A ACEITAÇÃO DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO AOS SITES DE COMPRA COLETIVA

Tipo de documento:Trabalho Acadêmico

Área de estudo:Administração

Documento 1

Segundo Hair et al. a análise fatorial exploratória é uma técnica estatística que estuda correlações entre um grande número de variáveis, agrupando-as em fatores. Tal técnica facilita a redução de dados, podendo fazer com que o pesquisador ao seu objeto de estudo de maneira mais ordeira. Sendo assim, esta pesquisa coletará, por meio de questionários via Google Forms, as opiniões acerca da aceitação dos consumidores de sites de compras coletivas. De acordo com as opiniões registradas, poder-se-á dividir as respostas dentro de fatores, que certamente estarão entre: poder de barganha do consumidor; capacidade de grande público para lançamento de pequenos negócios; compras planejadas etc. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Consoante Campelo; Siqueira (2011) o primeiro site de compras coletivas nos Estados Unidos surgiu em 2008, que foi o Groupon.

Em 2010, o Peixe Urbano nascia no Brasil com a mesma proposta, concentrando-se em cidades populosas da região Sudeste. Não obstante, Filho; Siqueira (2011) dizem que as compras coletivas já eram uma realidade antes dos sites especializados. Citam como exemplo a formação de vários clusters empresariais, cujo valor estratégico residia em uma das conhecidas como Cinco Forças de Porter, que é o poder de barganha do consumidor, ou seja, sua capacidade de brigar por preços e condições. Brito (2014) diz que as práticas de compras coletivas começaram na China, em 2006, quando uma equipe Túangòu, ou time de compras, se organizou para adquirir itens com um desconto mais vantajoso que o comum oferecido, que só pôde ser lançado ao mercado porque havia uma grande demanda conjunta.

considera os sites de compras coletivas como um modelo de negócio para o varejo e, para as empresas parceiras, um modelo de investimento. Apontou como negócio bastante promissor, compartilhando o exemplo da proposta de US$ 6 bilhões que o Google fez para comprar o Groupon, em 2010. O negócio degringolou e fez muitos autores e estudiosos voltarem a atenção para a febre dos sites de compras coletivas, que parecia ser a nova bolha do mercado de rede, após a famosa “bolha das ponto com”. Trata-se, como se vê, de um assunto recheado de pesquisas, todas realizadas no espaço de uma década, ou seja, o fenômeno ainda é relativamente novo. CRONOGRAMA Semana 1 Semana 2 Semana 3 Semana 4 Semana 5 Leitura de Artigos e livros sobre sites de compras coletivas X Elaboração do questionário e divulgação nos grupos de facebook que reúnem compradores coletivos, principalmente do Peixe Urbano e, se preciso, pelo contato um a um com alguns consumidores dentro do site Peixe Urbano X X X Coleta de respostas e designação dos fatores para as variáveis (Quais variáveis serão incluídas?) X X X Análise e Discussão dos dados X Conclusão X REFERÊNCIAS BRITO, Regina R.

DAMÁSIO, Bruno Figueiredo. Uso da Análise Fatorial Exploratória em Psicologia. Avaliação Psicológica. v. n. J. F. WILLIAM, B. BABIN, B. ANDERSON, R. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011. TRINDADE, Bruno. A “febre” das compras coletivas: entendendo o contexto. Disponível em: < http://www.

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