A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E DA QUALIDADE DE VIDA
Tipo de documento:Artigo cientifíco
Área de estudo:Educação Física
Os benefícios trazidos pela prática de atividades físicas regular, benefícios esses que vão muito além da saúde, eles melhoram significativamente a qualidade de vida como um todo. Para se obter informações sobre o tema estudado, optou-se por uma revisão de literatura, onde os resultados obtidos consideram a atividade física de extrema importância para a promoção da saúde em qualquer idade, pois busca contribuições para a longevidade e melhora da qualidade de vida, através dos benefícios fisiológicos, psicológicos e sociais. Palavras-chave: educação física, saúde, qualidade de vida. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EDUCAÇÃO FÍSICA Histórico e conceito da Educação Física O homem sempre se movimentou, desde a antiguidade o homem primitivo precisa se locomover de uma região para outra, em busca de sobrevivência.
Ele precisava desenvolver capacidades corporais para andar, correr, nadar, arremessar, ou subir em árvores, era uma questão de vida ou morte. Ainda segundo a autora, Educação Física é definida como uma disciplina que estuda as formas de expressões corporais, e engloba atividades recreativas como brincadeiras, danças, jogos coletivos e individuais. Assim a Educação Física pode contribuir significativamente na formação do caráter e pode estar diretamente relacionada ao desenvolvimento físico, emocional e social do indivíduo. O objetivo da Educação Física é envolver o aluno e despertar seu interesse por atividades físicas fazendo-o reconhecer seu próprio corpo, suas características físicas e suas limitações. As atividades em grupo ou mesmo individuais estimulam ao respeito mútuo e a valorização das diferenças.
SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA Conceitos de Saúde De acordo com a Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 1946, a saúde não consiste apenas na ausência de doença ou de alguma enfermidade, saúde é um estado de bem-estar completo, físico, mental e social. A Qualidade de Vida é muito mais do que um simples cuidado com a saúde ou prática de esportes, a qualidade de vida é descrita na literatura como ações desenvolvidas em busca da melhoria no bem-estar e do desenvolvimento humano. “A qualidade de vida está diretamente relacionada com as necessidades e expectativas humanas e com a respectiva satisfação destas” (KANAANE, 1999, p. Seu conceito é muito abrangente, e está relacionado com saúde física e psicológica, relações sociais que envolvem família, trabalho e escola.
Para Bom Sucesso (2002). Qualidade de vida está associada ainda, ao tratamento humano, na gentileza, na leveza das relações nos relacionamentos sinceros, lealdade e aceitação de pontos de vista divergentes. Sabe-se que, quando o indivíduo passa a praticar alguma atividade física, deixando o sedentarismo de lado, o risco de morte por doenças cardíacas diminui em 40%. Desta forma é possível perceber os benefícios que a atividade física traz à saúde quanto a prevenção e controle de doenças, e que pequenas mudanças nos hábitos são capazes de gerar grandes mudanças positivas na saúde e na qualidade de vida. No que se refere à saúde mental, Vilarta (2007), ainda diz que a prática de exercícios físicos também se mostra eficiente, pois libera duas substâncias hormonais importantes na sua corrente sanguínea: dopamina e serotonina, que além de aumentar a sensação de bem-estar e de satisfação auxiliam na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhorando o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que melhora na capacidade de lidar com problemas e com o estresse.
Os hormônios liberados pela pratica de atividades físicas combatem e previnem a depressão, deixam o indivíduo mais feliz, tranquilo e animado para seus afazeres do seu dia a dia. O convívio social também pode ser beneficiado pela prática esportiva, pois com as mudanças corporais, são capazes de aumentar a autoestima, a autoconfiança e a afetividade, contudo a escolha adequada da atividade física é muito importante para obter os benefícios em sua totalidade, pois a atividade física também está ligada ao prazer, assim é importante que o indivíduo se sinta bem ao pratica-la. entende que a Educação Física: “Deve ocupar-se do corpo e de seus movimentos, voltando-se para a ampliação constante das possibilidades concretas dos seres humanos, ajudando-os, assim, na sua realização mais plena e autentica.
extremamente difícil alcançar esse propósito de separarmos os aspectos físico, mental, espiritual e emocional do homem e não os percebemos dentro de sua unidade e totalidade. Mesmo no caso do esporte de alta competição, em que os objetivos se voltam para o rendimento e o resultado, a vida mais plena do homem não pode, em hipótese alguma, ficar comprometida. Qual é o sentido de um esporte que se esqueceu de que existe para melhorar a qualidade de vida dos homens, e não para robotizá-los na busca obsessiva e indiscriminada do recorde ou do primeiro lugar, transformando-os, às vezes, em monstros humanos? Sobre a prática de atividades físicas, Santana e Costa (2016) destaca a importância desta prática para crianças, jovens e idosos.
Para crianças e jovens, auxilia no desenvolvimento intelectual melhorando o desempenho escolar e o convívio social, ela pode ainda ser usada como uma via de escape para a hiperatividade. OBJETIVO ESPECÍFICO a) conceituar na literatura Educação Física; b) estudar a importância da Educação Física; c) conceituar na literatura Saúde e Qualidade de Vida; d) entender como a Educação Física pode influenciar positivamente a saúde e a qualidade de vida da sociedade. METODOLOGIA A metodologia utilizada no presente estudo foi uma revisão de literatura, onde foram utilizados livros e artigos publicados, entre os anos de 1999 e 2016, em bases on-line de dados científicos (Google Acadêmico). Os artigos selecionados abordaram temas sobre Educação física e Saúde.
As palavras-chave utilizadas nas pesquisas foram: educação física, saúde, qualidade de vida. CONSIDERAÇÕES FINAIS A Educação Física, é uma prática transformadora que desperta a busca por uma vida mais ativa e hábitos humanos e saudáveis. Universidade Católica de Brasília. Disponível em: <http://extensao. cecierj. edu. br /material didático/sau2201/aula08_TC01. Rio de Janeiro. Qualitymark, 2002. GOLDNER, Leonardo Junio. Educação Física e Saúde: Beneficio da Atividade Física para a Qualidade de Vida. f. KANAANE, Roberto. Comportamento Humano nas Organizações. O homem Rumo ao Século XXI. – 2 ed. São Paulo. Papirus, 2004. MOREIRA, Wagner Wey. Educação Física e Esportes: Perspectivas para o século XXI. ed. São Paulo. Disponível em: <https://sapientia. ualg. pt/bitstream/10400.
Tese%20Mestrado%20-%20Nuno%20Miguel%20Viegas%20Rodrigues. pdf> Acesso em 22. VILARTA, Roberto. Saúde Coletiva E Atividade Física: Conceitos E Aplicações Dirigidos À Graduação Em Educação Física. São Paulo: IPES EDITORIAL, 2007. Disponível em: <file:///C:/Users/CLAYTON/Downloads/Saudecoletivaeatividadefisica. pdf> Acesso em 21.
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