TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão de segurança

Documento 1

MISSÃO, VISÃO E VALORES 6 ETAPA 2 Erro! Indicador não definido. DESCRIÇÃO DE CARGO 7 PASSO 4 16 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17 INTRODUÇÃO Motivação é definida pelo desejo de exercer altos níveis de esforço a determinados objetivos, organizacionais ou não, condicionados pela capacidade de suprir as necessidades individuais, é aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, ou da origem a uma tendência de um comportamento especifico. As principais características básicas da motivação são um fenômeno individual, somos únicos e devemos ser tratados dessa forma, a motivação é intencional, a partir do momento que está sob controle do trabalhador, depende tanto do estímulo como da escolha do comportamento empregado. Outra característica é que não podemos medir a motivação, mais sim o comportamento motivado, a ação e as forças internas e externas que influenciam diretamente na escolha da ação.

Todas as pessoas tem um equilíbrio interno de acordo com um estimulo ou incentivo, quando surge uma nova necessidade rompe esse equilíbrio, gerando uma satisfação ou insatisfação. Associando a teoria de Maslow à questão de salário, como fator de motivação, observamos que indiretamente o salário contribui para a satisfação das necessidades, fisiológicas, segurança, social, autoestima e autorrealização. Através da teoria de Herzberg, compreendemos melhor que o papel do salário que está intimamente ligado à satisfação das necessidades humanas. Dividindo os fatores higiênicos e motivadores, sendo que os higiênicos abrangem todos os benefícios oferecidos pela empresa e os motivadores estão relacionados ao cargo ocupado pelo empregado, abrange o trabalho adequadamente realizado, responsabilidade exigida, reconhecimento e progressos profissionais.

MacClelland afirma que cada pessoa tem um nível de necessidade diferente da outra. As pessoas dão mais importância à realização da meta que às possíveis recompensas, precisam de feedback específico sobre seu desempenho e dedicam tempo a pensar sobre realizações de alto nível. • Poder: exercer influência • Afiliação: relacionar-se cordial e afetuosamente. • Realização: competir como forma de autoavaliação. • Necessidades conquistadas ao longo da vida, mas trazem prestígios, status, etc. • Forma de atuação de um indivíduo no trabalho será determinada pelo quanto o indivíduo é forte ou fraco em cada um desses três tipos de necessidades. Tabela elaborado pela autora (2014) 2. DESCRIÇÃO DE CARGO Descrição de cargo Titulo do Cargo: Supervisor de Crédito e Cobrança Unidade: Administrativo Descrição sumária: Relacionar com clientes e representantes; liberar pedidos; analisar crédito; fazer rotinas de cartório; cobrar representantes e clientes; fazer fechamento mensal; dar suporte aos colaboradores; atender prestadores de serviços: agencia cobrança /Serasa/ bancos; realizar reuniões; fornecer informação comercial; fazer lançamentos de cheques; tirar extratos.

Descrição detalhada: • Atender clientes e representantes para responder por todas as áreas do setor; • Usar sistema simcarteira, para analisar e liberar os pedidos prontos para faturar; • Analisar os cadastros prontos, para estipular o limite de credito; • Realizar rotinas de cartório para autenticar as cartas de anuências e outros docs; • Fazer semanalmente cobranças de alguns representantes dos valores vencidos e clientes inadimplentes; • Fazer fechamento do faturamento mensal e as comissões de todos os representantes, passar resultado para a diretoria e o contas a pagar; • Atender todos os tipos de assuntos de todos os subordinados, desde serviço ate de problemas pessoais; • Atender os representantes do Serasa, representante da agencia de cobrança e gerentes de bancos; • Participar das reuniões da empresa; • Passar informações comerciais diariamente; • Lançar no simcheques os cheques de clientes que os representantes mandam; • Realizar identificação dos depósitos nos extratos; Especificação: 1.

Instrução Superior em Ciências Contábeis ou Administração 2. Conhecimento • Pacote office; • Noções de Economia e Finanças; • Conhecimentos de Atividades e Produtos Bancários; • Conhecimentos Razoáveis de Contabilidade; • Conhecimentos Específicos de Análise de Crédito; • Conhecimentos Razoáveis de Matemática Financeira; • Noções de Análise Econômico-Financeira; 3. Experiência Um ano em contabilidade 4. • Fazer fechamento diário para contabilidade: • Depois de conferidos, emitir relatório de duplicatas baixadas e de movimentos. • Fazer as anotações necessárias, separar os extratos por dia e por banco e enviar para o escritório contábil. • Auxiliar liberação de pedidos: • Na ausência da Supervisora de crédito/cobrança, observar na tela do SimCarteira se tem novos pedidos. • Entrar no SimRec e ver a atual situação do cliente, ver se está com limite disponível, se os pagamentos são pontuais e se não tem nenhuma restrição.

• Dar atendimento aos clientes e representantes: • Quando cliente/representante vier trazer pagamentos, conferir o valor recebido, e encaminhar para Supervisora lançar. • Localizar e baixar os depósitos no sistema e passar o extrato para Supervisora. • Lançar despesas bancárias: • Diariamente, lançar as despesas bancárias dos três bancos na planilha de despesas bancárias. • No final de cada mês, lançar os valores finais de cada banco na planilha de despesas gerais e imprimir para Supervisora. • Controlar depósitos: • Conferir e baixar todos os depósitos das contas , colocar os dois extratos na caixinha da Lismara. • Lançar os valores na planilha de depósitos e imprimir a planilha ao final de cada mês para Supervisora. Recebe supervisão geral, exigido iniciativa para decisões de rotina.

Responsabilidade por máquinas e equipamentos Responsabilidade com o computador, o telefone e a impressora utilizada no ambiente de trabalho. Responsabilidade por erros Trabalho que envolve rotinas financeiras, o erro acarretará prejuízo para empresa. Esforço Físico Não se aplica 8. Esforço Visual Exigido concentração e esforço visual para elaboração de planilha, análise de dados e envio de documentos 9. Recebe supervisão geral, sendo exigida iniciativa para tomar decisões simples. Responsabilidade por máquinas e equipamentos Responsável pelo uso do computador, impressora e telefone utilizado no ambiente de trabalho. Responsabilidade por erros O erro no faturamento pode acarretar tanto problema para empresa quanto para o cliente. Esforço Físico Não aplicável 8. Esforço Visual Exerce esforço visual para conferir e enviar documentos.

Esforço Visual Exige esforço visual para elaborar planilha e digitar e enviar documentos. Ambiente de trabalho Normal de escritório 10. Responsabilidade por trabalho de terceiros Não aplicável Data da Elaboração: 02/03/2009                              Revisão: 10/09/2014 PASSO 4 A motivação no trabalho varia de pessoa pra pessoa, que se modifica durante sua vida e direciona os objetivos individuais de cada um. Dessa forma a motivação está dentro de cada pessoa de forma particular, sendo assim, o salario por si só não é um fator motivacional, por não satisfazer as necessidades individuais de cada um. O plano de benefícios como: convenio médico e odontológico, auxilio farmácia, vale transporte, entre outros é uma forma de complementar o salário, o que torna a empresa mais competitiva no mercado.

Administração de Cargos e Salários: Carreiras e Remuneração. ed. São Paulo: Ed. LTr, 2011. SILVA, Reinaldo O.

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