A entrevista nos processos de trabalho do Assistente Social

Tipo de documento:Trabalho Acadêmico

Área de estudo:Estatística

Documento 1

Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. n. p. jul. dez. Em síntese o texto segue uma direção, considerando que, a Entrevista configura um momento épico, único e especial, de encontro entre os sujeitos, no qual se faz presente o embate democrático e saudável de ideias, trajetórias e singularidades. A Entrevista deve ser vivida e não apenas cumprida, pois assim ela se tornará em um intenso momento de proliferação de análises, reflexões e experiências de vida, constituindo-se em um importante instrumento, para a construção de conhecimento da realidade, e para uma futura intervenção profissional. A importância da entrevista e de sua condução é destacada com pressupostos, habilidades e por um marco teórico para a qualificação do seu desenvolvimento.

Pode ser considerada uma atividade profissional com objetivos a serem alcançados, que coloca frente a frente uma ou mais pessoas que estabelecem uma relação profissional, através das suas histórias. LEWGOY & SILVEIRA, 2007, p. se constitui de momentos que se entrecruzam através de estágios do prelúdio ou etapa social, da coleta de dados ou focalização, do contrato, da síntese, e da avaliação. ” (Idem, p. Vale ressaltar que Todas essas habilidades se entrecruzam a respeito dos sujeitos como requisito a um dos princípios do Código de Ética Profissional (1993), que se refere à não-discriminação de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, idade e condição física. LEWGOY & SILVEIRA, 2007, p. A terceira etapa “é a do registro da entrevista que se fundamenta no direito do usuário em ter a evolução do seu atendimento documentado e no acesso aos dados registrados, sendo este intransferível.

Diante do exposto, as autoras enfatizam a relevância dos métodos e procedimentos profissionais, que compõem o passo a passo da utilização do instrumento em questão. Lewgoy e Silveira referem que O assistente social utiliza um conjunto de técnicas que serão selecionadas de acordo com o momento ou a finalidade da entrevista, mas nenhuma técnica é empregada excluindo as demais. O que se modifica é a intensidade e a freqüência, de acordo com a etapa do desenvolvimento da entrevista. LEWGOY & SILVEIRA, 2007, p. Vale destacar “a questão imanente à entrevista, sem a qual ela não cumpre sua finalidade: a capacidade de escuta. Além de ser o instrumento mais habitual, é operado pelos profissionais do Serviço Social junto aos usuários para levantamento e registro de informações.

A entrevista possibilita aos sujeitos nela envolvidos contar e desvelar histórias através do uso da linguagem e do seu sentido, compreender as experiências e os significados a elas dados, em direção ao “desejo de saber, não o saber feito, mas o saber que se faz” (SCHÜLER apud BUENO, 2002). LEWGOY & SILVEIRA, 2007, p. A Entrevista é um instrumento de trabalho da/do Assistente Social, através dela é possível produzir confrontos de conhecimentos e objetivos a serem alcançados. É fundamental saber ouvir reconhecendo as contribuições do usuário em seus relatos, familiarizando-se com a vivência real do usuário, além de socializar informações.

55 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download