Relatório de Estágio - Gestão Educacional

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Entre as causas consideradas mais importantes para o surgimento da gestão educacional, podemos citar a relevância da participação de todos na organização e planejamento escolar, considerando que gestão está ligado ao progresso da democratização no processo pedagógico. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS No início da educação no Brasil os professores eram os jesuítas e faziam uso do método catequista para efetuar o ensino e as práticas religiosas. Em 1759 houve uma reforma na educação e os jesuítas deixaram seus cargos como educadores e as ideias religiosas pregadas em sala foram substituídos por normas laicas ministradas pelo estado, desse modo tomando a responsabilidade pela educação. O manifesto dos pioneiros na nova escola que ocorreu no ano de 1932 tinham pensamentos que buscavam reforçar o ensino gratuito, universal e laico como o estado.

Depois de muitos anos lutando pela educação gratuita para todos, em 1996 surgiu a lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96 (BRASIL, 1996) dando o acesso gratuito à educação de todos os níveis para todas as pessoas. de 1968 (BRASIL, 1968) a faculdade de pedagogia amplia e o seu espaço de atuação, sendo assim o objetivo do curdo de pedagogia era formar pessoas capazes de exercer a docência em sala de aula nos anos iniciais e fundamentais e fora dela (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2005, p. Com o passar do tempo os estudos foram aprimorando e o curso de pedagogia mais exigente quanto à formação dos docentes. Comprova-se que o curso de pedagogia não é um simples curso, pelo contrário o profissional que quer formar-se como pedagogo deve ser capaz de realizar as tarefas educativas que são exigidas pela escola e fora dela.

A atuação do professor em campo dispõe de 3 vertentes como relata Libâneo (2010, p. a educação formal, informal e através desses 3 segmentos os alunos adquirem conhecimentos diversos. É de suma importância que se faça essa revisão do documento para buscar a trabalhar e a desenvolver as habilidades previstas na BNCC. O PPP é diferente de escola para escola, pois cada escola tem seus valores, tem seus objetivos, tem a maneira que ela quer desenvolver o ano letivo juntamente com os professores e alunos. O PPP ter muito a ver com a cultura, com a comunidade onde a escola está inserida, com os alunos, pais, professores, cada escola vai desenvolver seu projeto de uma maneira bem distinta uma da outra, lembrando que as pessoas que participam dessa elaboração trazem vivências e experiências que contribui para este documento.

Esse documento precisa de ser de fácil acesso, não sendo revisado e guardado na gaveta, todos precisam estar atentos a este documento e precisa ser consultado a qualquer momento. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. O diretor da escola também articula com a comunidade interna e externa para arrecadar recursos e integrar as pessoas na rotina escolar, além de promover a capacitação dos docentes e funcionários. Confira outras funções do diretor escolar: • Realizar reuniões periódicas com os pais, professores e coordenação da escola; • Supervisionar o Projeto Político Pedagógico (PPP); • Gerenciar a atuação da equipe docente; • Organizar eventos escolares; • Envolver a comunidade escolar no dia a dia da instituição; • Implementar as políticas públicas e diretrizes estabelecidas por órgãos governamentais; • Realizar a gestão financeira da instituição; • Analisar e acompanhar o desenvolvimento dos alunos.

Descreva a atuação desse profissional quanto ao atendimento aos alunos e aos docentes? Diretores que são verdadeiros líderes se envolvem ativamente nas atividades da escola, não basta só dizer o que tem que fazer, é preciso estar junto e conhecer as dificuldades enfrentadas pelos professores com os alunos, para pensar em novas estratégias de ensino. Esse contato com o professor precisa ser constante, o diretor precisa estar sempre no corredor, na sala de aula, acompanhando o dia a dia dos alunos, isso acaba motivando não apenas o professor e sim os alunos por estar presente. Para o sucesso da escola e aprendizagem dos estudantes, é importante que o gestor saiba dialogar e ouvir professores e alunos. Atender a demanda educacional viabilizando o acesso às aulas, tanto pelo computador, celular, televisão e rádio.

Integrar a comunidade escolar ao processo de inclusão digital. Abordagem teórico-metodológica Para Romanowski (2009,p. “A formação continuada é uma exigência para os tempos atuais. Desse modo, pode-se afirmar que a formação docente acontece em continuum, iniciada com a escolarização básica, que de, pois se complementa nos cursos de formação inicial, com instrumentalização do professor para agir na prática social, para atuar no mundo e no mercado de trabalho” A necessidade da adaptação e da superação por parte dos professores e alunos surge para que não se perda o ano letivo. Formações através de programas e aplicativos como: Google Classroom, Google Drive, Google Meet, entre outros. Considerações Finais As medidas principais para que se evite a contaminação pelo vírus, está o distanciamento social, o que ocorreu um impacto diretamente na educação, causando o afastamento dos professores e alunos.

Após a pandemia haverá um maior hibridismo da educação presencial com p EAD, sendo que professores estarão de certa forma preparada para o distanciamento se caso ocorra novas doenças coletivas. Os instrumentos tecnológicos existem para nos auxiliar e diminuir as distâncias. CONSIDERAÇÕES FINAIS O trabalho desenvolvido deixa claro que os objetivos do estágio foram alcançados, tendo uma visão mais ampla de uma rotina diretiva, de gerir o trabalho desenvolvido na gestão de forma democrática. br/ccivil_03/leis/l9394. htm>. Acesso em: 02 nov. LEI Nº 12. DE 4 DE ABRIL DE 2013. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em: <http://www. planalto. gov. br/ccivil_03/leis/l5540.

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