A IMPORTÂNCIA DO MONITOR DISCIPLINAR NO AMBIENTE ESCOLAR

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Entender a relação do Regime Militar com a Educação; - Conceituar escola cívico-militares; - Falar sobre a indisciplina escolar; - Fomentar a necessidade de resgate de valores cívicos - Descrever a importância que o Monitor Disciplinar. PROBLEMA Como o Monitor Disciplinar pode ser um aliado na construção do processo ensino aprendizagem e na formação ética, cidadã e civil das pessoas? 6. HIPÓTESE Há muito tempo a indisciplina tem promovida dentro dos espaços escolares a baixa da qualidade de ensino, sobretudo a eles acarretam em desfavorecimento da aprendizagem de uma boa parcela de alunos que querem aprender. Diante disso, os pais têm procurado escolas cívico-militares para construir sobre seus filhos valores que até então vem se perdendo na sociedade.

JUSTIFICATIVA Por anos lemos nos livros que as escolas militares tinham tendências totalmente tecnicistas e conservadoras de ensino. É ele que está diante de todos os alunos da escola. Por ele, passam assuntos e anseios discentes que nem professores, pedagogos e diretores talvez saibam. Espera que ao elencar a necessidade em produzir um texto sobre o profissional promovam-se várias inferências e mudanças de atitudes não só do profissional a ser retratado, que deve buscar formação e conhecimento, mas da sociedade em valorizar um pouco mais esses profissionais que também assumem a função de educadores. REFERENCIAL TEÓRICO 8. Monitor disciplinar Silva (2019) diz que a partir do ano de 2019 com a postura de um presidente com inclinação ao militarismo, muitas escolas do país adotam diretrizes e implantação de escolas cívico-militares, ou aquelas que já existia ganharão sobre elas maior visibilidade.

Ainda para o governo do Estado de Santa Catarina será de responsabilidade dos monitores escolares ensinar cinco valores indispensáveis para uma formação humana mais disciplinada como honestidade, civismo, dedicação, respeito e excelência, sobretudo ensinar aos alunos que a disciplina é fundamental para a convivência nesses espaços escolares. A INDISCIPLINA NO AMBIENTE ESCOLAR E OS DESAFIOS DO MONITOR DISCIPLINAR Conforme Lima (2018) a indisciplina escolar é um assunto que tem sido debatido há anos nos espaços escolares, sobretudo que ela impacta diretamente no desenvolvimento negativo da aprendizagem do aluno que a comete quanto aos que estão no mesmo espaço. Isso porque, segundo o autor, o espaço escolar que seria de construção única do conhecimento, é interrompido pela desordem de comportamentos. Fatores associados a falta de ações da família na educação de seus filhos, hiperatividade, vítimas de agressões podem ser o motivo pelas quais ela aparece.

Antunes (2015) diz que a indisciplina quando não monitorada com cuidado pode fazer com que a criança na fase adulta apresente os mesmos comportamentos e isso a faz, na transgressão de regras sociais, a construir uma imagem negativa sobre si. Como ele está mais próximo a todos, pode nutrir pedagogos e diretores sobre as necessidades dos alunos, que são despercebidas pela equipe pedagógica e administrativa da escola. Santos (2013) traz um retrato de desigualdades postuladas na figura do monitor em relação aos docentes efetivos. Isso porque não se dá o verdadeiro valor a esse profissional, que ganha menos, mas tem uma responsabilidade também pedagógica. Muitas vezes quando um profissional efetivo falta ao trabalho, o monitor assume a função. Bernardo (2019) diz que a diferenciação e posterior desqualificação entre professores e monitores acarretam num empobrecimento do ensino, pois separar professores como promotores de ações metodológicas e pedagógicas de ensino e monitores apenas cuidadores é distanciar as crianças de um trabalho mais efetivo com outros profissionais que estão sob sua responsabilidade.

Assim, de posse disso, terá melhor resultados de sua ação. Segundo o Ministério da Educação de 2020 espera-se que as Escolas Cívico-Militares sejam crescentes no país que até em 2023 serão implantadas 216 escolas no país com uma meta de 54 por ano. Quem realizará a gestão dessas unidades, serão os militares que estarão a serviço tanto na área administrativa quanto pedagógica e os cargos serão compostos por militares cuja formação lhes forem pertencidas. A RELAÇÃO MILITAR COM A EDUCAÇÃO AO LONGO DA HISTÓRIA Rodrigues (2016) diz que no período de 1889 as escolas militares eram muito procuradas pelos jovens de classes mais elevadas da sociedade, uma vez que umas das exigências para o ingresso era falar corretamente e ter o domínio das quatro operações.

Algo mais distante dos mais pobres. METODOLOGIA Será adotada no estudo, que versa falar sobre Monitor Disciplinar, a pesquisa do tipo bibliográfica com abordagem qualitativa. Esses instrumentos farão parte de toda a busca de assuntos pertinentes ao tema. É importante enfatizar que a compreensão dos elementos analisados deve ter relevância científica e documentos reais. Sobre ele as interpretações devem contextualizar o caminho de proposições estabelecido pelos autores que declinaram grande tempo em comprovar ou desmitificar um assunto ainda em embates ou novos à sociedade. Conforme Gil (2010) toda a pesquisa bibliográfica busca leitura de documentos já publicados pelo meio científicos. Os últimos dez anos foram a linha de tempo utilizadas sobre a construção da pesquisa. Há pretensão de realizar um estudo mais amplo com três capítulos.

Sendo que no primeiro serão construídos os conceitos sobre a ordem histórica e o surgimento das escolas militares no país, bem como suas diretrizes e formação humana. Numa segunda seção serão retratados quais os agentes importantes na construção do conhecimento, que será trazido a figura do Monitor Disciplinar e, por fim, serão retratados os desafios que ele enfrentará em toda a sua atividade de trabalho. Espera-se que esse estudo acrescente além de conhecimento acadêmico, ações que versem construir sobre todos os profissionais da educação, principalmente sobre o monitor, reconhecimento importante e fundamental de sua função na construção de um indivíduo melhor. S. Impactos da Criação do Cargo de Monitor de Apoio à Educação no Município de Governador Valadares: Reflexões a partir das Legislações Educacionais.

Disponível em https://www. univale. br/wp-content/uploads/2019/09/PEDAGOGIA-2018_2-IMPACTOS-DA-CRIA%C3%87%C3%83O-DO-CARGO-DE-MONITOR-DE-APOIO-%C3%80-EDUCA%C3%87%C3%83O. Disponível em file:///D:/Users/User/Downloads/Regimento_Escolar_dos_CCMDF. pdf. Acesso em 09 de julho de 2020. CUNHA, A. R. Santa Catarina, 2019. Disponível em http://www. sed. sc. gov.  Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. Vol. pp. Janeiro de 2018. br/navig24/dossie/N24_dossie6. pdf. Acesso em 31 de julho de 2020. SANTOS, L. M. SCARTEZINI S. J, J. F. Cartilha de Estudos - Regimento Escolar CCMDF. Polícia Militar do Distrito Federal, Brasília, 2019.

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