GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Recursos humanos

Documento 1

INTRODUÇÃO A Gestão de Recursos Humanos presente nos dias atuais no Brasil nem sempre foi assim, sua finalidade no início era apenas os custos da mão de obra na organização controlando a entrada e saída destes. Isso começou a mudar na era industrial devido a entrada das multinacionais no país, teve adaptar-se a elas. Foi no governo do Getúlio Vargas que teve uma maior pressão a implementação e consolidação da Gestão de Pessoas devido as legislações trabalhistas que surgiram nesse período (PELOSO; YONEMOTO, 2012). O setor do Recurso Humanos (RH) passou por grandes mudanças nas últimas décadas indo além das rotinas administrativas integrando a composição estratégica geral Becker, Huselid e Ulrich (2001), pois lidam com a administração do recurso mais precioso da organização (SOVIESKI; STIGAR, 2008).

A competência do Departamento de Recursos Humanos esta na responsabilidade de cuidar de todos processos que envolvem o funcionário na empresa, iniciando na seleção, passando pelo orientação ao integra-lo, monitoramento por meios de avaliações de desempenho de avaliações, quando necessário capacitação, como também a preservação da saúde e da segurança do funcionário no ambiente de trabalho. Conforme a ISO 45001 o item a ser cumprido 7. é os recursos, a norma defini que sua finalidade com este é garantir que a empresa forneça recursos necessários para todo seu processo e de forma ampla, visando a melhoria contínua do sistema de gestão de saúde e segurança. Da como exemplos incluem recursos humanos, de infraestrutura, tecnológicos e financeiros (ABNT, 2018).

A autora Rosa (2017) ressalta que a saúde e segurança do trabalhador para muitas empresas em todo mundo é considerado como questão estratégica e prioritária, pois além da relação de produtividade existe também os gastos relativos em decorrência de adoecimento, podendo interferir na produção quando não tem profissional para substituir o outro. Portanto os profissionais de Recursos Humanos também têm o papel de fiscalizar e auxiliar na aplicação das técnicas da saúde e segurança do trabalhador no ambiente de trabalho ocupacional. ISO 45. Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional. BECKER, B. E. HUSELID, M. Disponível em: <http://www. planalto. gov. br/ccivil_03/LEIS/L6514. htm>. DE CICCO, F. ISO 45001:2018 Sistemas de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho - Requisitos com Orientações para Uso.

FERREIRA, M. C. MENDES, A. com. br/arquivos/1256235723. arquivo. pdf>. Acesso em 18 de Abril de 2020. org/sst/localidade/0? dimensao=frequenciaAfastamentos >. Acesso em 10 de Abril de 2020. OVIENSKI, F. STIGAR, R. Recursos humanos x gestão de pessoas. C. YONEMOTO, H. W. Gestão de pessoas: uma abordagem estratégica da administração de recursos humanos, sua importância e papel efetivamente desempenhado nas organizações contemporâneas. Programa de iniciação científica “gestão e sustentabilidade”. D. da. Qual o papel do RH na saúde ocupacional e segurança do trabalho?. Madu M, Caxias do Sul, 05 de maio, 2017. Disponível em:< https://www. gov. br/noticias/detalhe-da-noticia/2019/4/acoesregressivas-gestao-de-riscos-e-impacto-dos-acidentes-de-trabalho-foramtemas-de-debate>. Acesso em 25 de Abril de 2020. SILVEIRA, S. M. html >. Acesso em 25 de Abril de 2020.

60 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download