A escola reproduz as relações sociais? Conceito de habitus e campo

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

O campo é uma realidade objetiva na qual diferentes forças procuram ocupar o centro do comando/decisões/palavras. Como uma realidade objetiva o campo é um lugar social, não é um espaço físico apenas e sim um espaço de relações intersubjetivas entre sujeitos (agente). As relações entre os agentes são simbólicas, não se dão por aspectos que estão exclusivamente visíveis, se dão principalmente em princípios, pressupostas ou forças que não são totalmente visíveis, mas não quer dizer que não sejam conhecidos Em todo campo, para Bourdieu, há um jeito de viver, um conjunto de disposições internalizadas que fazem com que a pessoa aja/externalizem de acordo com aquilo que são as regras majoritárias do campo.

É um conjunto de predisposições que cada agente internaliza (incorpora, não precisa pensar porque já está dentro dele), o que é aceito dentro daquele campo (só ocorre dentro daquele campo). Esses conjuntos de disposições internalizadas pelos agentes dentro do campo, o autor nomeou como HABITUS. Para adquirir um determinado saber é necessário assegurar certo domínio do mundo através das relações com as pessoas que convivemos nas pluralidades de relações a que o sujeito é exposto. Falando em aprendizagens Delory-Momberger nos convida a refletir sobre o sentido das aprendizagens. Através da pesquisa biográfica, a autora aponta que ao reescrever sua história através da autobiografia você pode apropriar-se dela. Assim os saberes subjetivos e não formalizados ganham importância nos diversos aspectos da sua vida (sociais, profissionais etc.

esses saberes são essenciais, segundo os autores, porque são através deles que somos quem somos. Essas divisões que parecem naturais na verdade são culturais.

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