AS PRÁTICAS DE LEITURA EM UMA CLASSE HOSPITALAR - PORTFÓLIO UNOPAR

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Projeto de leitura 8 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11 REFERÊNCIAS 12 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho visa ser desenvolvido correspondendo as disciplinas estudadas nesse semestre. Dessa maneira, visa desenvolver competências e habilidades, através de leituras e análises com a temática “As práticas de leitura em uma classe hospitalar”. Dessa forma, a presente temática favorece o estudo sobre a atuação do pedagogo em espaços não escolares. Compreende-se que a Pedagogia Hospitalar é uma modalidade de ensino que visa atender crianças que se encontram hospitalizadas e estão em falta na escola. Isto é, um acompanhamento pedagógico, propondo o desenvolvimento e aprendizagem distante do ensino regular. As políticas públicas busca oferecer a educação para todas e todo conforme assegura o Estatuo da Criança e do Adolescente (ECA), na Resolução nº 41 de outubro de 1995, na qual determina 20 (vinte) direitos da criança e do adolescente hospitalizados.

Sendo assim, a presente resolução garante a recreação, programa de educação para saúde e acompanhamento do currículo escolar durante sua permanência no hospital. Conforme os autores as crianças possuem o direito do ensino regular, com a necessidade de os hospitais possibilitar espaços de ensino. O cenário do hospital é de pessoas que passam por experiências dolorosas em sua fase de hospitalização, sem liberdade, falta de privação e desiquilíbrio emocional. Dessa maneira, a intervenção de um pedagogo deve ser repensada em resgatar a alegria da criança e seu desejo de aprender. Consideram o atendimento pedagógico hospitalar como “regaste da criança à escola”, para que elas se sintam com vontade de retornar no ambiente escolar quando obter a alta.

Contudo o ambiente hospitalar: [. deve ser acolhedor, com estimulações visuais, brinquedos e jogos, as atividades precisam ser coordenadas de forma a oferecer a esta paciente continuidade no seu processo de ensino-aprendizagem. As atividades pedagógicas lúdicas e recreativas como, por exemplo, contação de histórias, dramatizações, jogos, brincadeiras, desenhos e pinturas garantem a continuação dos estudos no hospital (SOUSA; TELES; SOARES, p. Assim, o atendimento pedagógico no hospital deve ser prazeroso, a partir de atividades educativas que chama atenção da criança. Para as atitudes pedagógicas no ambiente hospitalar, a formação do professor é imprescindível, pois, o mesmo deve ter uma visão sistemática da realidade do hospital e da criança. No entanto, consideramos um grande desafio do professor resgatar a escolaridade do aluno paciente, na qual proporcione uma aproximação e transformação de sua realidade.

Por conta dessas concepções o professor deve trabalhar com a interação dentro do hospital e também compreender a realidade em que vive. Para isso, devemos buscar participar de formações continuadas que visa o entendimento do trabalho pedagógico em diferentes situações, com cursos referentes a pedagogia hospitalar visando a construção de propostas criativas que atendam as crianças hospitalizadas. Pensando em proposta, a literatura infantil é um excelente instrumento para trabalhar o desenvolvimento cognitivo e psicológico da criança. Assim, as crianças se identificam com as histórias e personagens, nas estratégias e enfrentamento, possibilitando trazer para sua realidade, e compreender a si mesmo e seus problemas visando uma solução. Na situação hospitalizada as crianças se encontram em condições vulneráveis, com seus sentimentos e emoções afloradas.

Dessa forma, a proposta visa trabalhar as emoções e auxiliá-las no controle sobre elas. Objetivo Geral Estimular a leitura e a participação da família nas atividades escolares. Objetivos Específicos Desenvolver a percepção de emoção Estimular a pensar e falar sobre os medos e preocupações Aprender a lidar com os próprios sentimentos Metodologia 1º dia: No primeiro dia será contada a história “Caixa de Preocupações”. º dia: Elaboração da atividade referente a caixa da preocupação do dia e diálogo referente aquele sentimento ou preocupação. Leitura da história: “O coelho que queria ser rápido”. Dialogar com as partes mais importantes da história, conversar sobre a ambição do coelho. A atividade é pesquisar no dicionário o significado da palavra “ambição”.

Anotar no caderno e desencadear uma discussão sobre. Recursos didáticos Caixa de sapato; Papel colorido; Cola; Dicionário; Rolo de papel higiênico; Lã; Tesoura; Caneta colorida;Lápis de cor. Avaliação Observar e anotar a interação da família e a participação do aluno nas leituras. Referências: ATIVIDADE EMOÇÕES. Disponível em: <https://atividadesparaprofessores. com. A caixa das preocupações. Editora Ciranda Cultural. FELDMANN, J. Pensamentos e Emoções. Editora Matrix. Porém não é uma tarefa fácil, pois, é importante que as crianças recebam empenho de um atendimento de qualidade nesse momento tão difícil de sua vida. Assim, o professor deve buscar possibilidades e refletir suas metodologias para que as propostas visam o atendimento de qualidade de desenvolvimento de sua aprendizagem.

O professor precisa estudar, pesquisar e ampliar seus conhecimentos sobre assunto para que sua intervenção seja de qualidade e bom desempenho, com planejamentos que visa alcançar os resultados positivos. REFERÊNCIAS BILYK, M. S. pdf > Acesso em: 28 de fev. de 2020. MATOS, L. P. K. GOETTMS, J. Leitura significativa – prática em todas as disciplinas do currículo escolar. Visão Global, Joaçaba, v. n. p. de 2020. SOUSA, A. C. TELES, D. A.

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