A integração das estratégias de Logística e Marketing maximizando o serviço do cliente

Tipo de documento:Resenha Crítica

Área de estudo:Marketing

Documento 1

LOURENZANI, Ana Elisa Bressan Smith; SILVA, Andrea Lago. Um estudo da competitividade dos diferentes canais de distribuição de hortaliças. GEPAI, UFScar, São Paulo. RESENHA CRÍTICA Nome do Aluno É notório que com o mundo mais globalizado, com a era da internet e da modernidade os clientes se tornaram cada vez mais exigente e sensíveis ao tempo, sendo um fator decisivo que acaba refletindo em seu comportamento na hora de comprar, se tornando cada vez mais exigente no seu processo de compra. Percebe-se que o marketing, que antes não tinha nenhuma visão gerencial, vem ganhando uma maior visibilidade e destaque dentro das organizações já que com o passar dos anos o marketing vem trazendo um peso e um destaque para aquelas empresas que usam de forma correta e intensa.

As principais vantagens das organizações que se baseiam no Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos são a redução de estoque, otimização dos transportes e eliminação das perdas, além de uma maior confiabilidade e flexibilidade, antigamente é evidente que os produtos eram empurrados pela cadeia de suprimentos gerando assim margem de erro fazendo com que as empresa estocasse demais para ter estoque futuros, uma tática ineficiente já que se percebe uma rápida mudança no mercado, ou seja, o que é tendência hoje, amanhã já não pode ser, deixando assim a empresa com o estoque de um produto que pode acabar não saindo. Um dos desafios da cadeia de suprimentos são alinhar a demanda e a oferta de produtos de maneira eficiente, de um lado a demanda com clientes exigentes, procurando sempre produtos de qualidades e disponível no mercado, do outro lado a oferta com dificuldades em garantir o produto certo, na hora certa e no local adequado, esses problemas são ligados principalmente à logística e à qualidade.

As organizações, seja ela de qualquer segmento, precisam estar preparadas para as mudanças ocorridas no mercado e entender seu produto, sua perecibilidade e definir o melhor gerenciamento de suprimentos para seu negócio, um produto com alta perecibilidade, uma característica inerente de produtos com por exemplo a hortaliça, necessita de um canal de distribuição que permita a comercialização de forma eficiente. Para que esse processo conduza ao aumento de forma competitiva é necessário que exista a integração, cooperação e compartilhamento de informação tanto dentro da organização como entre as organizações, a cadeia de suprimento é um instrumento capaz de construir vantagem para a cadeia como um todo tendo como objetivos principais a redução de gasto e desperdícios, redução da defasagem de tempo entre o pedido e a entrega do produto, além da flexibilidade e redução do custo.

Um dos conceitos relevante para a competitividade das cadeias de suprimentos é a gestão dos canais de distribuição que devem ser estimular a demanda por meio de atividades promocionais, existem vários fluxos dentro dos canais de distribuição como por exemplo: produto, negociação, propriedade, informação e promoção, esses fluxos devem operar de forma mais competitiva possível, a informação é fator relevante dentro dos canais, cujo objetivo principal é a coordenação dos fluxos dentro dos canais.

33 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download