A AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços. RESUMO Esta pesquisa objetivou analisar a relação entre as práticas pedagógicas e especialmente a avaliação no contexto escolar nas séries finais do Ensino Fundamental. Para isso, foram estabelecidas algumas categorias. A primeira elencou-se à luz de literaturas significativas, conceituando a avaliação esclarecendo a prática formalmente organizada e sistematizada. Trazendo outros subtítulos, este trabalho trouxe a abordagem especialmente a relação deste instrumento nas séries finais do Ensino Fundamental, trazendo a diferença da avaliação no segmento da Educação Infantil. ” Considerando, a condição do professor, como avaliador, de atribuir sentidos e significados à avaliação, propõem-se resgatar o significado de avaliação nas práxis pedagógica no contexto escolar, mediante a prática dos exames escolares e, em no cenário pandêmico; analisar em que medida tais concepções se encontram, ainda hoje, presentes, no atual contexto, como tem sido a prática de avaliar no processo de ensino e de aprendizagem no contexto educativo.

De cunho bibliográfico, este artigo busca a reflexão embasada em diversas literaturas que tratam desta temática que é tão atual, destacando-se dentre os autores: Dalben (2005), Caldeira (2000), Villas-Boas (1998), Gatti (2003), Luckesi (2003), LDB em seu Art. Hadji (2001), Sordi (2001), Conselho Nacional de Educação (CNE), do dia 29 de maio – MEC, Revista Nova Escola por Gotti (2020). AVALIAÇÃO ESCOLAR O termo avaliar revela-se em muitas vivencias e experiências das atividades dos seres humanos. O “julgar”, o “comparar”, isto é, “o avaliar” faz parte de nosso cotidiano, seja através das reflexões informais que orientam as frequentes opções do dia-a-dia ou, formalmente, através da reflexão organizada e sistemática que define a tomada de decisões (Dalben, 2005, p. mas, a partir das medidas, para termos uma avaliação é preciso que se construa o significado dessas grandezas em relação ao que está sendo analisado quando considerado como um todo, em suas relações com outros fenômenos, suas características historicamente consideradas, o contexto de sua manifestação, dentro dos objetivos e metas definidos para o processo de avaliação, considerando os valores sociais envolvidos.

p. O diagnóstico de dificuldades e facilidades deve ser compreendido não como um veredito que irá condenar ou não o aluno, mas sim como uma apreciação da circunstância educacional atual do estudante, em função das condições de ensino que está sendo oferecidas. Em suma, as características das avaliações, se dão por algumas indagações, se o aluno enfrenta alguma dificuldade, se há problemas; se o aprendiz não consegue alcançar objetivos dentro do currículo; de que maneira o processo de aprendizagem se desenvolve; se os alunos produzem resultados significativos. Avaliação escolar nas séries finais do Ensino Fundamental Dentro da perspectiva de uma avaliação contínua, cumulativa, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional recomenda as instituições de Ensino Fundamental que: “Artigo 24.

p. Diferente da Educação Infantil, a qual a legislação difere no quesito avaliação como esclarece a LDB em seu Art. “na Educação Infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental”. Ao final do ciclo, a criança terá um dossiê de seu desempenho escolar e poderá ter um acervo de material rico para lhe auxiliar nas suas próximas etapas. Considerando a avaliação na etapa do Ensino Fundamental, pode-se afirmar que se dá tradicionalmente em muitas realidades, passando por anos com a mesma sistemática e procedimentos, marcada por uma avaliação classificatória, muitas vezes, excludente. º da Lei nº 9. de 24 de novembro de 1995, o Ministro de Estado da Educação homologa parcialmente o Parecer CNE/CP nº 5/2020, do Conselho Pleno, do Conselho Nacional de Educação - CNE, o qual aprovou orientações com vistas à reorganização do calendário escolar e à possibilidade de cômputo de atividades não presenciais, para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e deixa de homologar o item 2.

do referido Parecer, o qual submete para reexame do Conselho Nacional de Educação, considerando as razões constantes na Nota Técnica nº 32/2020/ASSESSORIA-GAB/GM/GM, conforme consta do Processo nº 23001. Com este parecer, a escola precisou repensar o retorno das aulas presenciais, bem como o formato de avaliação diagnóstica para identificar o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem e habilidades que se procurou desenvolver com as atividades pedagógicas remotas e construir um programa de recuperação, caso necessário, para que todos os alunos possam desenvolver, de forma plena, o que é esperado de cada uma ao fim de seu respectivo ano letivo. A fim de garantir o cumprimento dos objetivos de aprendizagem do ano letivo num cenário de isolamento social por conta da Covid19, as redes de ensino enfrentaram grandes desafios.

CONCLUSÃO Pensar numa perspectiva da avaliação formativa ficou claro que para o docente, não deve estar preocupado em seu cotidiano em atribuir notas aos alunos, mas sim em observar e, sobretudo registrar seus caminhos, acertos e dificuldades durante as aulas, a fim de repensar as possibilidades de ensino-aprendizagem de cada um e do coletivo como um todo.  Dessa forma, o educador deve planejar e replanejar os procedimentos de ensino, e planejar em cima das possibilidades de intervenção junto às aprendizagens sanando as dificuldades de assimilação. Em suma, a principal função da avaliação é subsidiar o educador, a equipe pedagógica e o próprio sistema no aperfeiçoamento do ensino. Desde que utilizada mediante a legislação vigente conforme foi citado nesta pesquisa. Para se ter um ensino mais efetivo as informações devem possibilitar tomada de decisões sobre quais os recursos educacionais devem ser organizados mediante a uma prática valiosa, reconhecidamente educativa, quando utilizada com o propósito de compreender o processo de aprendizagem que o estudante está percorrendo em um dado caminho, no qual o desempenho do professor e outros recursos devem ser alterados se preciso for, para favorecer o cumprimento dos objetivos previstos e assumidos coletivamente no âmbito escolar.

Disponível em: <https://www. in. gov. br/en/web/dou/-/despacho-de-29-de-maio-de-2020-259412931> Acesso em março de 2021. DALBEN, Ângela I. p. jan. jun. Gotti, Alessandra. Como avaliar em tempos de pandemia? Publicado em NOVA ESCOLA 30 de Junho 2020. de. Alternativas propositivas no campo da avaliação: por que não? In: CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia (orgs. Temas e textos em metodologia do Ensino Superior. Campinas, SP: Papirus, 2001. VILLAS-BOAS, Benigna M.

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