TCC Psicomotricidade e Ludicidade

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

O lúdico na Educação Física Infantil faz parte de um processo, onde a aplicação de jogos e brincadeiras para as crianças proporciona, além do prazer e da alegria, um desenvolvimento integral na medida em que estimula à criatividade da mente. A pesquisa foi uma revisão bibliográfica baseada na leitura de alguns autores da área. Espera-se que por meio deste, haja um maior esclarecimento acerca do papel do aspecto psicomotor e lúdico na educação infantil. Palavras-chave: Psicomotricidade. Ludicidade. A ludicidade, juntamente com a psicomotricidade, são de essencial importância para o desenvolvimento da criança, principalmente na primeira fase da infância, onde ela lida com o pensamento participativo e o corpo em movimento. O objetivo geral é apresentar a psicomotricidade e a ludicidade na educação infantil.

Os objetivos específicos são: refletir sobre a ligação entre o desenvolvimento psicomotor e o lúdico; evidenciar a importância do educador trabalhar tais aspectos na educação infantil. DESENVOLVIMENTO 2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2. A Educação Psicomotora é desenvolvida por vários aspectos: físico-motor, afetivo-social e cognitivo-intelectual. Todo educador, partindo da Educação Infantil, deve proporcionar para a criança meios de explorar seus movimentos corporais, contribuindo para o seu desenvolvimento e para suas mudanças psicológicas e sociais. É necessário que seja realizado um trabalho sério, desde os anos iniciais, que possibilite a continuidade em toda a escolarização da criança. De acordo com Alves (2008), o trabalho com a educação psicomotora deve objetivar o desenvolvimento das capacidades e rendimento, buscando à eficiência e adequando aos diferentes níveis de habilidade, respeitando o aluno.

Le Boulch (1988) cita: 2. Ou seja, a criança, ao brincar, passa para o brinquedo sua imaginação a partir do que ela vivência. Essa atividade proporciona um desenvolvimento nos diversos aspectos da vida. As atividades lúdicas são possibilidades de estimular o desenvolvimento da criança de uma forma prazerosa e natural para o aprendizado de forma natural e espontânea. Conforme Vygostky (1998), a partir do lúdico a criança realiza ações espontaneamente através do brincar de “faz de conta”, imitando e representando situações que ela vê no seu dia a dia, como por exemplo, brincar de ser professora ou motorista. É nesse momento que a criança usa sua criatividade e expressa seus sentimentos. A coleta de dados foi feita a partir de livros, artigos e materiais disponível em sites da internet.

Foram organizados e analisados a partir de um trabalho de seleção rigoroso. A investigação deste artigo apresenta como eixo primordial a análise de conteúdo, assim a forma da pesquisa é qualitativa. Optou-se pela pesquisa qualitativa por que as mesmas são exploratórias, ou seja, estimulam os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. De acordo com Gil (2002, p. O Referencial Curricular da Educação Infantil (RCNEI) atenta os professores para a importância de “refletir sobre as solicitações corporais das crianças e sua atitude diante das manifestações da motricidade infantil, compreendendo seu caráter lúdico e expressivo” (BRASIL, 1998, p. Fica explicito que a psicomotricidade e a ludicidade conversam entre si, afim de proporcionar uma educação totalitária e de qualidade, onde o indivíduo utiliza corpo e mente para se desenvolver plenamente.

Como dito por Alves (2003), é um trabalho que busca o desenvolvimento, mas respeitando o espaço e as habilidades do aluno, tratando o ensino de uma forma dinâmica, divertida e funcional, como deve ser. CONSIDERAÇÕES FINAIS Através da pesquisa realizada acerca dos conceitos entrelaçados com a psicomotricidade e a ludicidade e suas participações na educação infantil, fica evidente a importância de ambos no processo de desenvolvimento integral da criança, nos aspectos motor, cognitivo e afetivo. Na infância, fase base da evolução do ser, a criança só passa a conhecer a si mesma quando interage com o mundo ao seu redor. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2003. Associação Brasileira de Psicomotricidade. Disponível em: <http://www. psicomotricidade. gov. br/seb/arquivos/pdf/volume3.

pdf. Acesso em 20 de Out de 2021. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. ª ed. São Paulo: Atlas, 2002. LEAL, Florência de Lima. A importância do lúdico na educação infantil. Enfermagem. Nov. dez. São Paulo, 2015. Disponível em: http://www. WALLON, H. As origens do caráter na criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.

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