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O LÚDICO E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, TCC, Pedagogia

Id tarefa
8984
Disciplina
Tipo
Criado
19 de janeiro 2021
Concluído
21 de janeiro 2021
Preço
R$ 200,00
Ajude-me fazer rápido até pedagogia. Tem só 2 dias Título do pedido «O LÚDICO E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL».
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mararubia4705
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mararubia4705
Escritor
Páginas: 40
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Neste trabalho, temos como objetivo analisar o lúdico, a brincadeira e os contos de fadas no desenvolvimento da criança. O jogo internaliza e esquematiza a estrutura do desenvolvimento do aluno no processo escolar e social. Mostramos também neste artigo que é no desenvolvimento da educação infantil e no vínculo que o aprendizado de cada criança se dá no processo educativo. O conto de fadas torna-se interessante e significativo para a criança, porque ao perder o interesse, a atividade deixa de ter significado e o jogo morre como tal. A brincadeira e as histórias tem motivação e isso torna uma ferramenta poderosa para o crescimento e desenvolvimento pessoal. Finalmente, veremos os diferentes jogos, que de acordo com Piaget, são fundamentais para o desenvolvimento de cada sujeito.
O presente trabalho de pesquisa intitulado “A importância da recreação para o desenvolvimento infantil.” tem como objetivo investigar sobre o lúdico e sua relação direta com a ação educativa neste nível de ensino. Entende-se que os jogos e as brincadeiras estimulam e contribuem para o desenvolvimento cognitivo, físico, emocional e social da criança em idade pré-escolar.
Dessa forma, justifica-se o desenvolvimento de um trabalho pedagógico a partir dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil porque a infância é uma época de aprendizagens significativas, em que a criança vive uma das mais importantes fases do desenvolvimento humano, no que diz respeito aos aspectos intelectual, emocional, social e motor que serão tanto mais ricas quanto mais qualificadas forem as condições oferecidas pelo Mostrar todos
A brincadeira acontece no processo de interação, que procede desde o nascimento. O desenvolvimento infantil se dá por avanços que a criança percorre em sua vida, entendidas como etapas cognitivas, segundo Piaget (1971). Este estudioso divide o desenvolvimento cognitivo da criança em fases ou estágios, sendo elas: estágio sensório- motor, estágio pré-operatório, operatório-concreto e operatório formal. Estas fases ou estágios foram organizadas a partir do desenvolvimento cognitivo da criança, pois a mesma desde o início de sua vida está em constante transformação. Definindo cada estágio do desenvolvimento da criança podemos observar os caminhos que ela percorre no seu processo de construção do conhecimento e interação com o sujeitos e objetos.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
KISHIMOTO, T. Jogos tradicionais infantis: o jogo, a criança, a Educação. Petrópolis: Vozes, 1993.
KISHIMOTO, T. O jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
KISHIMOTO, T. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
KISHIMOTO, T. (org.) O brincar e suas teorias. São Paulo Pioneira, 1998.
VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 2001.
______. A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa .Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997b.
PIAGET , J. A psicologia da criança. Ed Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
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