UNIVERSIDADE DE HONG KONG: CONECTANDO O LESTE E O OESTE

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Joycelin. UNIVERSIDADE DE HONG KONG: CONECTANDO O LESTE E O OESTE. Harvard Business School, Janeiro, 2017. Disponível em: http://pos. estacio. Seus fundadores pensavam que era importante ter professores britânicos de excelência como forma de manter a boa fama da organização. Nos primeiros anos, a HKU enfrentou diversos problemas econômicos, recebendo ajuda financeira em 1919 do governo colonial, com a condição de aumentar a supervisão sobre a universidade. Com recursos limitados, recebeu em 1922, da Fundação Rockefeller, o patrocínio de dois cargos de chefia na Escola de Medicina e um terceiro dois anos depois. Este fato deu condições para que a Escola de Medicina pudesse ampliar seu corpo docente e aumentar as pesquisas. Com a situação financeira equilibrada, a HKU, ainda precisava alcançar o status profissional e social de um diploma do ocidente.

No ano de 2015, a HKU era considerada uma das melhores universidades financiadas publicamente em Hong Kong. No entanto, aos poucos, foi-se perdendo o status para a Universidade Nacional de Cingapura e a Universidade de Tóquio. Um dos motivos para essa queda nos rankings teria sido a reforma educacional no ensino médio e superior de Hong Kong. Outro desafio importante, enfrentado em 2015, foi lidar com as práticas antigas do setor de recursos humanos que delimitavam sua capacidade de recrutar acadêmicos de alto padrão. Além das tensões existentes acerca do corpo docente, ainda havia a preocupação em sua formação demográfica, que não retratava o corpo estudantil. Ao longo dos anos foram muitos as tensões entre o governo chinês e a UKU, levantando o questionamento acerca de sua autonomia e liberdade.

Certamente, um dos mais conhecidos foi idealizado pelo grupo Occupy Central with Love and Peace, que desobedeceu ao governo chinês e protestou durante 79 dias, requerendo o voto popular universal. A HKU sempre apresentou um ambiente cultural bastante diversificado, por isso, temas como liberdade acadêmica podia criar discórdia entre docentes chineses e estrangeiros. Apesar disso, as profundas diferenças culturais era uma das importantes forças. Além do seu ambiente interno a HKU, tinha que se preocupar também com o ambiente externo, sobretudo com a concorrência crescentes de outras gigantes asiáticas, como a Universidade Nacional de Cingapura.

80 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download