1.Enfermeiro e Técnico de enfermagem no atendimento à saúde da pessoa idosa na atenção básica
Tipo de documento:Questões e Exercícios
Área de estudo:Enfermagem
Funções como trabalhar com a adscrição de familiares em uma microárea; Fazer o cadastro de todas as pessoas da microárea e manter eles atualizados; Orientar os familiares quanto os serviços de saúdes disponíveis e sua utilização; Realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontâneas; Acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade. As visitas deverão ser programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de uma visita/família/mês, entre outras atribuições que é permitido ao ACS desenvolver outras atividades nas Unidades Básicas de Saúde, desde que vinculadas às atribuições acima.
Os enfermeiros tem atribuições completamente diferentes dos ACS, atribuições que permite realizar consultas de enfermagem, procedimentos, atividades em grupo conforme os protocolos ou outras normativas técnicas definidas por gestores; Fazer atividades programadas de atenção à demanda espontânea; Planejar, gerenciar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS junto com a equipe; Contribuir, participar e realizar atividades de educação permanente da equipe de enfermagem e outros membros; Ajudar no gerenciamento dos insumos necessários para o melhor funcionamento da UBS. E os técnicos de enfermagem tem como atribuições contribuir, participar e realizar atividades de educação permanente, participar das atividades de atenção realizando os procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na UBS e se for necessário nos domicílios e demais espaços comunitários.
Realizar atividades programadas e de atenção com demanda espontânea, fazer ações de educação em saúde à população adstrita, conforme planejado e participar do gerenciamento dos insumos que melhor ajuda no funcionamento da UBS. Podendo observar que cerca de 60% das pessoas com 50 anos ou mais têm problemas visuais de diversos graus. Mostrando a importância da atenção básica como uma boa oportunidade de triagem para doenças oftalmológicas, que necessitam de maiores recursos. Este acompanhamento quando feito na atenção básica se mostrou muito eficiente. A acuidade visual diminui com a idade, mas com a indicação de óculos é possível alcançar uma visão adequada. Doenças oculares que alteram a capacidade visual devem ser detectadas o mais precocemente possível.
Algumas pesquisas revelam que cerca de dois terços dos agressores são os filhos, parentes e cônjuges. A violência contra os idosos é uma importante demanda que tem acompanhado o crescimento dessa população, acarretando adoecimento físico (doenças psicossomáticas, diminuição gradual de suas defesas físicas, alterações do sono e apetite, desidratação, desnutrição, entre outros) e adoecimento psicológico (depressão, desordem pós-traumática, agitação, fadiga, perda de identidade, tentativas de suicídio), quando não culminando com a morte. Os maus-tratos aos idosos estão cada vez mais evidentes na sociedade, adquirindo dimensão social e de saúde pública. As mulheres foram as que mais foram vítimas de violência psicológica, negligência, financeira, sexual e tortura do que os homens.
Um estudo realizado na Finlândia demonstrou que as violências psicológica, financeira e a negligência também foram mais prevalentes no sexo feminino.
36 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes