PIM III - GESTÃO PÚBLICA

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Relações Públicas

Documento 1

O uso de métodos e técnicas de gestão torna as organizações mais eficientes. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar as práticas de gestão da Caixa Econômica Federal por meio de um estudo bibliográfico, analisando alguns de seus principais setores e principais métodos de gestão. PALAVRA-CHAVE: Contabilidade. Administração. Recursos. Demonstração de resultado do exercício. Índices de liquidez e grau de endividamento. ESTATÍSTICA APLICADA. CONCLUSÃO. REFERÊNCIAS. RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Dutra (2009), define gestão de pessoas como a capacidade de mobilizar os funcionários para o alcance dos objetivos organizacionais. O autor também mencionou os recursos humanos, quando disse que quando há definições de políticas e diretrizes relacionadas aos recursos humanos, a gestão torna-se estratégica porque visa a melhoria.

A qualificação dos servidores para que possam atingir os objetivos proposto. Na administração pública, a gestão de recursos humanos faz parte das funções de planejamento, coordenação e controle da mão de obra exigida pelas instituições públicas (Santos, 2006). Bergue (2007), considera a gestão de pessoas no setor público um esforço para a manutenção, fornecimento e desenvolvimento de pessoal nas organizações públicas para cumprir leis, políticas e normas e observar as necessidades de seu ambiente. A gestão de desempenho de pessoas foi implantada em 2014. O público-alvo são os chefes de departamento e, para o ano seguinte, o público-alvo é o líder de cargos gerenciais. Em 2017, funcionários de várias funções estava confortavelmente incluído no plano.

A gestão do desempenho humano cria um acordo de desempenho no início de cada ciclo, e considera os resultados e a qualidade obtidos, além disso, também considera a capacidade (CAIXA, 2019). Métodos e técnicas de recursos humanos Chiavenato (2010), define recrutamento como selecionar a pessoa certa para o cargo certo, de forma a manter e melhorar a eficiência da organização, bem como o desempenho dos colaboradores e da organização. O governo federal, como o Fundo de Compensação do Trabalho (FGTS), representa e administra conjuntamente a Caixa e demais dirigentes (CAIXA, 2019). Imagem 1 - Organograma Geral Fonte: Caixa Econômica Federal 2. Funções dos recursos humanos A área de recursos humanos é importante para a manutenção da sustentabilidade da organização. A gestão de pessoas adota políticas que contêm expectativas entre organizações e pessoas, com o objetivo de implementar essas políticas por ambas as partes ao longo do tempo (DUTRA, 2009).

Chiavenato (2010), destacou que a gestão de pessoas em uma organização depende de diversos fatores, como estrutura organizacional, cultura, características do negócio, tecnologia utilizada, entre outras variáveis. Dessa forma, o RH da organização executará ações estratégicas com base nos objetivos esperados. Modelo de gestão de pessoas A gestão de pessoas caracteriza-se por um conjunto de políticas e práticas que permitem coordenar as expectativas entre organizações e pessoas para que ambas possam ser aplicadas ao longo do tempo (Dutra et al. O surgimento de "pessoas" deve-se a uma mudança no papel das pessoas no trabalho (Fischer, 2001). O conhecimento, a intuição e a criatividade dos trabalhadores passaram a ser valorizados. Existem muitos modelos de gestão em uma organização que refletem como será feita a gestão de pessoas.

CONTABILIDADE A ciência e tecnologia de produzir e disseminar informações úteis para a tomada de decisões econômicas é chamada de contabilidade. Seu desenvolvimento envolve um estudo do patrimônio das entidades para refletir seus resultados em estudos contábeis ou financeiros, que fornecem um resumo de uma situação econômica. A contabilidade é uma ferramenta fundamental para uma gestão transparente e funciona como um estimulador de resultados para as organizações. Segundo Ludícibus (2004), a contabilidade é uma ideia de um mecanismo de identificação, mensuração e comunicação da informação contábil. É importante saber a definição de contabilidade e como ela deve ser tratada nos diferentes tipos de empresas. HOJI, 2009, p. Por meio do DRE, é possível verificar o comportamento financeiro da Caixa em cada área.

Visto que o DRE mostra a “contribuição” de várias partes da empresa para a realização do lucro e prejuízo, diagnosticamos possíveis falhas no desempenho departamental ou departamental. Demonstração de resultados da Caixa é divulgada trimestralmente. Imagem 3 - Demonstrações do resultado Fonte: Caixa Econômica Federal 3. A empresa tem capacidade para saldar dívidas de curto e longo prazo e possui ativos. Tabela 1 - Indicadores de Liquidez e Endividamento Fonte: Cognitio 4. ESTATÍSTICA APLICADA Atualmente, as empresas já utilizam modelos matemáticos para auxiliar na tomada de decisões, pois o ambiente em que operam é volátil. As técnicas quantitativas facilitam a tomada de decisões mais consistente. Essas técnicas podem ser avaliadas alternativas e analisar o leque de opções para minimizar riscos e incertezas (OLIVA, 2005).

CONCLUSÃO A resolução deste trabalho possibilitou compreender as práticas de gestão da Caixa Econômica Federal. A partir da análise da gestão de recursos humanos, pode-se observar os principais métodos utilizados por organizações como gestão de pessoas, tipos de contratação, força de trabalho e diversidade. Também analisa o foco de treinamento e desenvolvimento de funcionários, com o objetivo de promoção, por meio de avaliação através de habilidades. Através da análise do balanço e demonstração de resultados do exercício em curso, pode-se observar a rentabilidade da organização, bem como o nível de passivos. Por fim, analisar e validar se os conceitos estatísticos se aplicam à organização em estudo.

P. Por que administrar estrategicamente recursos humanos? Revista de Administração de Empresas, São Paulo. Disponível em: <http://www. scielo. br/pdf/rae/v33n2/a03v33n2. Gestão de Pessoas em Organizações Públicas. ed. rev. e atual. Caxias do Sul: Educs, 2007. Edição Compacta. São Paulo: Editora Atlas, 1998. CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas. ed. ª ed. Barueri, SP: Manole, 2012. COGNITIO. Indicadores de Liquidez e Endividamento e Como Calcular. Disponível em: https://cognitiogestao. A. D. G. A. Gestão de pessoas: realidade e desafios futuros. Conheça os principais modelos de gestão de pessoas. Disponível em: http://www. idebrasil. com. br/blog/conheca-os-principais-modelos-de-gestao-depessoas/. OLIVA, F. L. ET ALL. Estudo sobre as principais técnicas de Análise Ambiental aplicadas nas grandes organizações. São Paulo: FEA, 2005.

Análise Financeiras das Empresas. ed. São Paulo: Atlas,2006. p. VIEIRA, S.

100000 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download