A INFLUÊNCIA DO MARKETING PARA A FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Marketing

Documento 1

A estratégia de marketing utilizada pela empresa aproxima os compradores, transformando assim consumidores em clientes. Palavras-Chave: Marketing, Fidelização, Retenção, Clientes, Administração. INTRODUÇÃO O presente trabalho procurou demonstrar a força do marketing quando aplicado estrategicamente em uma organização, proporcionando assim a satisfação dos clientes e resultando no aumento da carteira e fidelização dos mesmos. O trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa que foi realizada em uma empresa da cidade, demostrando a forma em que ela se beneficia do marketing e se segue o que é dito por autores de notórios como Kotler, Keller, Tavares e entre outros. A pesquisa realizada buscou demonstrar que diante da expansão do mercado consumidor, é necessário estar em constante inovação para poder se manter competitivo no mercado.

Ao promover a satisfação de determinados grupos de consumidores, que segundo suas necessidades demandam por produtos e serviços que atendam suas expectativas, considera-se a competitividade entre as empresas que tem sido cada vez mais intensa. Sendo assim tem-se como problema “Como a empresa Med Supply através de seus produtos e serviços, pode garantir a satisfação dos clientes e fidelizá-los utilizando estratégias de marketing?”. Com isto, a pesquisa apresentada teve como hipótese a aplicação das estratégias de marketing no plano estratégico, demonstrando o impacto positivo que o marketing provoca nos consumidores, gerando assim a satisfação, preferência, retenção e confiança de seus clientes. O foco principal da pesquisa foi de identificar as melhores estratégias de marketing a serem aplicadas com o intuito de gerar satisfação e a fidelização de clientes.

Portanto a pesquisa identificou o perfil dos consumidores e estratégias utilizadas, descreveu as principais estratégias de marketing usadas para captação de clientes, selecionou as estratégias de marketing mais utilizadas para a retenção de clientes e ainda verificou a eficiência/ eficácia da estratégia de marketing adotada na empresa em questão. Para Churchill e Peter (2005, p. o marketing tem algumas limitações e não é apropriado em algumas situações, pois em determinados casos, quando centrado apenas no cliente, pode vir a incentivar as organizações a dar atenção insuficiente a outros grupos importantes como empregados e fornecedores. Na visão de Kotler (1998, p. o conceito de marketing se fundamenta em 4 pilares, sendo eles: mercado alvo, necessidades dos consumidores, marketing integrado e rentabilidade.

A função do marketing nos negócios não é apenas de lidar com os clientes, mas também entender, criar, comunicar e proporcionar a ele valor e satisfação que constituirão a essência do pensamento e da prática do marketing moderno. Já o cliente Curinga é um cliente improvável, que não se sabe se realmente pode confiar nele como um consumidor que sempre estará comprando de sua empresa ou dos concorrentes. Para estabelecer um padrão e mostrar resultados de um cliente mantido ou a atração de um cliente novo para a empresa, Kotler (1998, p. estimou que: Atrair um novo consumidor pode custar cinco vezes mais do que agradar um consumidor leal. Pode custar dezesseis vezes mais que trazer um novo consumidor ao mesmo nível de rentabilidade de um consumidor perdido.

A preservação de um cliente fiel é muito melhor do que a atratividade de um novo. De acordo com Kotler e Keller (2006, p. fidelidade é um compromisso profundo de comprar ou recomendar repetidamente certo produto ou serviço no futuro [.  o segredo de gerar um grande nível de fidelidade é entregar um alto valor para o cliente. A satisfação, para Kotler e Keller (2006, p. depende da qualidade dos produtos e serviços e, assim como o marketing é obrigação de todos. Para poder incentivar a fidelidade, segundo Tavares (2012, p. é preciso que mostre ao cliente que ele é especial, estando sempre conectado sabendo de tudo que seus concorrentes oferecem a ele para que possa oferecer melhor, atualizado sobre os melhores produtos que estão chegando ao mercado para que possas oferecer sempre o melhor, disponível sempre para melhor atende-lo, mostrando que ele é prioridade e está ligado a qualquer tipo de inovação ou mudança para oferecer sempre coisas com diferencial que a internet não apresenta.

A fim de reduzir a perda de clientes, Kotler e Keller (2006, p. apontam cinco passos que a empresa deve seguir, sendo eles: definir e calcular o índice de retenção dos clientes; identificar as causas dos problemas e ver as que podem ser mais bem gerenciadas; estimar quanto lucro ela deixa de ter; calcular quanto custaria reduzir os níveis percentuais da perda e, por fim, nada se compara a ouvir os clientes. Portanto, é muito importante que a empresa utilize bem o marketing, pois conhecendo seus consumidores, se torna possível identificar as necessidades de cada um, e com essas informações mais o feedback recebido advindo deles, os serviços são melhorados, gerando confiança, deixando clientes satisfeitos, fiéis e consequentemente rentáveis, impondo deste modo pequenas barreiras contra a concorrência, visto que a conquista de um cliente novo é bem mais cara, conforme defendido por Kotler (1998, p.

A empresa comercializa produtos técnicos com tendências e conceitos inovadores no mercado hospitalar, trabalhando com produtos como saneantes, seringas, agulhas, lancetas, óleos para ferida, géis para cicatrização, e bandagens para cuidar de feridas, assim como álcool gel, toalhas inovadoras para banho de leito, cateteres, fitas para medição de glicemia, cânulas e sondas. A Med Supply vem se firmando como um distribuidor diferenciado no atendimento de produtos e serviços, nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, onde possui exclusividade de seus produtos. Seu gestor Marco Antônio Barbosa de Almeida, é Administrador de Empresas, Pós-Graduado em Gestão de Negócios. Para que seja possível avaliar a Praça de uma empresa, é de grande importância que a organização conheça seu cliente e onde ele se encontra, pois assim, se pode iniciar um banco de dados com as informações mais importantes dos clientes, tornando mais fácil encontra-lo e criar o marketing voltado para ele.

A empresa analisada contém sua Praça, ou seja, seu local de atuação, com foco na a região de Minas Gerais e Espírito Santo, pois são estes os estados nos quais está autorizada a fornecer seus produtos por conter exclusividade. defende sobre o custo de manter um cliente. Com seus clientes digitais que vem do Facebook, Skype e através de sua página na internet, a empresa busca a aproximação com os consumidores para que se tornem clientes fiéis por meio de visitas técnicas de seus representantes comerciais, enfermeiros e através de ligações. Em relação ao Produto ofertado pela empresa, a mesma trabalha com os mais diversos tipos de produtos voltados para o setor médico hospitalar. Seus consumidores ideais são hospitais, clínicas e médicos, dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, sendo que geralmente os médicos são os utilizadores finais do produto, por isso, uma parte é voltada para eles também.

Os produtos se diferenciam dos demais concorrentes ofertando uma maior qualidade, diferencial técnico e recomendações de diversos órgãos. Produtos altamente seguros e com diferenciais técnicos certamente elevam o valor, porém, para isto, há o marketing desses preços e a empresa busca trabalhar realizar a composição de contratos. Contratos são excelentes maneiras de ter o cliente caminhando juntamente com a organização, pois quando o contrato é realizado, a empresa tem a certeza de que o cliente está seguro e confiante na mesma, pois o mesmo se sentiu à vontade para poder realizar uma parceria com a organização. Em relação ao marketing realizado com base nos preços de combos, a empresa consegue reduzir o valor produto de acordo com a quantidade, e a redução de preços é algo que grande parte do mercado consumidor busca, sendo preços mais em conta e produtos de qualidade, o que gera uma maior atratividade.

Portanto, de acordo com os dados obtidos e analisados, podemos observar que a empresa em questão, busca se aproveitar do marketing utilizando os princípios para atender as necessidades de seus clientes, pretendendo gerar sempre a satisfação de seus consumidores, gerando assim a retenção dos mesmos. Quando a organização possui clientes retidos e compromissados, pode-se dizer que a mesma tem clientes fiéis, com isto, evita maiores gastos. CHURCHILL JR, Gilbert A. PETTER, J. Paul.  Marketing: Criando valores para os clientes. ed.  Administração de Marketing. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. RICHARDSON, R. J. Há um tempo de vida útil para seu produto? Qual o tempo de vida do produto? Todos nossos produtos contém um prazo de vida útil de acordo com o estabelecido pela Anvisa.

Quando o produto do cliente está vencendo, realizamos quanto solicitado por ele uma troca para que o mesmo não perca o quantitativo que há em estoque. Há algum consumidor ideal para seu tipo de produto? Se sim, quem seria? O consumidor ideal de nossos produtos são hospitais e clínicas, podendo ser também alguns médicos, pois são eles geralmente os utilizadores finais. Geralmente para cada produto nosso, buscamos um consumidor final. Como seu produto se diferencia dos já existentes no mercado? Nossos produtos contêm diferenciais técnicos e qualidade. Quais formas de pagamento são agradáveis aos clientes? Nossos clientes preferem pagar no boleto que enviamos juntamente com os produtos, pois acaba sendo uma forma mais segura e fácil de pagar. Porém quando se faz necessário um pagamento adiantado ou mesmo o cliente perde o boleto, aceitamos também o pagamento via deposito bancário, necessitando apenas da identificação e informação do cliente dizendo foi realizado o depósito.

Praça 1. Você conhece seu cliente? Sim, para isso, fazemos um cadastro do mesmo em nosso sistema com seus principais dados, como por exemplo, localização, CNPJ, telefone, produtos adquiridos e a que valor, bem como a data de compra, prazo de pagamento. Sabe onde seu cliente se encontra? Nossos clientes estão na região de Minas Gerais e Espírito Santo, nós os encontramos em clínicas e hospitais, havendo sempre um monitoramento interno e externo. Promoção 1. Como é avaliado o sucesso de sua campanha de marketing? Nossa campanha de marketing é avaliada de acordo com o número de clientes que chegam a nós e aos clientes que já estão conosco, porém não conheciam outras linhas de produtos e agora conhecem. Qual a forma de divulgação mais utilizada pela empresa? A forma mais utilizada de divulgação da empresa é por meio de visitas técnicas.

É realizada uma pesquisa para que possamos saber onde as visitas técnicas são melhor aproveitadas. Ligações são realizadas para clientes que compram e já compraram conosco.

77 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download