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Tenho problema com Pedagogia. Encomendo urgente até pedagogia. Tem só 1 dia Título do pedido «ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA CRIANÇA COM AUTISMO: UMA REVISÃO NARRATIVA».
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Os processos de ensino-aprendizagem para crianças autistas apresentam desafios, nessa perspectiva a ampliação das discussões sobre métodos que potencializem essa dinâmica são essenciais. Objetivou-se com o presente artigo contribuir com esta discussão a partir do conhecimento sobre o autismo e as alternativas metodológicas para o ensino da criança autista, por meio de artigos já publicados. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa de cunho exploratório, caracterizando-se como pesquisa bibliográfica. Na coleta de dados foram selecionados, após critérios de inclusão e exclusão, 14 documentos a partir das bases de dados Scielo e Periódicos CAPES. O artigo, a partir do material coletado, aborda as dificuldades no processo de inclusão do aluno autista na sala de
Mostrar todosaula; os resultados ainda demonstraram que, entre as práticas pedagógicas de ensino que podem auxiliar nesse processo, são relevantes as atividades que estimulam as funções cognitivas como as práticas lúdicas com jogos e brincadeiras, a utilização de recursos visuais, rodas de história e atividades de compreensão da escrita. No processo de inclusão, é essencial que o professor elimine rótulos e acredito no potencial dos seus alunos, sem esperar resultados imediatos, mas sim, compreendendo e trabalhando no tempo de cada criança. Com isso, fica claro que ainda são escassas as práticas pedagógicas relacionadas diretamente ao ensino da criança autista, portanto, é essencial que novos estudos sejam desenvolvidos para a construção de novas hipóteses e métodos que possam tornar o ensino-aprendizagem do autista uma ação eficaz.
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem. Métodos de Ensino. Transtornos Globais do Desenvolvimento. Transtorno do Espectro Autista. Ocultar
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), como é atualmente denominado pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais é o transtorno invasivo do desenvolvimento (TID) mais conhecido. Nessa condição, existe um marcado e constante prejuízo no contato social, variações da comunicação e padrões estereotipados ou limitados de interesses e comportamentos. As anormalidades no desenvolvimento em cada uma dessas áreas se apresentam geralmente por volta dos três anos (KLIN, 2006).
O seu diagnóstico, de acordo com o DSM-5 (2013) é obtido a partir de dois critérios: as deficiências de comunicação e sociais, e a existência de comportamentos estereotipados e repetitivos. Desse modo, o TEA refere-se a um distúrbio neurológico, que têm como características principais a complicação de socializa
Mostrar todosção, de comunicação e condutas, características essas que acarretam exclusão dos autistas do contato social.
Diante dessas considerações, é possível afirmar que autistas encaram diversas ..Ocultar
A pesquisa foi realizada no ano de 2021 a partir de documentos indexados nas bases de dados: Biblioteca Virtual Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Portal Periódicos CAPES. Os seguintes descritores (palavras-chave) foram utilizados em várias combinações em português para a busca nas bases de dados: 1) metodologias; 2) transtorno; 3) espectro; 4) autista; 5) ensino; 6) aprendizagem.
Os critérios de inclusão utilizados na coleta de dados foram: ...
REFERÊNCIAS
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