INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS UM DESAFIO PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

INTRODUÇÃO O cenário pandêmico atual fez com que o modelo contemporâneo das mais diversas áreas se adaptassem na busca por atender as determinações legais, que foram tomadas devido o contexto atual de restrições que objetivam prevenir a disseminação mundial do Covid-19, causado pelo novo Coronavírus. Doença essa que vem provocando uma pandemia mundial e tem afetando os mais diversos setores sociais e econômicos. Diante desse contexto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou ações de proteção preventivas ao contágio e disseminação do vírus que além de medidas de higiene, as ações para o controle determinam a quarentena e o isolamento social, que levaram a suspenção das atividades presenciais de vários seguimentos, inclusive a educação.

Na busca por contornar os efeitos negativos providos pela pandemia, a educação teve que se reinventar rapidamente para garantir a continuidade das atividades escolares. Assim, os recursos tecnológicos tornaram-se ferramentas fundamentais neste processo, levando a educadores e educandos das mais diversas etapas da educação e componentes curriculares a adaptar-se ao novo modelo de ensino mediados pelas tecnologias. A educação como reflexo social visa atender a tais demandas, buscando oferecer ao aluno uma educação significativa, voltada ao desenvolvimento integral de maneira que favoreça a formação crítica e reflexiva, e preparado o aluno nos aspectos físicos, sociais, cognitivo e emocional para exercer o seu papel social. Frente a isso, ao se pensar na democratização do acesso à informação e diminuição das barreiras de comunicação a tecnologia torna-se forte aliada para tal processo.

Assim, é de fundamental importância a busca de políticas públicas de tecnologia da informação e comunicação voltadas a inclusão digital. Políticas que visem além de diminuir os curtos de acesso à internet, contornar barreiras de habilidades de alunos e professores no uso de ferramentas eletrônicas. Pois, hoje em dia, existem diversas mídias educacionais o grande desafio é o acesso e, além disso, o professor e alunos saberem utilizá-las permitindo que as tecnologias contribuam, de modo válido, para o aprimoramento das práticas pedagógicas. Devido a isso, a educação, como as mais variadas organizações, estão pressionadas pela mudança. De acordo com Brito e Purificação (2012), a comunidade escolar está direcionada a três caminhos: negligenciar as tecnologias e ficar fora do processo; apossar-se da técnica e transformar a vida em uma corrida atrás do novo; ou apropriar-se da tecnologia desenvolvendo habilidades que possibilitem o controle das tecnologias e de seus possíveis efeitos.

A consciência humano do século XXI, para Sodré (2012) é centrada na tecnológica, e a escola nos seus mais diversos níveis não pode ser indiferente a tal fenômeno contemporâneo. “A inclusão das TICs, deste modo seria apenas oficializada e incorporadas no processo de ensino- aprendizagem, pois elas já estão por perto e não pedem autorização para integrar salas de aula ou confecção de trabalhos acadêmicos. ” De acordo com Martín-Barbero (2011) as instituições de ensino deixaram de ser o único espaço de produção de saber, uma vez que o educando vivencia experiências através de fontes diversas. Para compreender o contexto atual de políticas públicas voltadas a inclusão digital, primeiramente nos apoiaremos nas ideias de Fonseca (2015, p.

Segundo o autor, “Igualmente, os pobres, independentemente da idade, têm potencialmente menos acesso: material (equipamentos) e intelectual (exclusão digital)”. Para contornar tão situação o autor ressalta “a importância do papel da escola para os jovens, juntamente com políticas voltadas à família. Afinal, o uso coletivo dos equipamentos” Nesse sentido, o autor traz reflexões importantes sobre o contexto social e a acesso as tecnologias. OBJETIVOS 4. CRONOGRAMA ETAPAS JUL- AGO SET- OUT NOV-DEZ JAN-FEV MAR- ABR Levantamento bibliográfico x x x Fichamento de textos x x x Analise de dados x Redação do trabalho x x x Revisão final/ entrega x BIBLIOGRAFIA BRITO. Glaucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e Novas Tecnologias: um repensar. São Paulo: Pearson, 2012. CASTELLS, M.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Ed. São Paulo: Cortez, 2010. MARTÍN-BARBERO, Jesús. T. BEHRENS, M. A. Orgs. Novas tecnologias e mediação pedagógica. A. O computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1999. SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes.

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