A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Religião

Documento 1

MÉTODOS 7 3. RESULTADOS 9 4. DISCUSSÃO 11 2. Avaliação formativa de habilidades práticas 14 2. Papel da avaliação formativa no ensino do trabalho prático 15 2. Se concentra em conhecimentos, conceitos e uma série de habilidades que os alunos devem adquirir por conta própria com a orientação de seus professores. Portanto, o papel do professor é facilitar a aquisição de habilidades pelos alunos usando diferentes métodos de ensino, como ensino baseado em problemas, trabalho em grupo e atividades práticas que permitem que os alunos desenvolvam habilidades práticas (SENA et al. O professor deve expor os alunos a situações em que suas ideias são confrontadas com os conceitos das Ciências Biológicas e Físicas, que são sustentadas por evidências através da experimentação.

Isso pode levar os alunos a entender melhor os conceitos de Ciências Biológicas e Físicas e, portanto, ter um melhor desempenho em exames práticos (PERUZZI; FOFONKA, 2014). O valor do ensino do trabalho prático foi reconhecido no nível secundário sênior. o trabalho prático de ensino é uma abordagem que desenvolve a compreensão processual, permite aprender fazendo e oferece oportunidades para os alunos tocarem e segurarem os equipamentos em vez de serem ensinados teoricamente. O trabalho prático permitiria, assim, aos alunos fazer ciência usando as formas de investigação científica. Além disso, o ensino do trabalho prático visa estimular o desenvolvimento de habilidades analíticas e críticas e criar interesse pela ciência. Para aumentar o interesse dos alunos pela Biologia e Ciências Físicas e para que se motivem a fazer ciência, é importante que os professores ensinem e realizem trabalhos práticos com eles (PERUZZI; FOFONKA, 2014).

Ensinar trabalhos práticos com objetos e materiais reais ajuda professores e alunos a comunicar ideias e informações sobre o mundo natural e também oferece oportunidades para desenvolver habilidades práticas dos alunos na abordagem científica da investigação. Presume-se que a maioria das investigações são de alcance restrito e fortemente concentradas nas demandas percebidas de avaliação (PERUZZI; FOFONKA, 2014). Portando, desenhou-se o presente estudo para descrever o estado da arte do ensino de Biologia Celular por meio de práticas. MÉTODOS Nessa pesquisa a metodologia adotada tratou-se de uma revisão sistemática com os dados coletados através de acesso às bases de dados Periódicos CAPES e Scielo sendo utilizados os seguintes descritores: em português nas bases de dados (ensino AND biologia AND “aula prática).

O Google Scholar é conhecido por conter muito “ruído” nos seus resultados, para tanto, optamos por uma pesquisa mais precisa (ensino "biologia celular" "aula prática" -"plano de aula"). Os critérios de inclusão foram de trabalhos que tenham os seguintes: • Textos descritivos/dissertativos que abordem o tema. RESULTADOS Foram encontrados em ambas as plataformas 1011 artigos. Para se aplicar os critérios de inclusão se utilizou o filtro da própria plataforma de busca, porém cerca de 68 artigos passaram por verificação de conteúdo manualmente para poder se definir se esses estavam no tema definido. Após os critérios de exclusão, foram selecionados 12 trabalhos para leitura na íntegra, descritos no quadro 1, na figura 1 os artigos encontrados em ambas as plataformas somaram 6 artigos. Quadro 1: Resumo dos artigos selecionados na presente revisão.

Autor Objetivo Metodologia Resultado Conclusão ARAÚJO; FREITAS, 2019 Investigar a realização de aulas práticas no laboratório de Biologia por alunos do curso técnico em Análises Clínicas de uma escola pública profissionalizante de Floriano/PI, e quais implicações essas atividades práticas podem contribuir para a construção da carreira profissional. Quadro 1: Resumo dos artigos selecionados na presente revisão. Continuação. Autor Objetivo Metodologia Resultado Conclusão NEGRO-DELLACQUA et al. Relatar uma experiência de aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na disciplina de Biologia Celular e Molecular em um curso de Fisioterapia. Trata-se de uma pesquisa aplicada, na modalidade relato de experiência, descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa baseando-se em uma aula prática no modelo ABP.

DISCUSSÃO O estudo detectou 6 trabalhos nos últimos 5 anos que relataram experiências com o ensino de Biologia Celular por meio de práticas (SOUZA; TAUCHEN, 2017; SILVA; SILVA, 2019; ARAÚJO; FREITAS, 2019; NEGRO-DELLACQUA et al. SANTIAGO; CARVALHO, 2020; COSTA et al. O trabalho prático de ensino envolve criar, enriquecer, manter e adaptar a instrução para atingir os objetivos da disciplina, capturar e manter o interesse e envolver os alunos na construção da compreensão biológica e física. Os professores têm uma grande variedade de estratégias de ensino a seu critério, o que difere em termos da quantidade de preparação dos professores e do número e objetivos de aprendizagem a serem ensinados e alcançados (LIMA; GARCIA, 2011). O professor deve expor os alunos a situações em que suas ideias são comparadas com conceitos científicos, que são apoiados por evidências por meio de experimentação e investigação e, portanto, os alunos têm que justificar suas ideias contra observações científicas.

o uso de métodos inadequados e ineficazes, como aulas expositivas, cópia de materiais em cadernos, testes pesados por meio de questões factuais, tornam o ensino de ciências muito chato para os alunos. Afirma-se que esses são alguns dos métodos que também são empregados pelos professores de Biologia e Ciências Físicas em suas salas de aula. no entanto, propõe-se que uma forma de os professores promoverem o ensino do trabalho prático em sua sala de aula é usando o método construtivo do aluno usando diferentes métodos interessantes e incorporando atividades práticas em suas aulas. Assume-se, assim, que a utilização de uma variedade de métodos de ensino no ensino dos trabalhos práticos tem mais vantagens, como aumentar a atenção e o interesse dos alunos, bem como dar aos professores a flexibilidade para poder trabalhar com uma vasta gama de desafios encontradas no processo de ensino e aprendizagem, em vez de usar um tipo de método de ensino (NEGRO-DELLACQUA et al.

De acordo com Costa e colaboradores (2021), a descoberta guiada é uma abordagem melhor para a aquisição de conhecimento ao ensinar o trabalho prático do que os métodos convencionais, como palestras. De acordo com Santiago e Carvalho (2020), existem fatores de ensino que parecem estar associados a resultados positivos de aprendizagem dos alunos, por exemplo, declarar claramente as competências básicas; uma ênfase na introdução da lição; bom conhecimento do assunto do professor; boas habilidades de questionamento; boa gestão do tempo; planejamento de aula eficaz e bom gerenciamento de sala de aula. Os professores que têm muitas das qualidades acima mencionadas podem levar seus alunos a alcançar habilidades científicas. Os professores permitirem interações sociais, facilitarem a aprendizagem e aplicarem diferentes métodos de ensino em sua sala de aula, poderá haver melhora na compreensão e aquisição de habilidades pelos alunos.

O ensino do trabalho prático depende de como os professores de ciências criam e mantêm um bom ambiente de ensino e aprendizagem em suas salas de aula. Isso pode ser alcançado se o professor souber preparar e organizar o laboratório, bem como manter um alto nível de disciplina entre os alunos durante as atividades práticas (SCARPA; CAMPOS, 2018). Além disso, o outro fator que afeta o ensino do trabalho prático nas escolas diz respeito ao uso do laboratório incluindo a criação de um ambiente de ensino e aprendizagem que englobe o conhecimento pedagógico dos professores nas salas de aula. A atitude negativa do professor em relação à ciência é um possível entrave ao ensino do trabalho prático no ambiente escolar (SENA et al.

Os professores são obrigados a elaborar esquemas para avaliar e registrar o desempenho em habilidades experimentais. No entanto, surgiram preocupações sobre até que ponto a avaliação de habilidades práticas domina o ensino e a aprendizagem em ciências. Isso levanta a questão dos critérios de avaliação utilizados pelos professores de Biologia e Ciências Físicas para avaliar as habilidades práticas (PERUZZI; FOFONKA, 2014). FREITAS, W. L. S. A experimentação no ensino de biologia: uma correlação entre teoria e prática para alunos do ensino médio em Floriano/PI. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. php/sbenbio/article/view/86. Acesso em: 30 de junho de 2022. COSTA, M. G. et al. Acesso em: 30 de junho de 2022. GALVÃO, T. F. PANSANI, T.

S. Acesso em: 30 de junho de 2022. GOMES, D. S. O uso da experimentação no ensino das aulas de ciências e biologia. Revista Insignare Scientia-RIS, [S. LIMA, D. B. GARCIA, R. N. Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio. S. LEDA, L. R; PEIXOTO, G. F. A importância da atividade de prática no ensino de biologia. NEGRO-DELLACQUA, M. et al. Use of Project-Based Learning in the teaching of Cellular and Molecular Biology: experience report in the Physiotherapy course. Research, Society and Development, [S. l. FOFONKA, L. A importância da aula prática para a construção significativa do conhecimento: a visão dos professores das ciências da natureza. Educação Ambiental em ação, [S. l.

n. Ciência & Educação (Bauru), [S. l. v. Disponível em: https://www. scielo. p. Disponível em: https://www. scielo. br/j/ea/a/RKrKKvjmY7MX7Q5DChtvN5N/?lang=pt&format=html. Acesso em: 15 de junho de 2022. br/index. php/egrad/article/view/4598. Acesso em: 15 de junho de 2022. SILVA, L. O. br/index. php/magistro/article/view/5659/2984. Acesso em: 15 de junho de 2022. SOUZA, N. C; TAUCHEN, G. br/index. php/arete/article/view/644/613>. Acesso em: 30 de junho de 2022. TEÓFILO, F. B. br/j/ciedu/a/GsYDtXQGGLfq5tTzHj98cdD/?lang=pt. Acesso em: 15 de junho de 2022. VELOSO, P. H. F. Disponível em: https://www. researchgate. net/profile/Guilherme-Lacerda-2/publication/344612152_demonstracao_experimental_em_biologia_celular_mediada_por_plataforma_digital_durante_o_isolamento_social_pela_covid-19/links/5f846528458515b7cf7a2ae6/demonstracao-experimental-em-biologia-celular-mediada-por-plataforma-digital-durante-o-isolamento-social-pela-covid-19.

pdf. Acesso em: 15 de junho de 2022.

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