A CONTROLADORIA NO PROCESSO DE GESTÃO ORGANIZACIONAL

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

Nesse contexto, a controladoria ganha destaque pois, utiliza técnicas e experiências para estabelecer planos, estratégias, procedimentos de controles que auxiliarão de forma significativa a gestão das empresas. O profissional da controladoria, denominado controller, deve possuir conhecimentos em áreas diversas e interagir diretamente com as múltiplas áreas da empresa. Deve possuir também, um amplo conhecimento das atividades da empresa na qual atua, além de dominar as atividades realizadas bem como ter conhecimento sobre como estas atividades impactam na empresa como um todo. Palavras-chave: Controladoria. Controller. A controladoria faz parte, portanto, do campo mais genérico dos sistemas de controle gerencial – ou management control systems (MACIEL, LIMA, 2011). Diante disso, este artigo busca tecer considerações acerca da controladoria e da função do controller no atual cenário das organizações.

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com base na revisão teórica acerca do que já se produziu sobre o tema. Acredita-se que as discussões viabilizadas pelo desenvolvimento desta pesquisa possam trazer contribuições significativas para os profissionais da área bem como para as empresas, tendo em vista que persistem ainda muitas dúvidas sobre qual o efetivo papel da controladoria e a sua importância para a gestão destas empresas. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2. Isto é, constata-se uma certa assimetria sobre qual seja o campo de estudo e atuação da controladoria e, principalmente suas funções (LUNKES, SCHNORRENBERGE, GASPARETTO, 2010). Conforme Ferreira (2000, p. a Controladoria é um órgão importante dentro da empresa pois trabalha na busca da eficácia empresarial, permitindo a concretização dos objetivos, promovendo a sinergia das áreas, possibilitando o cumprimento da missão, zelando pela continuidade da empresa no mercado.

De acordo com Yoshitake (1984, p. Controladoria é um sistema de controle gerencial que utiliza técnicas e experiências para estabelecer planos, estratégias, procedimentos de controles administrativos e contábeis; processa a informação no sentido de direcionar as atividades empresariais na consecução de seus objetivos; motiva, avalia e comunica os resultados do desempenho. A área funcional da controladoria tem a responsabilidade de implementação dos planos elaborados pela alta direção, e assegurar que as tarefas estão sendo desempenhadas com eficiência. A informação é necessária para a tomada da decisão, e a qualidade da informação afeta a qualidade da decisão. Um sistema de informação adequado e eficiente é sucesso certo (ROCHA et al. Segundo Santos e Schmidt (2006, p. as principais funções da controladoria são: Estabelecer e manter um plano de operação com os objetivos da companhia; gerenciar o risco operacional através da administração dos sistemas de controles internos; preparar, analisar e interpretar o que será disponibilizado no sistema de informação e que servirá de base para os administradores no processo de tomada de decisão e supervisão da preparação das demonstrações externas que servirão de reporte para o governo, acionista, instituições financeiras, fornecedores e público em geral; desenvolver, estabelecer e manter sistemas de contabilidade societária, de custos e gerencial para todos os níveis da companhia, incluindo corporações, divisões, fábricas e unidades para registro das atividades para adequado controle interno e com suficiente flexibilidade para fornecer informações necessárias para a administração e controle dos negócios; supervisionar impostos federais, estaduais, locais e internacionais, incluindo o relacionamento com os agentes e autoridades governamentais.

Para isso, faz-se necessário que este profissional possua um perfil flexível com amplo conhecimento, acompanhado de habilidades, atitudes e comportamentos que permitirão a ele exercer essa tarefa com qualidade nas organizações moderna (MACIEL, LIMA, 2011, p. “A função do controller varia entre as organizações, dependendo de seu porte empresarial e sua estrutura organizacional, no sentido de definir quais são as funções que ele irá desempenhar” (ORO; BEUREN; CARPES; 2013, p. Segundo Maciel e Lima (2011, p. No Brasil a função do controller emergiu com a instalação de empresas multinacionais norte-americanas no país, (em meados do século XX). Nessa época, profissionais dessas empresas vinham para ensinar as teorias e práticas contábeis, desenvolvendo e implantando sistemas de informações que fossem capazes de atender aos diferentes tipos de usuários da Contabilidade, inclusive para manter um adequado sistema de controle sobre as operações dessas empresas.

afirma ainda que: O ato de executar está baseado neste conjunto de elementos que se completam – liderança, fixação de objetivos, planejamento, implementação de ações, controle, avaliação de estoques, custos, preço de venda, consecução de metas, financeira, qualidade –, e, fundamentalmente, o controller deve ter conhecimento de Contabilidade, sabendo usá-la como instrumento de informação e de apoio. Em suma, requer habilidades interpessoais, conhecimento de si próprio e de sua capacidade, habilidade na utilização da tecnologia para concretizar as metas, traduzindo um conjunto de informações técnicas para uma linguagem de negócio e de decisão. Conclui-se que, para ser controller, não basta querer ser, é necessário, sim, estar preparado para saber ser e executar a função com conhecimento, disciplina e convicção.

Lunkes, Schnorrenberge e Gasparetto (2010) afirmam que é observada uma participação crescente desta área na tomada de decisões. Isso se deve à distância menor entre a completa disseminação das informações e os métodos, interpretação e avaliação para a efetiva tomada de decisões. Anthony e Govindarajan (2002) comentam que o controller é a pessoa responsável por projetar e operar o sistema de controle gerencial, e que na verdade em muitas empresas ele é chamado de gerente financeiro. Assim complementa que o controller tem normalmente as seguintes funções: Coligir e operar informações, e projetar e operar sistemas de controle; Preparar demonstrações e relatórios financeiros; Preparar e analisar relatórios de desempenho; Supervisionar os procedimentos contábeis e da auditoria interna; Contribuir na gestão de pessoas do nível gerencial em assuntos relativos à função de Controladoria.

Já para Oliveira, Perez Junior e Silva (2002), as principais funções da Controladoria incluem: Estabelecer, coordenar e manter um plano integrado para o controle das operações; Medir a performance entre os planos operacionais aprovados e os padrões; Reportar e interpretar os resultados das operações dos diversos níveis gerenciais; Medir e reportar a eficiência dos objetivos do negócio e a efetividade das políticas, Estruturara organizacional e procedimentos para atingir esses objetivos; Prover proteção para os ativos da empresa. Tung (1993) acredita que, para que o controller possa exercer bem suas funções, deve ter certas habilidades indispensáveis, como: Ser capaz de prever os problemas que possam surgir e de coletar as informações necessárias para se tomarem decisões; Ser capaz de prever o aparecimento de problemas nos diferentes departamentos, bem como providenciar os elementos para as soluções devidas; Fornecer as informações na linguagem do executivo que as receba; Traduzir os fatos e estatísticas em gráficos de tendência e em índices; Ser capaz de ter os olhos voltados para o futuro, pois o passado não pode ser modificado; Dar informações e fornece relatórios quando solicitado; Prosseguir insistentemente em seus estudos e interpretações, mesmo que os executivos das áreas controladas não dispensem atenção imediata àqueles assuntos; Assumir a posição de conselheiro, não de crítico; Ser imparcial; Ser capaz de "vender" suas ideias aos demais executivos da empresa; Ser capaz de compreender que a contribuição de suas funções para as outras áreas sofre limitações.

Diante do exposto “nota-se que o objetivo comum da Controladoria guia seus esforços no sentido de fornecer o devido suporte para a tomada de decisão procurando com isto atingir a eficácia empresarial e consequentemente o cumprimento da missão da empresa” (FERREIRA, 2000, p. diz que: “Os estudos que empregam uma metodologia qualitativa podem descrever a complexidade de determinado problema, analisar a interação de certas variáveis, compreender e classificar processos vividos por grupos sociais”. Ressalta que podem também “[. contribuir no processo de mudança de determinado grupo e possibilitar, em maior nível de profundidade, o entendimento das particularidades do comportamento dos indivíduos”. CONSIDERAÇÕES FINAIS Este artigo, resultante de pesquisas bibliográficas, teve como objetivo tecer considerações acerca da função da controladoria no processo de gestão organizacional.

Ao final foi possível concluir que tanto os fatores internos quanto os externos afetam diretamente a organização e o planejamento das empresas. Sistemas de Controle Gerencial. São Paulo: Atlas, 2002. BEUREN, I. M. et. pdf?sequence=1. Acesso em 30/06/2019. KANITZ, S. C. Controladoria: teoria e estudo de casos. p. set-dez 2010. MACHADO, A. de O. et al. N. BRAULIO, O; MOTTA, S. Pesquisa de Marketing - Metodologia, Planejamento, Execução e Análise. Elsevier Brasil, 2014. NASCIMENTO, A. SILVA, C. A. S. Controladoria estratégica. São Paulo: Atlas, 2002. jan. mar. ROCHA, A. V. dos S; CABANHA, M; ALCALDE, E. Tradução: Gloria Hillers de Luque. Bilbao: Deustro, 1996. SANTOS, J. L. dos; SCHMIDT, P. set. dez. TUNG, N. H. Controladoria financeira das empresas: uma abordagem prática.

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