A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I, A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA MARXISTA.
APÓS, PRODUZIR AS CONSIDERAÇÕES. O seguinte trabalho tem como proposito refletir sobre a importância do ensino de história nas series iniciais do ensino fundamental i, e a analisar as estratégias e metodologias abordadas, realizando uma investigação a importância de ser compreender como estão sendo trabalhado as unidades curriculares. Este trabalho vem refletir sobre a importância do ensino de História nas séries citadas acima que possa contribuir para a construção de um aluno crítico e reflexivo acerca dos fatos reais. Portanto, é a partir destes preceitos, que se discorre uma análise numa perspectiva marxista priorizando o ensino crítico da História levando a criança para a compreensão do que é ser cidadão. Trate-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza teórica que constatou uma metodologia Dialética é um método de diálogo cujo foco é a contraposição e contradição de ideias que levam a outras ideias e que tem sido um tema central na filosofia ocidental e oriental desde os tempos antigos.
Esse viria a ser o laboratório para as experiências educacionais no Brasil, tendo uma ligação direta com o Estado brasileiro já existente entre 1822 e 1889, e a monarquia constitucional parlamentarista como seu sistema político. Precedeu a República dos Estados Unidos do Brasil, depois e atualmente, República Federativa do Brasil, assim afirma Borges e Braga (2007). Segundo Borges e Braga (2007), o ensino religioso ocupava a maior parte da grade curricular, estando inserido no contexto de todas as disciplinas, só anos depois houve um incentivo para uma mudança curricular, para que houvesse um ensino mais plural e menos religioso, com a inserção de disciplinas voltadas para as ciências da natureza. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (1998), o ensino de História foi caracterizado a partir de dois momentos, iniciando-se na primeira metade do século XIX, com a introdução no currículo escolar.
O segundo momento veio ocorrer a partir das décadas de 30 e 40 deste século. Isso pode ocorrer no ensino de História no Fundamental I, que se constitui por excelência em espaço de socialização, pois propicia o contato e o confronto com adultos e crianças de várias origens socioculturais, de diferentes religiões, etnias, costumes, hábitos e valores, fazendo dessa diversidade um campo privilegiado de experiência educativa. Quando os professores não se amparam nesses referenciais para a elaboração de suas atividades, podem não perceber que estão trabalhando com o conhecimento histórico e, quando trabalham, cometem equívocos que acarretam aspectos negativos na aprendizagem da criança sobre a temática. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até seis anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade (Brasil, Lei de diretrizes e bases da educação nacional, 1996 p.
Valorizar os meios pelos quais evoluiu o processo histórico, assim como os seus efeitos, a maneira como tudo pode se repetir a cada novo contexto, os fatos O que se propõe é à sociedade atual é despertar o prazer em conhecer o seu passado. E fazer perceber como se constrói sua identidade. A análise dos dados evidenciou uma disciplina sem atrativo pelos alunos e sem formação crítica a respeito do aluno com ser histórico em sociedade. Segundo Oliveira (2003), entendemos que todos os esforços possíveis devam ser analisados para que o aluno seja o maior beneficiado com o ensino históricocrítico na construção de sua cidadania. Mas cabe ao professor e a escola a escolha mais pertinentes diante da grande diversidade de conteúdos que se apresentam, pois estes não devem ser considerados fixos.
Professor e escola devem ter o domínio para recriá-lo de acordo com a realidade e a caminhada de seus alunos. O professor de História, tendo o conhecimento das construções sociais durante os tempos, tem a capacidade de mostrar que as mudanças no tempo presente são possíveis de serem compreendidas. AMADEO, J. G. Org. A teoria Marxista hoje: problemas e perspectivas. São Paulo: Expressão Popular, 2007. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1997. BORGES, M. BRAGA, J. O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. a ed. São Paulo: Cortez; 2008. BRANDÃO, C. R. O que é Educação. a ed. Campinas: SP. GADOTTI, M. História das Ideias Pedagógicas. a ed. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas.
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