A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO AMBIENTE EMPRESARIAL: A Vivência Dentro do Polo Cerâmico

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO AMBIENTE EMPRESARIAL: A Vivência Dentro do Polo Cerâmico. ano. folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em nome do curso) – Universidade, cidadel, ano. RESUMO O estudo desenvolvido no presente projeto de ensino explana como temática central a atuação do Pedagogo no âmbito empresarial, tendo em vista especificamente a vivência no polo cerâmico, abordando o referido contexto na utilização das atribuições do profissional de pedagogia no cumprimento de papel de educador em um ambiente extraescolar, o exposto projeto vem apresentar as atividades pedagógicas e educativas no envolvente da empresa ceramista como uma ferramenta facilitadora no processo de desenvolvimento dos colaboradores. Revisão Bibliográfica. Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino. Tema e linha de pesquisa.

Justificativa. Problematização. Levando em consideração os aspectos supramencionados e analisando a realidade ceramista, viu-se a partir de então a necessidade de levar atividades educativas para o âmbito empresarial do polo cerâmico rompendo as barreiras da limitação na qual o Pedagogo é conceituado como um profissional estreitado ao ambiente escolar, tal tema vem apresentar o envolvente empresarial como um dos locais que o Pedagogo pode está empregando suas atribuições profissionais educativas. O ambiente empresarial, em especial os que dizem respeito ao polo cerâmico é constituido por diversos colaboradores, desta feita, optou-se por realizer um estudo que abordasse a atuação do Pedagogo em um ambiente extraescolar, adentrar ao âmbito das empresas ceramistas e observar a realidade vivenciada pelos colaboradores e com base el tais observações elaborar e realizer um estudo e um projeto de ensino que oportunizasse a realização de atividades pedagógicas educativas voltadas para a motivação, o trabalho em equipe e a interação/socialização.

Tomando partida a partir da ideologia que a educação é a fonte impulsora dos desenvolvimentos em termos generalizados, o presente trabalho traz em sua composição fundamental teses concernentes à atuação do Pedagogo no âmbito empresarial, designadamente na vivencia do ramo ceramista, em comum acordo com essa visão o projeto de ensino aborda a subsequente temática: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO AMBIENTE EMPRESARIAL: A Vivência Dentro do Polo Cerâmico. O projeto desenvolvido está constituído por etapas, tendo como gênese a introdução aonde vem sendo compendiada a temática arremetida no transpuser do estudo, posteriormente a introdução inicia-se então a revisão bibliográfica que expõe as fundamentais teorias que dão embasamento aos conceitos evidenciados no dado projeto, as investigações realizadas dão base para a elaboração de um estudo bibliográfico, bem como do projeto de ensino desenvolvido, ainda nesse tópico são retratadas as teses relacionadas à atuação do Pedagogo no envolvente empresarial das cerâmicas.

Em seguida o estudo efetivado vem sendo conformado em forma de projeto que vem exibindo a seguinte arcabouço: No início vem apresentado à temática e linha de pensamento a ser aprendida, após encontra-se à justificativa expondo o motivo pelo qual o tema foi designado para aprofundamento de novos conhecimentos, mais a frente vem a problematização ressalvando as demandas proeminentes catalogadas ao aprendizado no transcorrer do curso. Ela é um campo de conhecimentos sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa. LIBÂNIO, 2000, P. A educação pode ser apresentada em diversas modalidades, sendo assim, as práticas educacionais escolares são apenas uma das maneiras como ela pode ser exposta, uma vez que esta é um elemento que complementa as ações do ser humano e é de suma importância dos procedimentos sociais invadindo então todas as esferas do meio social, o envolvente empresarial como no caso das cerâmicas é um dos ambientes onde o profissional de pedagogia pode estar executando seu profissionalismo.

O objeto da pedagogia é a educação intencional, os artifícios, os fatores e os elementos que cooperam à construção/formação do ser humano como membro de uma determinada sociedade, são de competência da pedagogia enquanto campo de conhecimento realizar uma investigação, mediante os resultados dessa inquirição serão determinados os princípios e as formas de ação educativa, de modo que à atividade de educar embolse uma direção. A educação é parte inerente da vida do ser humano, desta feita, as ações pedagógicas devem abranger as mais variadas esferas do meio social, o ambiente empresarial estreitamente interligado ao polo cerâmico é um dos envolventes em que o pedagogo pode empregar suas ações educativas. Assim, a atuação do pedagogo na empresa é voltada para o melhor desenvolvimento do colaborador no âmbito de trabalho, não necessariamente de forma total e mecânica, pelas demandas impostas pelas novas formas de produção.

Nesse sentido, Senge (2002 p. classifica em: "pensamento sistêmico, domínio pessoal, modelos mentais, a construção de uma visão compartilhada e aprendizagem em equipe". O Pedagogo Empresarial deve ser um profissional com um perfil especialista/generalista, desenvolvendo uma visão abrangente e crítica da educação inserida no mundo do trabalho. Especialista no sentido de dominar as técnicas e os métodos que facilitam o processo de ensino-aprendizagem dentro das organizações. A pedagogia vive a procura de estratégias e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem, apropriação de conhecimentos, tendo como alvo principal gerar mudanças no comportamento das pessoas de modo que estas melhorem tanto a qualidade da sua atuação profissional quanto pessoal. Dentro do âmbito empresarial das cerâmicas, o pedagogo tende visar à melhoria da qualidade tanto na prestação de serviços quanto na vida pessoal, o que vai fazer com que o trabalhador seja estimulado a desenvolver suas atividades da melhor maneira possível deixando claro que eles têm capacidade, pois a motivação está interligada ao desenvolvimento.

Segundo Carvalho (2009), “A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo” Dentro dessa perspectiva de atuação o pedagogo no ramo empresarial, designadamente das cerâmicas deve ser extremamente cauteloso e observador dos movimentos que permeiam o local onde possivelmente sua atuação será aplicada, pois este vai diagnosticar e buscar a solução de acordo com a problemática encontrada, focando sua tarefa por meio de analises das necessidades e deficiências nas organizações e a partir de então desenvolver o projeto de acordo com as indigências. cabe à Pedagogia a busca de estratégias e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem/apropriação de informações e conhecimentos [. Tem como finalidade principal provocar mudanças no comportamento de pessoas de modo que estas melhorem tanto a qualidade do seu desempenho profissional quanto pessoal (RIBEIRO, 2010, p.

Segundo Lopes; Trindade e Cadinha (2009) é muito mais valido investi no capital intelectual de uma empresa ao invés de constantemente efetuar trocas de funcionários, isso porque levaria um determinado tempo para a adaptação e aprendizagem do indivíduo no setor a qual ingressara, o que provavelmente ocasionaria em atraso e realizar uma atividade de capacitação seria menos trabalhoso do que iniciar um processo de aprendizagem com um sujeito inexperiente. Ressaltando que isso não significa dizer que dentro da empresa não poderia mais haver admissões de novos colaboradores, mas o que o pensamento vem retratar é que no que diz respeito ao diferencial sobre a concorrência investir no desenvolvimento do que já se tem é mais cabível ao invés de começar da estaca zero.

Já que no século XXI vive-se na Era do Conhecimento trabalhar A área do conhecimento torna-se um pivô para um melhor desenvolvimento e a Pedagogia dentro de suas atribuições educativas no envolvente cerâmico vem contribuir enquanto campo da ciência para uma aprendizagem significativa, nos dias atuais ainda encontra-se cerâmica que não consiga voltar sua estratégia para tal investimento. Sendo que colaborados é o diferencial e de grande valia nas competições dentro do mercado. De acordo com Lopes, Trindade e Cadinha (2009, p. A educação deve ser promovida e estimulada pela sociedade, neste caso a empresa, em especial as cerâmicas podem estimular seus colaboradores a continuar os estudos aplicando com a ajuda do pedagogo ações pedagógicas como palestras e treinamentos fazendo com estes enxergue o quanto o conhecimento pode lhes propiciar melhoria de vida em todos os aspectos.

Envolvendo a introdução de educação no polo cerâmico e trazendo esse contexto para a temática aqui exposta, é possível observar que se uma empresa investir no ensino de seus colabores seja em treinamentos no próprio setor de trabalho ou até mesmo em incentivos para a retomada ou o ingresso nos estudos há grandes possibilidades de melhoria, para tal feito o pedagogo no ambiente empresarial entrará com suas agilidades trabalhando as questões necessárias que instiguem o desejo pela aquisição de novos saberes. A introdução da educação na empresa é uma maneira facilitadora para o desenvolvimento no processo construtivo do funcionário, assim como na execução das atividades designadas pela empresa, além de propiciar um convívio apaziguado no ambiente de trabalho, pois a educação é o alicerce para o desenvolvimento fortificado.

· Educação é o processo de formação da personalidade humana, durante toda a sua vida. · Não há Educação sem o ideal de um mundo melhor. O meio social vive um contexto legitimamente pedagógico, pois o quesito conhecimento esquadrinha todo meio social tornando-se indispensável para a execução das práticas que originam e desenvolvem as transformações que constituem o progresso e o profissional dotado das agilidades que promovem a transmissão de novos saberes é o pedagogo. O Pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana previamente definidos em sua contextualização histórica (RODRIGUES, 2013, p.

Essa “nova” demanda vem desbravando novos campos de atuação e contribuindo para a construção de uma visão sistêmica, que é a capacidade de enxergar as partes relacionadas ao todo, permitindo ao pedagogo auxiliar os colaboradores como indivíduos e como equipes, que trabalham em torno dos mesmos objetivos, apesar de suas diferenças individuais. O olhar do pedagogo deve ir além do cumprimento dos objetivos empresariais, este deverá ter um olhar filosófico, pedagógico e psicológico, pois as manifestações de suas atividades serão em concordância com a necessidade da demanda em seu ato de atuação no desenvolver de seu projeto deve ficar esclarecido que os colaboradores fazem parte do suporte que contribui para que a empresa dê continuidade em suas agilidades.

Visto que uma empresa é um espaço educativo, entra aí então o papel da Pedagogia, atuando com estratégias e metodologias para informações, conhecimentos e realizações de objetivos, tendo como resultado um melhor aprimoramento, qualificação profissional e pessoal dos funcionários (NOGUEIRA, 2005, p. Abordando a realidade vivenciada em diversas empresas, especificamente nos polos cerâmicos, é cabível ressaltar que grande parte dos colaboradores possuem níveis de escolaridade baixíssimos, desta feita, investir no capital intelectual dos funcionários torna-se uma alternativa que propende acarretar em melhoramentos tanto para os colaboradores quanto para o desenvolvimento empresarial. Trabalhar a motivação, o trabalho em equipe e a interação/socialização através de atividades pedagógicas educativas podem ser uma ferramenta eficaz e facilitadora para o aspecto organizacional da empresa, o Pedagogo em ação no ambiente empresarial é um profissional habilitado que busca por mediação de ações educacionais analisa a realidade e atua conforme as especificidades do ambiente, desta feita, explorar tal tema indo além da superficialidade foi uma maneira mais arraigada de expor a educação na empresa através da atuação do Pedagogo no ambiente empresarial do polo cerâmico.

Problematização Partindo da perspectiva de apresentar a atuação do Pedagogo na atmosfera empresarial, o tema avultado vem explorar a relevância das ações pedagógicas no polo cerâmico. A educação pode ser manifestada nas mais variadas esferas do meio social, nesse sentido, avultar o ambiente empresarial como um espaço propenso a atuação do Pedagogo na vivencia do polo cerâmico, traz consigo ricos subsídios. Com embasamento em tal expectativa surgem os posteriores questionamentos: Qual a importância da atuação do Pedadogo no ambiente empresarial? Como suas ações educativas podem contribuir para o melhoramento do polo cerâmico? 3. Quando a música parar, Pedagogo deve lançar o desafio a pessoa que está com a caixa, dizendo que ela pode escolher entre passar a caixa para o próximo ou abri-la e cumprir o desafio.

Essa dinâmica tem como objetivo perceber o quanto cada um pode ter receio de encarar desafios, a rapidez demonstra a aflição de encarar algo desconhecido. É necessário mostrar que ter coragem e enfrentar os medos e um passo rumo às conquistas. Disponível em: < https://www. ibccoaching. catequisar. com. br/texto/dinamica/volume03/101. htm>. Em um terceiro momento, será desenvolvida uma atividade voltada para a iteração/socialização através da atividade (O que você espera de mim?). Será apresentado e explicado aos colaboradores que a educação é a base para o desenvolvimento, enfatizando a maneira como esta pode cooperar com os seus desempenhos. Ressaltando a estes ainda que a educação não acontece somente no ambiente escolar e cada atividade trabalhada tinha sua finalidade de proporcionar a eles momentos de descontração e de igual modo repassar dinâmicas pedagógicas e educativas, enfatizando pontos relevantes e contribuintes para os seus crescimentos, tanto pessoal quanto profissional e coletivo.

Tempo para a realização do projeto DIA ATIVIDADES AGO/19 07 Primeira atividade aplicada: Dinâmica de motivação utilizando a brincadeira da (O desafio). Disponível em: < https://www. ibccoaching. br/portal/lideranca-e-motivacao/dinamica-motivacional-grupo/> X 28 Atividade de encerramento: Através de uma palestra abordando o tema “A importância da educação para o desenvolvimento humano”. Foi enfatizado algumas das maneiras como a educação pode contribuir com o desenvolvimento de uma pessoa, esclarecendo a educação não acontece somente na escola, e que as atividades trabalhadas foram pedagógicas e educativas. X 3. Recursos humanos e materiais Com base nos desígnios pretendidos foram empregados os recursos catalogados abaixo: Recursos humanos: Colaboradores e proprietário. Materiais: Caneta, cartolina, fita crepe, caixa de papelão, papel de presente. dos S. TORRES, M.

de O. F. Pedagogia empresarial: A atuação dos profissionais da educação na gestão de pessoas. htm>. Acesso em: 15 de agosto de 2019. GONÇALVES, R. A pedagogia empresarial e as práticas pedagógicas dentro da empresa. HOLTZ, M. Acesso em: 10 de agosto de 2019. LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 6ª. Edição. O desafio. Dinâmica motivacional. Disponível em: <https://www. ibccoaching. com. Pedagogo na empresa: uma contribuição para a formação contínua do trabalhador. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia). Universidade Estadual de Campinas / SP, 2012. RIBEIRO, A. E. opet. com. br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n5/ARTIGO-ELIANE. pdf. Acesso em: 10 de agosto de 2019.

600 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download