A UTILIZAÇÃO DE DEDOCHES COMO UM ESTÍMULO A CRIATIVIDADE DO ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Essa metodologia é promissora para consolidar diversas habilidades nos alunos, como empatia, controle emocional, entre outras. Esse modelo de atividade é interdisciplinar, sendo efetivo nas relações entre duas ou mais disciplinas, e também no processo de inclusão da comunidade escolar, tendo como finalidade a busca pelo desenvolvimento cognitivo, criativo, integração, autoconhecimento, desinibição e resolução de conflitos dos alunos em meio ao ambiente escolar e expandindo para seu convívio social. Os trabalhos artísticos como teatro de dedoches, permitem que as crianças se expressem ao mesmo tempo que se sentem acolhidas pela comunidade escolar, assim se sentindo inseridos nela, bem como, ensina-lhes a própria arte de se expressar, repassando os conhecimentos adquiridos através das mesmas, cientes de que foi assim que a humanidade vem transmitindo os saberes desde o começo dos tempos.

PALAVRAS-CHAVE: Atividade Lúdica, Dedoches, Interdisciplinar. IDENTIFICAÇÃO 1. O presente trabalho tem como perspectiva a proposta de atividade lúdica que desperte a reflexão sobre a importância de uma renovação no contexto educativo para a promoção do lúdico e no teatro de dedoches que pode envolver uma atividade multidisciplinar rica em muitos aspectos nas séries iniciais do ensino fundamental I, a fim de proporcionar um aprendizado mais dinâmico e autônomo. DESENVOLVIMENTO No cenário da educação, a escola deve ser um ambiente que equacione a vontade dos alunos em se tornarem pessoas mais desenvolvidas intelectualmente e socialmente. Dessa forma, o lúdico é um grande aliado para o processo motivacional artístico, pois mesmo sendo direcionado por um educador acontece livremente a transformação dos alunos mediante as atividades no campo que trabalha as emoções, habilidades e motivações.

O emprego de técnicas lúdicas por Jung, em sua teoria psicanalítica, trabalhando com imagens o paciente demonstrava pensamentos dotados de sentido extremamente emocional que contaminam os modelos, os quais permitem uma percepção do ser humano, materializado no espaço e tempo determinado. Em conformidade com Andrade (2006, p. As atividades lúdicas são a mais valiosa ferramentas na introdução do conhecimento de maneira prazerosa, benevolente e harmônica, potencializando o conhecimento em diversas áreas, preconizando um novo sentido de conceitos e estratégias da prática pedagógica (FREIRE,1996). As brincadeiras e jogos despertam a ideia de grandezas, percepção do grande e do pequeno, do alto e do baixo, do maior e do menor, do largo e do estreito, do fino e do grosso, frente e atrás, inteiro e meio, levando em consideração as características do teatro de dedoches tem como objetivos gerais a estimulo a criatividade, entusiasmo e interação dos alunos no processo evolutivo cognitivo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS O projeto de realização de teatro de dedoches, utilizando-se de histórias já conhecidas com os alunos do Fundamental I tem como etapas: 1. Formulação – No processo de formulação será realizado envio e apresentação do projeto para a supervisão analisar e avaliar a viabilidade no contexto de planejamento de aulas. Tendo como objetivo deixar claro as expectativas e a necessidade da realização dessa atividade lúdica. AÇÃO 4- Apresentação: Nessa etapa os alunos irão treinar as falas mediante as histórias que eles criaram e posteriormente irão apresentar para a sala de aula de maneira espontânea e sem pressões, com suas características, com o objetivo da participação de todos. CRONOGRAMA Esse projeto será dividido nas atividades e ações necessárias para sua execução tendo um tempo total estimado de duas semanas letivas ou 10 dias.

AÇÃO ATIVIDADE 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 ANO 1 Elaboração do projeto de Teatro de Dedoches X X 2019 1 Apresentação projeto para gestão da escola X 2019 1 Estudo do projeto e aprovação da gestão X 2019 2 Contextualização com alunos do projeto X 2019 3 Criação de uma História X X 2019 3 Preparação das falas X X 2019 4 Preparação de um cenário para apresentação X 2019 5 Apresentação do Teatro de Dedoches X 2019 11. DESDOBRAMENTO DAS AÇÕES EM ATIVIDADES O conjunto de atividades ou tarefas que levam a um resultado observável ou a um evento que pode ser dado como realizado no plano de ação, estão definidos na sua respectiva ordem e com os responsáveis por sua execução: AÇÕES ATIVIDADES RESPONSÁVEIS AÇÃO 1 Elaboração do Projeto de Teatro com Dedoches Professor (a) AÇÃO 1 Estudo do projeto e avaliação para aprovação Gestão Escolar AÇÃO 2 Contextualização com os alunos mediante uma história conhecida Professor (a) AÇÃO 3 Criação de uma história Alunos AÇÃO 3 Preparação das falas Alunos AÇÃO 4 Preparação do cenário para apresentação Alunos/Professor(a) AÇÃO 5 Apresentação Teatro de Dedoches Alunos 12.

ORÇAMENTO O orçamento de implementação desse projeto é extremamente barato, pois terá custos básicos de consumo como cola, tesoura, papel, papel crepom, tinta, não tecido e papelão, totalizando um valor de aproximadamente R$45,00. São Paulo: Paz e Terra, 1996. SLADE, P. O jogo dramático infantil. São Paulo: Summus, 1978.

183 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download