RELAÇÃO ENTRE A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E A GESTÃO DE PESSOAS COM A GESTÃO EDUCACIONAL

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

CHAVIENATO,2003). Com o crescimento constante do mercado, a globalização e os avanços da economia, a concorrência das empresas tem aumentado constantemente, exigindo das organizações, uma maior produtividade nos seus serviços e produtos, de maneira que, os mesmos sejam executados cada vez mais de forma eficiente, eficaz e efetivo. Gestão é sinônimo de Administração, gerenciamento de uma entidade; empresa, pessoas etc. Dessa forma, a gestão incorpora a Administração tornando-a em mais uma das funções necessárias para o desempenho das atividades a serem desenvolvidas. Pode-se dizer assim, que administrar é planejar, dirigir, organizar, executar e controlar pessoas para atingir de forma eficiente e eficaz os objetivos de uma organização. Os materiais de produção do grupo eram de posse coletiva para que todos pudessem providenciar sua própria caça.

No cenário Neolítico o homem iniciou suas atividades com o meio ambiente, os animais e as plantas tornando-os meios de sobrevivência. Deu um início as várias transformações que foram tamanhas acarretando a descobertas de técnicas para que se vivesse em grupos, cujo, um ajuda-se ao outro em suas necessidades. Segundo Antônio, 1995 (História Geral), “Não havia distinção social entre os membros do grupo: todos trabalhavam e o produto era consumido (distribuído) igualmente por/para todos”. Desse modo, foram construindo grupos sociais fechados que dividiam tarefas e consequentemente surgiam determinadas funções. As informações foram transformando as evoluções em relações sociais que originou o surgimento do Estado novo em que tudo se governa para o bem de todos; sem favoritismo, pois o regimento é feito através das leis.

Com isso, ás cidades, reinos e impérios foram sendo construídos gerando complexidade na administração e gestão pública. Segundo, CHIAVENATO, (2003, p. vivemos em uma civilização em que predominam as organizações e na qual o esforço cooperativo do homem é a base fundamental da sociedade. E a tarefa básica da Administração é a de fazer as coisas por meio das pessoas, de maneira eficiente e eficaz. Por esses motivos hoje o governo federal está adaptando e transformando os cargos e chefias para valorização do profissional e da gestão desses, principalmente nas esferas Estaduais. Nota-se o quanto é necessário à aplicação de técnicas e inovações na gestão de pessoas da administração, pois é necessário garantir um ambiente de trabalho satisfatório que possua um clima organizacional favorável ao desenvolvimento gerencial.

Essas mudanças são existentes nos modelos diretos da gestão pública que são compostos pelas suas entidades (União, Estados, Municípios, DF) e não possuem personalidade jurídica própria, já no modelo indireto ocorre quando são compostas por entidade de autarquia, fundações e paraestatais. Os avanços tecnológicos, mudanças de hábitos das classes econômicas e, a expansão das gerações sociais tem exigido das pessoas maiores conhecimentos, habilidades, competências e atitudes, ou seja, um processo brutal e continuo de aumento e transformação do conhecimento. ROSINI,2012). E com a tecnologia através de seus recursos disponíveis para serem utilizados pela empresa na realização da visão estratégica e sua cultura administrativa atual. NECESSIDADES DA GESTÃO ESCOLAR: TENDÊNCIAS DA GESTÃO DE PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL Segundo Luck (2011, p.

grifo nosso) afirma, a real importância, é que a gestão escolar é um processo que tem que ser efetivamente compartilhado, e sendo a competência no foco da liderança “constituindo-se em um dos fatores de maior impacto sobre a qualidade dos processos educacionais [. não é possível haver gestão sem liderança”. Porém, Há empresas e gestores educacionais que possuem grandes dificuldade em mapear o conhecimento (competências individuais) existente nas organizações para identificar o nível de estratégia atual que deve ser utilizada nas organizações. MARTÍNEZ, 2004, pg. A efetiva gestão escolar implica na criação de ambiente participativo, independente da tendência burocrática e centralizadora ainda vigente na cultura organizacional escolar e do sistema de ensino brasileiro. Este sistema, segundo Lück (2002, p.

visa “construir uma realidade mais significativa, não se constitui em uma prática comum nas escolas”. “A administração escolar tem como objetivos essenciais planejar, organizar e administrar o desenvolvimento necessário à educação. FREITAS, M. E.  Cultura organizacional: identidade, sedução e carisma. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999.   LIBÂNEO, J. p. set. Disponível em:. Acesso em: 21 maio 2012. MARTÍNEZ, J. A. de. O real valor do capital intelectual: uma abordagem nas empresas de Natal/RN. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE, 16. out.

667 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download