes de mostarda ao invés de microagulhas e os acupontos foram 6, chegando também ao nível de analgesia do quadro. Verificou-se também que o efeito positivo da acupuntura para amenizar a dor, é justamente porque essa técnica bastante difundida apresenta propriedades anti-inflamatórias, ansiolíticas, miorelaxantes e ativadoras da função imunológica no organismo humano. Apesar de poucos estudos sobre as pastilhas de Óxido de Silício, estatisticamente, para o processo de lombalgia, mostraram-se equivalentes quando comparadas com a Acupuntura Sistêmica.

Conclui-se que, por ser a dor lombar uma das queixas mais comuns encontradas na prática clínica, a acupuntura, além de ser um método de tratamento rápido, relativamente simples e praticamente sem efeitos colaterais, pode vir a ser uma ferramenta terapêutica muito útil e eficaz para estes casos. Portanto, cada vez mais, torna-se importante que a acupuntura seja reconhecida como uma importante terapia complementar, que possa ser integrada na abordagem terapêutica do doente com lombalgia. Considera-se que devido o tratamento com acupuntura não apresentar efeitos colaterais, mais estudos devem ser realizados utilizando a intervenção, por exemplo, na população de gestantes, não somente para avaliar a dor lombar, mas também outros desconfortos provenientes deste momento delicado e especial que a mulher vivencia.

Acupunctura na dor lombar: há evidência? Rev Port Clin Geral, v. p. Rached, R. A. D. DOTTA, L. et al. Lombalgia Inespecífica Crônica: reabilitação. Rev Assoc Med Bras, v. n. Acupuntura no tratamento de dor lombar. J Health Sci Inst. Nakata CH, Fontana KE, Rezende ALG. Efeitos agudos da acupuntura no controle de lombalgias inespecíficas. Rev Med Saúde Brasília 2015; 4(1):27-36 8. il. figs. tabs. fots. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro 11. Moura, C. C. Ação da Acupuntura Auricular Chinesa sobre a dor em pessoas com distúrbios musculoesqueléticos na coluna vertebral: ensaio clínico randomizado. Universidade Federal de Alfenas, Alfenas-MG, 2016. Disponível em: < http://bdtd. Instituto Integrar, Recife, 2011. Disponível em: < https://pt. scribd. com/doc/62226227/Protocolo-Tratamento-Dor-Lombar>.

Acesso em: 10/02/2019 14. G. Silvério-Lopes, S. Estudo comparativo entre as técnicas de acupuntura auricular, craneoacupuntura de Yamamoto, eletroacupuntura e cinesioterapia no tratamento da lombalgia crônica. Rev Bras Terap e Saúde, v. n. Eberhard, T. D. et al. Comparação analgésica do Zen Shiatsu e acupuntura auricular em dorsolombalgias de profissionais de enfermagem. Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, 2015. p. jul. dez. Tsui, M. L. Campinas, SP. Dissertação (Mestrado) Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Disponível em: http://repositorio. unicamp. Inoue, M. et al. Comparison of the eff ectiveness of acupuncture treatment and local anaesthetic injection for low back pain: a randomised controlled clinical trial. Acupuncture in Medicine, London, v. n.

102 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download