Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
A presente Monografia tem como tema central a importância da Afetividade na Educação Infantil. E tem por objetivo investigar as relações interpessoais, tratando da relação professor e aluno, assim como da relação família e criança. Este trabalho constitui-se em uma reflexão sobre a questão da afetividade, ou seja, quando o professor se torna o principal mediador dessa afetividade, propiciando a aprendizagem dos alunos, o que demonstra que muitas vezes a afetividade na aprendizagem pode melhorar o convívio do educando com o educador. Isso permite um relacionamento estabelecido com amizade e respeito, desenvolvendo, assim, o progresso físico, psíquico, espiritual e moral do aluno. Como se ampara em pesquisa bibliográfica, qualitativa e virtual, a fundamentação teórica se fortalece com teóric
Mostrar todosos como Piaget(1896), Maturana(1928), Winnicott(1896). Vygotsky(1896), Wallon(1879), entre outros de renome, visto que esses autores tratam da necessidade da afetividade, reconhecendo que o cognitivo está associado aos estímulos do afeto. Ocultar
A escolha do tema “A importância da afetividade na educação infantil” foi realizada com o intuito de identificar e analisar como se dá a aprendizagem aliada à relação afetiva entre professor e aluno na educação infantil. A afetividade constitui-se como facilitadora do processo ensino aprendizagem em que o educando passa a ser alvo da empatia do educador, o qual, ao apoderar-se desse recurso, sente-se estimulado a desenvolver uma prática pedagógica direcionada ao educando
O afeto diz respeito às expressões de sentimentos que as crianças logo experimentam no início da vida, e fazem com que esse conjunto de sentimentos exerça um papel crucial em suas ações, em casa e na escola, como exemplo: Uma criança que possui afeto por seus amigos, tem mais vontade de ir à escola, ou uma criança que possui afeto por seu professor tem mais vontade de aprender, uma criança tratada com afeto em casa e na escola sente vontade de retribuição.
Na teoria de Piaget, o desenvolvimento intelectual é considerado como tendo dois componentes: um cognitivo e um afetivo. Afeto inclui sentimentos, interesses, desejos, tendências, valores e emoções. O afeto se desenvolve no mesmo sentido que a cognição ou inteligência, tornando difícil encontrar um comportamento apenas da afetividade, se
Mostrar todosm nenhum elemento cognitivo.
Piaget (1971, p. 271), afirma que:
A vida afetiva, como a vida intelectual é uma adaptação contínua e as duas adaptações são, não somente paralelas, mas interdependentes, pois os sentimentos exprimem os interesses e os valores das ações, das quais a inteligência constitui a estrutura.Ocultar
ALMEIDA, Ana Rita Silva. Emoção na sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1999
BEAN, R. et al. Adolescentes Seguros: Como aumentar a autoestima dos jovens. São Paulo: Gente, 1995.
BRIGS, D. C. A auto-estima do seu filho. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei n° 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996 – Rcnei vol. 1
CABRAL, Maria de Lourdes da Silva. Afetividade na escola. Uma necessidade para a aprendizagem. Monografia de conclusão de curso. Instituto Superior de Educação lvorada Plus. São Paulo. 2007.
DANTAS, H. A infância da razão. São Paulo: Manole, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1996.
GALVÃO, I. Hanri Wallon: Uma concepção dialética do desenvolvime
Mostrar todosnto infantil. Petrópolis: vozes, 1999.
KRAMER, Sonia et al. (Org.). Infância e educação infantil. São Paulo: Papiros, 1999.
MATURAMA, Romicim Humberto & Verden - Zöller. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano do patriarcado à democracia. São Paulo: Palas Athena, 2004.
MUKHINA, Valéria. Psicologia da idade pré-escolar. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
MARCHAND, Max. A afetividade do educador. Tradução de Maria Lúcia Spedo Hildorf Barbanti e Antonieta Barini; Direção da coleção Fanny Abromovich. São Paulo: Summus, 1985.
PRANDINI, R. C. A. R. A constituição da pessoa: integração funcional. In: Machoney, A. A. e Almeida, L. R. (Orgs.). A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: ed. Loyola, 2004.
ROSSINI, Maria Augusta Sanches. Pedagogia afetiva. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
ROSSINI, Maria Augusta Sanches. Aprender tem que ser gostoso. 3ª. ed. Petrópolis, RJ: vozes, 2003.
________. Educar para Ser. 2ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes 2005.
SOBRAL, Maria de Lourdes. A influência da afetividade no ambiente pedagógico. Disponível em:
˂http://veterinariosnodiva.com.br/books/afetividade-ambientepedagogico.pdf˃. Acessado em 15/set/2017.
TASSONI, Elvira Cristina Martins. Afetividade e aprendizagem: A relação professor-aluno. Universidade estadual de Campinas. Disponível em: ˂http://168.96.200.17/ar/libros/anped/2019T.PDF˃.
Acesso em 19/out/2017.
WALLON, H. As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1986.
________. As origens do caráter na criança. São Paulo: Difel, 1972.
________. A evolução psicológica da criança. Lisboa: edições 70, 1968.
________. A evolução psicológica da criança. Lisboa-Portugal: edições 70, 1995. Ocultar
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado comregras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site.
Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
У наших авторов вы можете заказать любую учебную работу от 200 руб.
Оформите заказ и авторы начнут откликаться уже через 10 минут!
Fazer um pedido
Receba o seu R$10 bonus agora!
Olá! Cada cliente é muito importante para nós, por isso lhe damos R$10 bonus. Crie o seu primeiro pedido e veja, que o serviço funciona bem!