A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

Consequentemente, a empresa tem que pagar impostos para operar regularmente e isso exige que o escritório de contabilidade forneça informações seguras e consistentes. Assim, o Avião surge como uma opção para empresas que buscam fazer uma contabilidade tributária séria e de alta qualidade. Daí a necessidade de aprofundar ainda mais o tema. Palavras-chave: Contabilidade Tributária, Gerenciamento, Impostos. ABSTRACT The aim of this study is to demonstrate the importance of tax accounting. Conforme o ambiente econômico e social em que o contador atua evolui, Faria e Nogueira (2007) destacam a importância do contador na resolução de problemas, na interpretação de relatórios gerenciais e no desenvolvimento do aspecto estratégico, visto que é um grande auxiliar na tomada de decisões. fazendo nas organizações, e o profissional deve estar preparado para essas mudanças.

Para Fabretti (2005), a contabilidade é a ciência que examina, registra e controla os bens e as alterações que afetam os atos e fatos administrativos, evidenciando ao final de cada exercício o resultado obtido e a situação econômico-financeira da entidade. Portanto, para Araújo e Assaf (2004, p. “a contabilidade visa gerar informações para os administradores, diretores e demais usuários sobre a vida econômico-financeira da empresa. a fase de contabilidade foi denominada fase de contabilidade empírica (IUDÍCIBUS; MARION, 2007). Quando ainda não existia moeda, havia troca de mercadorias e mercadorias, e assim Iudícidus (2000) cita que a prática da contabilidade surgiu com a necessidade de um homem primitivo para contar e controlar seus rebanhos, suas ânforas de bebidas, onde os comerciantes já estavam começando a baixar suas obrigações, direitos e bens de terceiros.

Para o autor, porém, o homem avançou e a contabilidade necessária à evolução do processo humano também acompanhou essa evolução. Porém, o cuidado com a propriedade e o patrimônio é uma constante no homem da antiguidade (como é hoje), ele teve que aprimorar constantemente seu instrumento de avaliação da situação patrimonial junto com as atividades desenvolvidas na dimensão da complexidade [. IUDÍCIBUS, 2004, p. Lima (2006, apud Agostini; Carvalho, 2011, p. defende a contabilidade em quatro etapas da sua evolução, conforme o quadro abaixo: Quadro 1 – Etapas da evolução da contabilidade Período Características Contabilidade do Mundo Antigo Período que se inicia com a civilização do homem e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Líber Abaci, da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.

Contabilidade do Mundo Medieval Período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Seriptures (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Pacioli, publicado em 1494; enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribui para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano. Contabilidade do Mundo Moderno Período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra “La Contabilità Applicatta Alle Amninistrazioni Private e Pubbliche”, da autora de Francesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade. º ficam criados o Conselho Federal de Contabilidade e os Conselhos Regionais de Contabilidade, de acordo com o que preceitua o presente Decreto Lei. A criação do Conselho Federal de Contabilidade, atribuído para organizar o seu regimento interno, aprovar os Regimentos Internos organizados pelos Conselhos Estaduais, tomar conhecimento de quaisquer dúvidas suscitadas nos Conselhos Regionais e dirimi-las, decidir em última instância, recursos de penalidade imposta pelos Conselhos Regionais, publicar o relatório anual de seus trabalhos, em que deverá figurar a relação de todos os profissionais registrados (MOURA, 2003, p.

Portanto, para os Contabilistas e os Escritórios de Contabilidade exercerem suas atividades profissionais, deverá ser registrado no CRC. Conceito de Contabilidade Tributária. Segundo Fabretti (2006), a contabilidade tributária é a área de aplicação das ciências contábeis, que visa apurar com precisão o resultado econômico de um exercício fiscal a fim de pactuar a geração de tributos para uma determinada entidade. Desta forma, foram criadas as figuras da elisão, evasão e elusão tributária. De acordo com Oliveira (2005), o conceito de evasão corresponde ao agente (contribuinte) que, por meios ilícitos, visa a acabar, diminuir ou retardar o recolhimento de um tributo já devido pela ocorrência do fato gerador. Enquanto na elisão, o contribuinte licitamente visa a evitar, minimizar ou adiar a ocorrência do fato gerador antes que este fato ocorra, evitando assim a origem da obrigação tributária.

Oliveira (2005, p. destaca ainda que, “na elusão, o contribuinte assume o risco pelo resultado, visando a uma tributação menos onerosa, conforme o uso de meios atípicos – seja para evitar a ocorrência do fato gerador, seja para pô-lo em subsunção com uma norma menos dispendiosa”. De acordo com a CF, compreendem os impostos, as taxas e a contribuição de melhoria, conforme previsto em seu Artigo 145. “Art. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, poderão instituir os seguintes tributos: I - Impostos; II - Taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição; III - Contribuição de Melhoria, decorrente de obras públicas.

º- Sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultando à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte. º- As taxas não poderão ter base de cálculo própria de impostos. METODOLOGIA Com a finalidade de evidenciar a realidade e benefícios da contabilidade tributária contabilidade, foi feito uma pesquisa bibliográfica. Por meio da pesquisa bibliográfica foi possível avaliar o emprego da contabilidade no terceiro setor. Foi realizado um método de pesquisa de natureza qualitativa, com apoio de revisão de literatura nacional e internacional, empregando os bancos de dados PUBMED, MEDLINE e SCIELO, a partir da pesquisa e revisão bibliográfica realizadas, foi plausível descobrir a necessidade da contabilidade tributária ser feita com responsabilidade e transparência podendo ser responsável legalmente seguindo as normas e leis, os conceitos através das informações adquiridas no decorrer do trabalho, foi exposto informações, assim como orientações.

CONSIDERAÇÕES FINAIS A falta de conhecimento em ciências contábeis sobre questões tributárias e a confusão que causam com a legislação contábil e tributária estão se tornando cada vez mais uma realidade. Para demonstrar a importância da contabilidade tributária, é apresentado um tópico. São Paulo: Atlas, 2004. Código Tributário Nacional. Disponível em: <http:www. receita. fazenda. Acesso em 01/05//2022. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES 10, de16 de Dezembro de 2004. Disponível em: Acesso em: 02/07/2022. Constituição Federal/1988. São Paulo: Atlas, 1999. FABRETTI, L. C. Contabilidade Tributária. ª ed. São Paulo: Atlas, 2000. IUDÍCIBUS, S. Teoria da Contabilidade. ª ed. São Paulo: Atlas, 2004. ª ed. São Paulo: Atlas, 2007. INDÍCIBUS, S. de; MARTINS, E. CARVALHO, L.

br/conteudo. php?i=355>. Acesso em: 02/07/2022. MARION, J. C. NIYAMA J. K. A Aderência do Conteúdo da Disciplina Contabilidade Tributária Ministrada nos Cursos De Graduação em Ciências Contábeis do Brasil ao Conteúdo do Currículo Internacional Proposto pela ONU. Revista Ambiente Contábil, v. n. MENDES P. C. M. AQUINO D. R. php/universocontabil/article/view/981>. Acesso em: 02/07/2022. OLIVEIRA, G. P. de. CHIEREGATO, R. JUNIOR, J. H. P. GOMES, M.

362 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download