A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) NA ADAPTAÇÃO DE SERVIÇO DE BUFFET: UM ESTUDO DE CASO

Tipo de documento:Proposta de Dissertação

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

SEBRAE, 2009). A realização de eventos para aproximação de pessoas como festas, shows, encontros, competições esportivas, congressos científicos, entre outros, são comuns na sociedade. ANDRADE, 2002). Estima-se um crescimento de 14% ao ano no ramo de eventos, mas sempre sujeito à atual situação econômica do respectivo país, tendo em vista, a queda nestes valores quando da presença de crise financeira. SEBRAE, 2009). o PCP “é uma ferramenta que busca fazer todo um levantamento prévio de informações relacionadas ao processo produtivo para conseguir sanar eventuais falhas inerentes a produção”. OBJETIVOS A fim de elucidar as etapas necessárias ao desenvolvimento deste trabalho, foram estabelecidos os objetivos geral e específicos. OBJETIVO GERAL O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento dos principais aspectos que envolvem o PCP aplicado a serviços, a fim de formar uma base sobre as tendências atuais do ramo e apresentar alguns direcionamentos relevantes quanto a este novo desdobramento do conceito de planejamento e controle.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Realizar um levantamento bibliográfico acerca dos conceitos relacionados a ferramentas de planejamento e controle da produção (PCP) e serviços de buffet; - Estabelecer a metodologia adequada para o estudo de caso; - Descrever o caso com riqueza de detalhes; - Analisar quais pontos fortes e fracos do buffet; - Sugerir melhorias com base nas ferramentas de planejamento e controle da produção; - Retirar conclusões com base no desenvolvimento deste trabalho. JUSTIFICATIVA O planejamento é essencial para o surgimento e o desenvolvimento de uma empresa. SEBRAE, 2009, p. O que movimenta o negócio e o mantém no mercado é a qualidade. Isso é reflexo da “importância da execução impecável dos serviços, capaz de garantir a satisfação do cliente, novas contratações e indicações de clientes satisfeitos”.

SEBRAE, 2009, p. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA Por ser um trabalho não muito padronizado ainda, o serviço de bufê permanece em sua informalidade, sendo desenvolvido conforme cada empresa determina. p. o planejamento e controle de produção (PCP) “é uma das atividades da Administração da Produção, que consiste no estabelecimento de um plano operacional, preocupando-se em gerenciar as atividades da operação produtiva de modo a satisfazer a demanda dos consumidores operando continuamente”. É uma atividade baseada nos pilares de hierarquia de planos, comunicação adequada e retroalimentação (feedback) para acompanhamento das atividades. BONNEY, 2000). CADEIA PRODUTIVA O conceito de cadeia produtiva está intimamente relacionado à Engenharia de Produção, tida como um de seus fundamentos. p. No âmbito do serviço de bufê os componentes que determinam a especificidade da cadeia produtiva seriam o ramo de eventos e tipo de evento.

SEBRAE, 2009). FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) O planejamento e controle da produção (PCP) pode ser definido como uma “[. função da administração relacionada com o planejamento, direção e controle do suprimento de materiais e das atividades de processo em uma empresa”. Contudo, para aplicação do PCP existe a “necessidade de um melhor gerenciamento das pessoas que fazem uso das ferramentas do PCP, e muitas vezes não estão preparadas para fazer uso das mesmas”. RANGEL, 2018, p. Se a aplicação não ocorrer de forma adequada, perde-se sua relevância quanto ao cumprimento dos objetivos. O PCP possui 4 fases: projeto, coleta, planejamento e controle. Abaixo são definidas as fases: Projeto: a primeira fase do PCP consiste na definição da quantidade necessária de matéria-prima, estoque, maquinaria e funcionários.

“este tipo de controle visa ter um maior entendimento das capacidades produtivas e das quantidades disponíveis de matérias primas para que não se tenha gastos desnecessários”. Tubino (2000) aponta como pontos-chave do PCP o planejamento, acompanhamento, controle e diagnóstico de dados, conforme demonstrado na figura abaixo. Dentro do planejamento é feito a previsão de demandas, recursos e prazos, material necessário e tempo necessário. No acompanhamento, todos estes pontos são obervados a fim de identificar gargalos e falhas. No controle é feito a fiscalização do cumprimento de prazos, acompanhamento de estoques, fabricação e montagem. cita que o plano de produção estratégico envolveria a previsão de vendas e da capacidade de produção, em uma perspectiva de longo prazo. Já o planejamento mestre seria uma tática para prever vendas e pedidos em carteira, bem como planejar a capacidade de produção, em uma perspectiva de médio prazo.

Por fim, em curto prazo, deve ser realizada a programação da operação, focada nas vendas ao passo que a produção é realizada. CARNEIRO, 2018, p. Um grande dilema na realização de serviços de buffet é o trabalho para evitar desperdício. Outro ponto importante é a especificação do produto por meio de seu planejamento, desenho e delineamento, sendo então, encaminhado para o setor de Ordens de Alteração de Engenharia (ECO) para avaliação. As ações de planejamento, contudo, são impactantes no tocante a emissão de requisições, pedidos de compra, recebimento de materiais, ordens de fabricação e lista de despacho. ANDRADE et al. Tais ações são visualizadas na figura abaixo. Figura 6 - Principais áreas do processo de "atender pedido" Fonte: Andrade et al.

GERHARDT et al. p. Silva et al. p. ressaltam que na pesquisa qualitativa há uma interação dinâmica “entre o mundo real e o sujeito, isto é um vínculo indissociável do mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzida em números”. VERGARA, 2004, p. No tocante aos procedimentos teóricos fez-se uso do levantamento bibliográfico que consiste em uma busca elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de: livros, revistas, publicações em periódicos e artigos científicos, jornais, boletins, monografias, dissertações, teses, material cartográfico, internet, com o objetivo de colocar o pesquisador em contato direto com todo material já escrito sobre o assunto da pesquisa. PRODANOV et al. p. De forma complementar, Fonseca (2002, p. Associado a isso, adotou-se a observação in loco na qual o pesquisador “expressa uma análise subjetiva do que está sendo observado, sendo que, muitas vezes, é a sua opinião que prevalece na situação”.

DA CAS et al. p. De forma complementar, Lakatos et al. p. A. B. et al. Manual de metodologia científica aplicado à educação. Porto Feliz: Editora da Faculdade de Porto Feliz, 2016. Coleção Hotelaria. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2002. ANDRADE, J. H. L. Planejamento e controle da produção. São Paulo: Atlas, 1981. CARNEIRO, I. S. Administração da Produção: uma abordagem introdutória. São Paulo: Elsevier, 2005. CORRÊA, H. C et al. Planejamento, programação e controle da produção. et al. Mapeamento da estratégia e dos indicadores para suporte à criação de um modelo de BSC para a área de faturamento em uma empresa de tecnologia da informação (TI). Lume, UFRGS, 2013. FERNANDES, F. C. FREITAS, W. R. S. et al. UTILIZANDO ESTUDO DE CASO(S) COMO ESTRATÉGIA DE PESQUISA QUALITATIVA: BOAS PRÁTICAS E SUGESTÕES.

Como elaborar projetos de pesquisa. ed. São Paulo: Atlas, 2002. JUGEND, D. Gestão da integração entre desenvolvimento de produtos e de tecnologias: estudo de casos em empresas industriais de médio porte e intensivas em tecnologia. Estudo de caso: uma reflexão sobre a aplicabilidade em pesquisas no Brasil. Revista de Contabilidade e Organizações, v. n. p. PRIBERAM. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. RANGEL, T. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP): as ferramentas que o acompanham e sua importância. f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em administração), Faculdade Victor Hugo, São Lourenço, 2018. TRINDADE, F. S. et al. DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS DE BUFFET EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO MUNICÍPIO DE PANAMBI, RS. In: XXIV Seminário de Iniciação Científica, 2016.

R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

991 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download