Resenha: Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire)

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire Assim como em outras obras suas, em Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, Paulo Freire reflete sobre a formação docente e a prática educativa progressista, colocando a autonomia dos educandos como temática principal para a discussão sobre a prática docente. Desde o início da obra, já nas Primeiras Palavras, Freire mostra-se humilde ao reconhecer que pode ter esquecido de mencionar algum saber, cabendo ao leitor “crítico” acrescentá-los. Durante a obra, o educador cita vários desses saberes necessários à prática educativa. No primeiro capítulo, intitulado “Não há docência sem discência”, Paulo Freire discute nove saberes que ele julga necessários à prática educativa, prezando fortemente pela dialética educador/educando, através do princípio de “educar o outro e educar a si mesmo”.

Diante disso, o autor defende que o professor precisa saber lidar com os saberes dos alunos, sobretudo os conhecimentos das classes populares.

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