A Eficácia de Exercícios Terapêuticos Aplicados no Tratamento de Pacientes com Lesão de Ligamento Cruzado Ante

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Fisioterapia

Documento 1

Alagoas/Maceió 2020. A Eficácia de Exercícios Terapêuticos Aplicados no Tratamento de Pacientes com Lesão de Ligamento Cruzado Anterior: Revisão de Literatura. The Efficacy of Therapeutic Exercises Applied to the Treatment of Patients with Anterior Cruciate Ligament Injury: Literature Review. Resumo Objetivo: O objetivo do artigo é identificar a eficácia de exercícios terapêuticos aplicados no tratamento de pacientes com lesão de ligamento cruzado anterior. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, método que permite sintetizar os resultados de estudos com temática idênticas, ou similares, para desenvolver uma explicação abrangente de um determinado fenômeno, com propósitos teóricos e/ou intervencionistas. Conclusion: In view of the articles that were part of the sample, it was possible to perceive the benefits provided through the application of therapeutic exercises in the treatment of patients with anterior cruciate ligament injury.

Keywords: therapeutic exercises, physiotherapy, anterior cruciate ligament, anterior cruciate ligament injury, rehabilitation. SUMÁRIO Introdução 5 Referencial teórico 6 Metodologia 10 Resultados e discussão 14 Conclusão 18 Referência 19 Introdução A lesão do ligamento cruzado anterior é uma das lesões ligamentares mais comuns do joelho, sendo responsável por 86% da restrição do deslocamento anterior da tíbia. A ruptura deste ligamento causa instabilidade crônica do joelho, a qual se não tratada pode evoluir para lesão meniscal, degeneração articular e modificações artríticas (GROOD et al. Na Alemanha surgem cerca de 30/100,000 rupturas do ligamento cruzado anterior na população geral e cerca de 70/100,000 em desportistas. A presente revisão de literatura tem como objetivo mostrar os benefícios existentes através de exercícios terapêuticos na reabilitação de pacientes com lesões do ligamento cruzado anterior.

Referencial teórico O joelho é constituído por três ossos, o fémur, a tíbia e a patela, que originam duas articulações, a fémuro-tibial e a fémuro-patelar. Caracteriza-se por uma articulação complexa, estabilizado por ligamentos, músculos e pela cápsula articular (HAN et al. Os ligamentos são responsáveis em conectar a estrutura óssea, possibilitando a estabilidade do joelho, indicando a presença de quatro ligamentos na estrutura, que ligam o fémur e a tíbia, dois colaterais que estabilizam o joelho latero-medialmente, que são os ligamentos colaterais medial e lateral e, outros dois intra-articulares, representados pelos ligamentos cruzados anterior e posterior, importantes para a mobilidade anteroposterior do joelho (KAPANDJI et al. O ligamento cruzado anterior é um dos principais ligamentos que une o fémur à tíbia, não permitindo que a tíbia deslize anteriormente em relação ao fémur e proporcionando estabilidade rotacional ao joelho.

SILVA et al. AKBARI et al. ORDAHAN et al. PISTONE et al. O tratamento tradicional, realizado por fisioterapeutas, visa à analgesia e à estabilização da dinâmica do joelho, através do reforço muscular e do treino proprioceptivo (GOULD et al. A avaliação da qualidade de vida também não apresentou diferenças estatísticas significativas, porém, apontou que, os pacientes que não fazem abuso de álcool e uso de esteroides anabolizantes, apresentaram melhores indicadores (ASTUR et al. Diante do cenário descrito, é importante identificar os modelos de treinamentos mais indicados, para a prevenção e a reabilitação, das lesões de ligamento cruzado anterior, principalmente em jogadores de futebol, e outros atletas, que utilizam força demasiada no joelho, para o desenvolvimento das atividades. São indicados modelos de atividades, implementados por profissionais competentes, que possibilitam prevenir lesões do ligamento.

As atividades, que mais se mostram indicadas, são principalmente, as de âmbito neuromusculares e proprioceptivos, sendo necessário o acompanhamento por profissional especializado, a fim de possibilitar um acompanhamento adequado do modelo de atividade desenvolvido (TEIXEIRA et al. Um estudo analisar o nível de concordância, para o diagnóstico de lesão no joelho, entre profissionais médicos ortopedistas e radiologistas, que apresentavam experiência clínica no tratamento das doenças e recorrências relacionadas ao joelho. A seleção dos estudos foi realizada em duas etapas, que consistiram na leitura dos títulos e dos resumos, e na leitura, na íntegra, dos artigos selecionados. Foram encontrados 409 artigos, obtidos na busca inicial, dos quais 139 deles foram selecionados após a leitura dos títulos e dos resumos, dentre estes, 132 foram excluídos por não apresentar a versão completa do artigo disponível para acesso, conforme critério de inclusão no estudo.

Permaneceram, portanto, para leitura na íntegra, 7 artigos, que obedeceram aos critérios de inclusão. Os artigos selecionados estão apresentados na Tabela 1. Figura 1 – Fluxograma da metodologia de coleta de dados, 2020. Estudo de caso. Descrever o efeito do tratamento conservador com fisioterapia em um caso de lesão bilateral do ligamento cruzado anterior em momentos diferentes. Tratamento fisioterapêutico após reconstrução do ligamento cruzado anterior. Maitê Pereira; Neiva de Souza Vieira; Eduardo da Rosa Brandão; João Afonso Ruaro; Rodrigo Juliano Grignet; Andersom Ricardo Fréz. Acta ortopédica brasileira, vol. Estudo de caso. Desenvolver e aplicar um protocolo de reabilitação para pós-operatório de reconstrução dos ligamentos cruzados e registrar a evolução por meio de avaliações periódicas com questionários de função validados.

  04 Effects of inclusion of proprioception training in the recovery of adults submitted to anterior cruciate ligament reconstruction surgery: a systematic review Costa, Wdson Donizete da Silva, Guilherme, Vânia Renata, Rinaldi, Wilson, Alexandrino, Eduardo Gauze, Santos, Stevan Ricardo dos, & Guilherme, Flávio Ricardo.   J. Phys. Randomizado Avaliar os efeitos da adição de um protocolo de vibração de corpo inteiro na frequência ideal (PROTOCOLO DE VIBRAÇÃO DE CORPO INTEIRO NA FREQUÊNCIA IDEAL) a um programa de reabilitação tradicional (TRP) logo após a reconstrução do ligamento cruzado anterior. Fonte: dados do estudo. Resultados e discussão Tendo em vista que, a reconstrução cirúrgica é uma das indicações mais frequentes, para o tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior, embora, frequentemente surge a discussão, de que essa prática não seja mais eficiente do que ao tratamento não cirúrgico, Almeida et al.

analisaram o resultado do tratamento tradicional de fisioterapia, em um paciente com ligamento cruzado anterior, que recebeu intervenção fisioterapêutica visando o fortalecimento de quadríceps e isquiotibiais, a estabilização do tronco, a pliometria, o treino sensório-motor e o treino de retorno ao esporte. Os resultados indicam que, a intervenção gerou, ausência de dor, normalidade na função muscular, na amplitude de movimento dos joelhos e nos resultados dos testes de salto, ausência de instabilidade, melhora na função do joelho e retorno total às atividades, realizadas antes da lesão de ligamento cruzado anterior. A reabilitação do joelho é um ponto de fundamental importância, para se alcançar bons resultados funcionais desejados, podendo considerar como variáveis da evolução deste processo, a diminuição da dor, a estabilidade articular, a diminuição de lesões associadas, o aumento da força muscular, a qualidade das atividades funcionais, a diminuição dos sintomas específicos do joelho, o retorno às atividades desenvolvidas anteriormente à lesão do ligamento cruzado anterior e o tempo de reabilitação (PEREIRA et al.

Costa et al. analisaram, através da revisão sistemática de literatura, os resultados gerados pela inclusão do treinamento proprioceptivo em diferentes indicadores, como por exemplo, na estabilidade, no equilíbrio, na propriocepção, na força, na capacidade funcional e na coordenação, em pacientes que haviam sido submetidos, anteriormente, à cirurgia de reconstrução de ligamento cruzado anterior, utilizando como amostra estudos sobre adultos jovens. Os resultados indicam que não há evidencias científicas suficientes, para comprovar os efeitos positivos da inclusão do treinamento proprioceptivo, em pacientes pós cirúrgicos de reconstrução de ligamento cruzado anterior, uma vez que, existe ainda a escassez de estudos relacionados, assim como, as discrepâncias entre os estudos avaliados e nos testes utilizados (COSTA et al. Diferente das conclusões de Costa et al.

O grupo de intervenção recebeu um programa de treinamento com exercícios de propriocepção por 24 semanas, enquanto que, o outro grupo, não realizou o estímulo. Todos os participantes foram avaliados em relação à a propriocepção do joelho, à dor e ao status funcional, no início da pesquisa e seis meses após, indicando que, o programa proposto de reabilitação, integrando especialmente exercícios de propriocepção, possibilitou melhora significativa na propriocepção do joelho e no estado funcional, sendo uma alternativa considerável para pacientes com lesão do ligamento cruzado anterior (ORDAHAN et al. Os resultados foram similares no estudo de Pistone et al. que analisaram a adição de um protocolo de vibração de corpo inteiro na frequência ideal, em um programa, pré-existente, de reabilitação tradicional, logo após a reconstrução do ligamento cruzado anterior.

Os participantes da pesquisa foram categorizados em dois grupos, grupo de intervenção e grupo controle, contando com dezessete sujeitos cada. Os resultados indicam também, que, as técnicas de vibração inseridas ao programa de reabilitação tradicional, é eficaz no prognóstico da força muscular do joelho, sendo importante sua implementação, nas intervenções relacionadas à reabilitação em pacientes com lesão do ligamento cruzado anterior. De forma geral, os artigos selecionados concordam que o exercício terapêutico é de fundamental importância na lesão de ligamento cruzado anterior, pois possibilitam, melhora na função muscular, ausência de dor e de edema, e possibilitando que o paciente retorne às atividades, desenvolvidas anteriormente à lesão. Desta forma, fica evidente a eficácia dos exercícios terapêuticos, realizados por profissional competente, possibilitando prognóstico positivo ao paciente.

Porém, são necessários mais estudos, para explorar a temática analisada, e compreender as potencialidades e as limitações, relacionadas à aplicação de exercícios terapêuticos, no tratamento de lesão de ligamento cruzado anterior. Referência ALMEIDA, Gabriel P. br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S1809-29502014000200186&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 03 jul. doi: http://dx. doi. p. Disponível em: <http://www. scielo. br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162012000200008&lng=en&nrm=iso>. n. p. Disponível em: <http://www. scielo. br/scielo. The Journal of bone and joint surgery American, v. n. p. DELINCÉ, P. GHAFIL, D. FASEL, J. H. FRITSCHY, D. MÉNÉTREY, J. Anatomy of the anterior cruciate ligament. São Paulo: Manole, 1993. HALL, C. M. BRODY, L. T.

C. et al. Anterior Cruciate Ligament Reconstruction. Clinical Orthopaedics and Related Research. v. WOO, S. Compêndio de medicina desportiva: ciência básica e aspectos clínicos da lesão desportiva e da atividade física. Lisboa: Instituto Piaget, 2003. LEITE, Chilan B. G. php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522019000600325&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 03 jul. doi: 10. LIMA, Diego Ariel de et al. Surgical indications for anterior cruciate ligament reconstruction combined with extra-articular lateral tenodesis or anterolateral ligament reconstruction. Acesso em: 03 jul. doi: 10. j. rboe. LINKO, E. J. J. DAMERON, T. B. J. p. doi: 10. bjsm. PEREIRA, Maitê et al. Tratamento fisioterapêutico após reconstrução do ligamento cruzado anterior. doi: https://doi. org/10. S1413-78522012000600011. PROTTA, Thiago R. et al. Acesso em: 03 jul. doi: 10. ROMANO, V. M. GRAF, B.

org/10. SILVA, K. N. G. da et al. Acesso em: 03 jul. doi: https://doi. org/10. S1413-78522010000300010. TEIXEIRA, Rômulo V. mec. pt/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2018000100048&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 04 jul. THIELE, Edilson et al. br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912009000600008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 03 jul. doi: https://doi. org/10. Eur J Trauma, v. n. p. doi: https://doi. org/10.

363 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download