A QUÍMICA É UM SHOW: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO
E objetivos específicos são a propagação da ciência e tecnologia da química, além de apresentar a experimentação como ferramenta para o Ensino de Química. Portanto, foi possível perceber nessa proposta que, a experimentação pode trazer muitos benefícios ao Ensino de Química e ao processo de Ensino-aprendizagem, apresentando diversas maneiras e abordagens que podem ser utilizadas para agregar a metodologias utilizadas pelos professores. PALAVRAS-CHAVE: Experimentação, Ensino de Química, Projeto. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 7 2. Dessa forma, o ensino de química deve apresentar auxílios para que o aluno possa criar novos conhecimentos, desenvolvendo assim uma aprendizagem significativa, e podendo assim julgar com meios e fundamentos as informações, pelo quais são bombardeados todos os dias no seu cotidiano mediante a utilização da TV ou internet além de outros meio de comunicação (PARDO; SILVA; VALLE, 2015).
Vários autores trazem a importância e defendem a utilização de um trabalho experimental sendo o intermédio para que exista a criação de oportunidades para que possam desenvolver nos alunos a motivação, e uma visão mais crítica. Porém, para que isso aconteça precisamos que os professores proporcionem para os seus discentes uma problemática ou uma questão que necessita ser resolvida e desenvolva nos (mesmos) uma motivação na procura dessa solução. Além de que, a química tem uma ligação direta com o cotidiano realizando assim uma melhor qualidade de vida (PARDO; SILVA; VALLE, 2015). Sabemos que a experimentação tem a capacidade de motivar o interesse dos alunos, alguns professores até afirmam que ela pode promover um aumento da capacidade de aprendizagem, pelo fato de existir uma construção do conhecimento científico, em conjunto com a formação do pensamento através da abordagem experimental (GIORDAN, 1999).
Sendo assim, se optou para o ensino e o uso da experimentação como mecanismo para despertar o aluno a apresentar um maior interesse no seu conhecimento científico em grupo e individualmente por meio de discussões e investigações que permitem o enriquecimento do conhecimento através dos conhecimentos prévios já adquiridos (SILVA, 2016). Á vista disso, uma forma de abordar essa ferramenta de ensino, é através de projetos. Os mesmos são modelos de ensino com o enfoque no aluno, visando a estimulação, e a participação de tarefas mais amplas e originais. Essa metodologia apresenta o desenvolvimento dos conteúdos e conhecimentos, além de instigar as habilidades e questionamentos do estudante, existindo assim uma promoção da demonstração real do aprendizado (SANTOS; GUIMARÃES, 2008). Neste Contexto, esse projeto visa abordar a utilização da experimentação como ferramenta para o desenvolvimento de atividades lúdicas para os discentes.
Sendo assim, a experimentação teve sua importância no desenvolvimento de uma proposta de metodologia cientifica, tendo sua base a racionalização e a dedução mediante o século XVII, fazendo com que exista um rompimento do homem e a natureza, e sua relação de divino. O uso das atividades experimentais foi utilizado nas escolas, através de uma forte influência de trabalhos desenvolvidos nas universidades cujo foco era o de uma melhoria na aprendizagem, e no seu conhecimento (cientifico) mediante ao que foi desenvolvido na escola. GALIAZZI; GONÇALVES, 2004). Além disso, o investimento que foi inserido na pesquisa em ensino de Química trouxe grandes resultados que mostraram a sua importância (GIORDAN, 1999). Estudos norte-americanos, mostram que a experimentação apresenta grandes vantagens quando comparado a outros métodos de aprendizagem, mesmo que não fique evidente a diferença significativa em relação aos conceitos adquiridos, os autores evidenciam que a utilização da experimentação, tinha vantagem em outros segmentos que os métodos tradicionais não alcançariam (SILVA, 2016).
Além disso, existem as dificuldades que são apresentadas pela própria formação do professor, tendo em vista que, nos cursos de formação em química, muitos apresentam uma visão e uma formação do químico como bacharel mesmo até em cursos de licenciatura. Pelo fato, de os currículos estarem fechados na ideia única de que o professor que sabe tanto a parte teórica como a prática ele está pronto para ensinar (WARTHA; FALJONI-ALÁRIO, 2005). Sendo assim, muitos trabalhos e pesquisas evidenciam que o professor tem a sua formação baseada na reprodução de ações do docente com a experiência na sua vivência diária durante tanto o seu aprendizado na academia como a sua experiência de vida e sociedade (TARDIF; RAYMOND, 2000).
Portanto, se faz necessário pensar na ideia da utilização da experimentação no Ensino de Química e Ciências. Dessa maneira, devemos primeiro conhecer o nosso público alvo, e assim fazer uma exploração por intermédio de questionários e debates em sala de aula, sempre pensando e tendo como o objetivo o sair da caixinha, sair do modo do ensino tradicional para que possamos auxiliar ao discente na compreensão de fenômenos químicos que estão presentes na sociedade e no seu cotidiano (SANTOS; SCHNETZIER, 1996). Dessa forma, nossa metodologia nessa aula, que será sobre Misturas para turmas do Ensino Médio, a qual será feita com materiais de baixo custo, e alternativos que podem ser facilmente encontrados e manipulados como: copo descartável, colher, água, álcool, sal, óleo, acetona e Limalha de Ferro.
Inicialmente se faz necessária uma aula expositiva sobre a temática, onde será explicado os conceitos básicos. Logo após essa introdução, se inicia uma aula expositiva e experimental com o uso dos materiais pedindo para que cada aluno, realize dois exemplos de tipos de misturas como, por exemplo água + sal ou água + acetona, informando como essa mistura está classificada, números de fases e números de componentes. Dessa forma nessa aula teremos como objetivos: • Diferenciar substâncias puras de misturas; • Compreender os processos mecânicos e físicos para conhecer as fases das misturas Heterogêneas e os componentes das misturas homogêneas; Portanto, através dessa atividade podemos apresentar resultados bem significantes para o desenvolvimento do conhecimento dos discentes, além disso, poder desenvolver uma motivação e maior entusiasmo por parte dos alunos em querer realizar a prática ou até mesmo em está em um laboratório caso a escola tenha um.
Ensino de Modelos Atômicos através da Experimentação Nessa aula, sobre Evolução dos Modelos Atômicos para turmas do Ensino Médio será feita de forma com que os alunos explorem cada modelo de uma forma para que possa haver uma maior compreensão e desenvolvimento dos seus conhecimentos. Fica evidente também, como se faz necessário um bom planejamento da aula, com objetivos e metodologias pensadas em antemão para que o professor possa aplicar tudo de forma coesa. Dessa forma, no estudo de caso fica evidente que podemos utilizar vários assuntos de química de forma tanto contextualizada como por intermédio da experimentação, para que possamos apresentar o contexto social do aluno com o conhecimento (cientifico). Referências CAVALCANTI, K. M. P.
C. GONÇALVES, F. P. A Natureza Pedagógica da Experimentação: uma Pesquisa na Licenciatura em Química. Química Nova, v. novembro 1999. GONÇALVES, F. P. MARQUES, C. A. MARCONI, M. D. A. LAKATOS, E. M. Dez 2013. OLIVEIRA, J. R. S. D. VALLE, M. D. A aprendizagem da Química a Partir de Projetos Com o tema "água". I Congresso de CiÊncias, Educação e Pesquisa Tecnológica, Manaus, 2015. SANTOS, D. p. nov 1996. SILVA, V. G. D. TARDIF, M. RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade , v. n. PALHARINI, M. A Química no Ensino Fundamental de Ciências. Química Nova na Escola , n. p.
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