A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTO: FRAGILIDADES, AVANÇOS E REFLEXÕES

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

O estudo será aplicado ao sujeito, tais como: diretores, professores, pedagogos, servidores, pais de alunos e alunos. A metodologia de pesquisa utilizada será de caráter qualitativo-exploratório. Para atingir os objetivos propostos, utilizaremos na coleta de dados, à análise dos documentos existentes nas escolas, e entrevistas semiestruturadas, com duração aproximada de uma hora(através de meios tecnológicos modernos), pelas quais serão levantadas os ganhos, fragilidades aferidas por esta Política Educacional, suas debilidades e problemáticas operacionais, visando ao aperfeiçoamento dessa política. Na etapa conclusiva, o registro final da entrevista será apresentado previamente ao entrevistado para apreciação e considerações finais e, posteriormente, submetido à análise. É importante esclarecer que o objetivo último da presente pesquisa é propor o aprimoramento dessa política pública no município.

Keywords: Illiteracy. Youth and Adult Education. Propositions. INTRODUÇÃO A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino básico garantido pela LDB 9394/96, que em sua razão principal vem diminuir as distorções gigantescas de analfabetos no Brasil. A questão do analfabetismo já vem sendo combatida desde o período colonial do Brasil, porém sempre teve percalços e interesses que não conseguiram resolver o problema e tampouco diminuir a legião de analfabetos. Objetivos Específicos: Conhecer a implantação da EJA no Brasil durante a história; Perceber como é o quadro de analfabetos no Brasil e no município de Maracanaú, no estado do Ceará; Apontar dados do trabalho com a EJA no município de Maracanaú / Ceará. A pesquisa que foi delimitada desde a busca da legislação e história da EJA no Brasil até como ela acontece no município de Maracanaú no Ceará JUSTIFICATIVA Estudar todo o contexto da EJA justifica-se porque ainda dados trazidos pelos canais de pesquisas cientificas como o IBGE, mostram que a erradicação do analfabetismo no Brasil, ainda está longe de acabar, trazer essa discussão se faz necessária para mostrar a sociedade e a 4 própria classe política que o trabalho para fazer com que as pessoas leiam e escrevam devem ser maior, amplo e efetivo.

Entretanto, não só por isso, mas também mostrar que a EJA é um reflexo do baixo investimento na educação das pessoas, que providas de condições das desigualdades sociais, econômicas e culturais tem um acesso mais difícil para buscar sua formação. Defender a EJA não se estaria apenas querendo diminuir o quadro de analfabetos, mas sim que é um caminho para ser fortalecido e abarcado vários princípios da dignidade humana como a busca pela formação e subtração da ignorância política e educacional. Tendo em vista esta realidade, é que se propõe a realização da presente pesquisa sobre as fragilidades e ganhos após uma década e propor o aprimoramento dessa política pública no município de Maracanaú - CE.

As leis educacionais sempre favoreciam as pessoas com mais posses econômicas, o próprio acesso às universidades era restrito àqueles que possuíam status social e dinheiro. Isso fazia com que a educação não fosse universal, mesmo porque as pessoas pobres, fossem elas de qualquer idade, precisavam todos trabalhar para a sua própria subsistência. Isso perdurou por muitos anos dentro da história do Brasil (MARQUES, 2018). Cunha (2018) ainda traz ainda que quando surgiu a tomada do poder pelos militares no ano de 1964, o novo governo enfrentava um grande problema: o analfabetismo. Depois de 1964 o regime militar começou a dirigir o país e com isso trouxe suas ideologias e pensamento de desenvolvimento nacional. Um passo muito importante na educação e desafiador uma vez que estava abarcado dentro de um governo 6 militar.

Tanto que o depois de nove meses de sua contratação, o então educador, que começou a incitar críticas ao modelo político brasileiro, foi preso e exilado para a Bolívia. FOLHA DE SÃO PAULO, 2019) Segundo a Agência Brasil (2019) o Brasil apresentava no ano de 2018 uma triste marca de analfabetismo de pessoas com mais de 15 anos com 11,3 milhões de indivíduos. Isso é um quadro muito grave e revelador de quão a política nacional de alfabetização deve ser repensada, visto que esse valor chega a ser estimada a população de São Paulo com 12,2 milhões de pessoas. Figura 01 - % de analfabetos no Brasil com mais de 15 anos e o alcance de metas para a diminuição de analfabetos pelo Ministério da Educação em 2015 Fonte: IBGE (2018) Ao analisarmos a Figura 1, podemos perceber que o estado de Alagoas 17,2%assume o maior percentual de analfabetismo do país.

Nossa crença é que ‘’abordagem qualitativa e exploratória’’, parte do fundamentos de que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, uma interdependência viva entre o sujeito e o objeto, um vinculado sociável entre o mundo objetivo e subjetivo’’ (CHIZZOTTI, 2005, p. Desse modo, o objeto estudado não é um dado inerte e neutro, mas está possuído de significados e relações que os sujeitos concretos criam em suas relações. Conforme Gil (1999, p. Um trabalho é de natureza exploratória quando envolver levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram (ou tem) experiências práticas com o problema pesquisado e análise de exemplos que estimulem a compreensão. Possui ainda a finalidade básica de desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias para a formulação de abordagens posteriores.

Por conseguinte, será utilizada a pesquisa tipo levantamento (Survey’), caracterizado ‘’pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecerem [. GIL, 1996, p. sujeitos da pesquisa - cujos comportamentos e maneiras de pensar e compreender o problema da pesquisa em pauta. E, para a coleta de dados, como técnicas e métodos para a realização da pesquisa, utilizando a entrevista semiestruturada, orientada por um roteiro previamente preparado e testado, recorrendo a diferente sujeitos, tais como: diretores, professores, pedagogos, servidores, pais de alunos e alunos. Para analisar o que aconteceu concretamente no cotidiano das escolas municipais de Maracanaú-CE a partir de 2010, iremos, in loco, conhecer a realidade e o que foi e é realmente realizado na prática no município. ebc. com. br/educacao/noticia/2017-12/taxa-de-analfabetismo-no-pais-nafaixa-de-15-anos-ou-mais-foi-de-72-em-2016.

Acesso em 05 de setembro de 2020. ALMEIDA, A. L. Org. Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. BRASIL. br/educacao/2019/01/conheca-a-trajetoria-de-paulo-freireeducador-referencia-e-alvo-do-governo-bolsonaro. shtml. Acesso em 04 de setembro de 2020. GIL, A. C. Disponível em https://educacao. mppr. mp. br/arquivos/File/dwnld/analfabetismo/dados_estatisticos/populacao _analfabeta_por_municipio_brasil. pdf. STRELHOW. T. B. Breve História sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.

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