A importância da ludicidade na Educação Infantil

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Conclusão 9. Referências Introdução O significativo crescimento do direito a educação infantil desperta no ser humano a esperança de uma nação mais próspera e desenvolvida. A história concede luz ao futuro, que por sua vez, exige considerável dedicação por parte de todo o corpo docente, de modo que a educação infantil seja concedida eficientemente para todas as crianças. Torna-se mordomia da criança, a partir da determinada idade, ser investida de orientação e preparo para o mundo educacional. Com tal afirmação, esta pesquisa apresentará uma sequencia didática com perspectivas e experiências sobre como a educação pode ser introduzida na vida das crianças. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Art. da Constituição Federal de 1988, grifo nosso). Partindo desta premissa, vê-se que a criança portadora de direitos depende de três organizações portadoras de deveres: Estado, sociedade e família. Assegurar prioritariamente que o pueril tenha acesso às mordomias mencionadas é um desafio que, infelizmente, é ignorado muitas vezes pelos responsáveis. Dessa forma, calcula-se que, o ser humano está concomitantemente conectado com o lúdico. De modo natural, brincadeiras e jogos já fazem parte da vida das pessoas desde seu nascimento. O conceito acentuado em questão é converter as atividades lúdicas em aprendizado, crescimento e aperfeiçoamento de técnicas, princípios e capacidades do praticante. Além disso, é necessário apreciar as palavras de Marcellino (2003, p. O lúdico privilegia a criatividade, a inventividade e a imaginação, por sua própria ligação com os fundamentos do prazer.

Conforme Antunes (2005, p. “as implicações da necessidade lúdica extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo”. Assim, computa-se que o lúdico pode ser composto de infindáveis momentos, atividades e exercícios salutares para a mente e o corpo. Esses momentos proporcionam diversão e desenvolvimento físico, social e intelectual para quem os pratica (Lima, Carvalho e Nascimento, 2020). Desse modo, vale lembrar que simples artifícios podem sobrepor a escassez de criatividade e conceder momentos agradáveis dentro e fora de sala. As sequências didáticas a seguir demonstram melhor a eficiência que alguns exercícios lúdicos praticados dentro e fora das salas resultaram nos alunos. Sequência didática A sequência didática a seguir é dotada de duas atividades, com intenções diferentes, porém complementares.

Foram escolhidas essas duas ações lúdicas com o propósito de cultivar determinadas virtudes físicas, emocionais e intelectuais dos estudantes de quatro anos de idade. Objetivos de aprendizagem Campos de experiência Desenvolvimento Recursos Avaliação Reforçar um conteúdo ministrado pelos professores ou já vivenciado de alguma forma pelos alunos. Memória, mente e agilidade dos alunos. A essência da atividade em si requer que a criança segure uma caixa de papelão larga com um buraco no meio e alguns obstáculos, como palitos de picolé, e seu objetivo é derrubar a bola contida na caixa apenas com seus movimentos. Para aumentar a dinâmica, dividimos equipes para as execuções. Caixa de papelão, tesoura, bola pequena e palitos de picolé. Por meio desse entretenimento, pudemos analisar o crescimento das aptidões físicas e empáticas, já que contamos com equipes para realizar as tarefas.

Computamos também o desenvolvimento das habilidades motoras dos pequenos estudantes. Disponível em: http://basenacionalcomum. mec. gov. br/abase/#infantil Lima, Carvalho e Nascimento. A importância da ludicidade na educação infantil. asp#:~:text=227%20%C3%89%20dever%20da%20fam%C3%ADlia,al%C3%A9m%20de%20coloc%C3%A1%2Dlos%20a Gomes, De Oliveira e Da Paz. O lúdico como estratégia de ensino e aprendizagem na educação infantil. Rondônia, 2021 Joana Nély Marques Bispo. A ludicidade como motivação na aprendizagem. São Gonçalo, 2009.

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