Abstrato
O termo "Infraestrutura de dados espaciais" (SDI) pode ser usado para representar a coleção relevante de tecnologias, políticas e acordos institucionais que facilitam a disponibilidade e o acesso a dados espaciais. A SDI detalha a metodologia geral, processo, práticas existentes, condições e políticas do Nepal. Este artigo explica as situações e práticas atuais da IDE no Nepal, juntamente com as necessidades futuras de gerências eficazes e eficientes. O desenvolvimento de SDI pode não ser totalmente de fase, alternativamente, em estágios embrionários. O serviço que prestamos apenas são folhas topográficas, recursos terrestres e assim por diante, juntamente com dados de base coletados no Projeto de Mapeamento do Leste do Nepal e Mapeamento Ocidental, que foi uma ajuda do governo da Finlândia. Todos esses dados foram coletados nas últimas 4 décadas, mas ainda existem obstáculos de tipos atualizados, uma vez que existem muitos padrões do OGC (Open Geospatial Consortium) e ISO (International Standardization) para falar sobre os Padrões, mas, de alguma forma, parece seguir a ISO19115 e a ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL FÜR STANDARDISIERUNG 19110. Como o Departamento de Revisão geralmente é proprietário do Geoportal, eles renovaram a nova edição do Geoportal a partir de julho de 2018. Portanto, torna mais fácil, pouca pesquisa e simples de usar.
Introdução
O Nepal chamou a região ótima mais alta do mundo i. e Instale o Everest. Realmente está localizado entre dois países gigantes da Índia e China e tiawan. A região do estudo é demonstrada na determinação 1 dada abaixo, mostrando a cor clara. O papel da geoinformação é crucial para a expansão de países como o Nepal. Estavam no estágio de expansão que é determinado pelo Setor Geoespacial. As condições SDI e NSDI são usadas de forma intercambiável. O SDI fornece uma base para obter descoberta, análise e aplicação de dados espaciais para usuários e fornecedores em todos os níveis de autoridades, setor comercial, setor sem fins lucrativos, academia e cidadãos em geral. A comparação do sistema SDI com fornecedores chineses e a Índia é muito avançada, pois contém dados atuais, tempo real, processamento na web e imagens de pratos. Ao usar um campo crescente no setor geoespacial, a pesquisa e outros problemas relacionados ao setor podem desenvolver como controlar e lidar com esses dados para as perspectivas presentes e futuras. Assim, o governo do Nepal percebe a necessidade de IDE no 7º Decênio Nacional de cinco anos até o plantio direto. Várias agências criarão vários padrões de informação, o departamento de Pesquisa, como uma empresa de Mapeamento Nacional, criou os bancos de dados topográficos digitais a partir de seu mapa base feito entre 99 e 2002. Finalmente, o Plano de Informações do Sistema Geográfico Nacional (NGIIP) foi estabelecido como um geoportal para a entrega do espaço geoespacial. recursos para os usuários. Falando sobre a interoperabilidade, ele preenche a condição de cerca de Nível de interoperabilidade semântica de acordo com diferentes padrões de interoperabilidade. O geoportal pode não ser tão técnico e funcional como o INSPIRE geoportal da Europa. Por alguma razão, desenvolver seu potencial de aplicabilidade tecnológica e útil é a fase de desenvolvimento. Este sistema é o controle, atualização, controle e reparo do Departamento de Estudo, com a comunicação de várias partes interessadas.
Missão
Aumentar o planejamento e o gerenciamento de recursos no Nepal, através do avanço de instalações de informações geográficas para o acesso a dados geográficos e relacionados para a tomada de decisões.
Objetivos
Desenvolver um programa de infraestrutura de dados geoespaciais para auxiliar os dados exibidos entre o Departamento de Revisão, o Escritório Central de Estatística e as empresas participantes.
Metodologia
Definitivamente, o IDE não é um elemento solitário, mas as integrações de programas, políticas, critérios, dados, formulários, etc. Essa metodologia é fácil e apenas demonstra como o IDE foi conceituado. O procedimento foi iniciado simplesmente combinando os conjuntos de dados da estrutura e os conjuntos de dados fundamentais que recebem determinados requisitos, normas, regras, políticas, etc. para estabelecer a assistência de metadados. Ao entender os metadados, eles são simples, consistindo apenas no termo do editor, data de publicação, despesa dos dados e assim por diante. Após as perguntas do usuário, os dados no geoportal empregam palavras-chave e recuperam os resultados relacionados às demandas e exigências do usuário final. Finalmente, o geoportal recupera o resultado na rede de comunicação.
Todo o componente básico do SDI é definido e apresenta informações detalhadas. Além disso, podem existir os elementos preditivos e existentes para melhorar os atuais.
Diretrizes
Para definir os conjuntos de dados, o sistema de referência espacial está no MUTM (Modified Universal Slanted Mercator).Todo o mapa topográfico seguindo as práticas de cartografia. Pensando na elaboração de políticas, há muitos painéis de discussão, seminários, convenções, etc. será mantido para ingredientes e configuração. Mas ainda não existe absolutamente nenhuma política concreta da NSDI que faça com que todas as políticas estejam sob o mesmo guarda-chuva.
Componentes
Os componentes são definitivamente os elementos básicos do SDI. Listados aqui estão os componentes:
- Produtor de dados: a organização que produz as informações geoespaciais principalmente desde o Departamento de Pesquisa.
- Parceiros diferentes: esta seção inclui, como o escritório florestal, alguns mapas que produzem consultoria privada.
- Usuários de dados: todo mundo que usa as informações livremente ou logo após pagar seu benefício específico.
- Físico Legislativo: O ministério, departamento que regulamenta depois de ter certas normas, regras, plano e política.
- Atender fornecedores de serviços: o provedor ISP, assim como a Nepal Telecom, para conversar entre consumidor e espaço de armazenamento.
Análise das partes interessadas
As partes interessadas são aquelas pessoas, instituições, equipes, mídia, comemorações, etc. quem está direta e indiretamente envolvido em produzir, cuidar e controlar dados geográficos. As partes interessadas são o Departamento de Pesquisa, Escritório de Souterrain e Geologia, Departamento de Recreação Nacional e Área de Conservação, Divisão de Florestas e Departamento de Estática. O departamento de estudo do Ministério da Agricultura, Gestão do Terreno e Cooperativa, Autoridades do Nepal, é o principal responsável pela instituição, operação e Manutenção. Às vezes, pode haver problemas e falta de comunicação entre as partes interessadas, resultando no desafio de mostrar dados. Isso pode ser devido à ignorância, falta de conhecimento, falta de determinação política sólida.
Fornecedores de dados
Seus dados são as unidades eficientes e principais da SDI. Devemos gerenciar a variedade de dados geográficos com recursos e dados estatísticos. Os fatores que contribuem com dados são:
- Divisão de Pesquisa Topográfica
- Seção de Pesquisa Geodésica
- Divisão de Pesquisa Cadastral
- Departamento de Infraestrutura de Informações Geográficas em todo o país
- Trabalho no terreno com dados de recursos
Conjuntos de dados
Os conjuntos de dados essenciais criados pelas corporações e empresas acima são
- Fronteira Administrativa
- Informações topográficas
- Ponto de controle geodésico
- Dados cartográficos
- Ortofoto
Aqui, os conjuntos de dados são (nível local do produto) e antigo limite administrativo com escala (1: 1000000).
Aqui, os conjuntos de dados são Contorno (1: 250000), Hidrografia (1: 250000), Edifício (1: 250000), Área Especificada (1: 250000), Veículos (1: 500000), Transporte (1: 250000)
Linhas utilitárias (1: 250000), contornos (1: 1000000), local designado (1: 1000000)
Topografia (1: 1000000).
Os conjuntos de dados desenvolvem a compra diferente do ponto de controle, como 1ª ordem, 2ª ordem, 3ª ordem e quarta ordem. Mas a tarefa do ponto de controle geodésico pode ser um processo contínuo para a criação de conjuntos de dados.
Os conjuntos de dados desenvolvem todo o mapa cartográfico de todo o país com os dados de seus proprietários. A tarefa dos dados cadastrais é um processo contínuo para a produção de conjuntos de dados.
Simplesmente algumas ortofotos de algumas cidades foram mapeadas. O conjunto de dados dos ortodados é um método contínuo para criar conjuntos de dados.
Os seguintes dados primários destinados ao SDI podem ser listados enquanto pontos de controle geodésico
Limite de gerenciamento, áreas construídas, rede de viagens, geologia, coberturas de terras, hidrográficas, topografia, serviços públicos, cadastro, DTM, censo.
Usuários de dados
A inspeção da tendência de uso dos dados geográficos mostra que existem estilos crescentes. Os usuários são da variedade de domínios diferentes, incluindo alunos de pesquisa e suas tarefas, ministério da energia para a construção do projeto hidrelétrico, a divisão de estradas precisa do mapa topográfico para a construção de ruas, a transação diária do benefício da propriedade da terra. Alguns comentários deles foram de que a precisão dos dados é baixa e apenas formatos limitados estão disponíveis.
Padrões
Existem muitos padrões ISO (International Standards Organization) e OGC (Open Geospatial Consortium). No entanto, no nosso caso, ele implementou apenas a ISO 19115. Aqui, o padrão define apenas os seguintes componentes, como datas, reconhecimento, extensão, qualidade, resolução espacial, programa de coordenadas. O restante das normas ISO certamente não existe para definir elementos como catalogação de recursos, aplicativo de mapeamento da web, finalização de dados da web etc. No caso dos padrões OGC, que seguem parcialmente o serviço de mapas da web, mas outros serviços como serviços de recursos da world wide web, serviço de proteção da web, suporte à catalogação na web, etc. permanecem ausentes.
Geoportal
Antes de ser aplicada como Infraestrutura de informações geográficas em todo o país, a partir de julho de 2018, ela foi modificada. O mais novo é bastante bom e informativo. O URL do geoportal é http: // nationalgeoportal. gov. np /. O Geoportal é a principal fonte destinada à publicação e consulta de dados. Geoportal são caracterizados por especializados e práticos.
O programa de software para tornar o geoportal é Apache, QGIS, ArcGIS, SQL, etc. Pertencente aos critérios de pesquisa, o cliente deve digitar palavras-chave. Considerando o seguinte regular é a Assistência a Mapas da Internet. Se uma pessoa deseja saber para catalogar informações, depois disso, existem informações de metadados. Os fatores de metadados contêm o título, resumo, palavras-chave, categoria e extensão (Leste, Oeste, Norte, Sul). O problema de pesquisa mostra a oferta relevante onde o usuário pode escolher de acordo com a necessidade. Ele contém o cabeçalho de dados listado específico enquanto pergunta do usuário. Não há funções de pesquisa e consulta padrão zero, como o Serviço de Internet do Catálogo (CSW) definido como padrões OGC. Os dados como formato gráfico são entregues aos usuários. Mas o download está disponível apenas no formato de mapa, e não em serviços de recursos. No entanto, os downloads são oferecidos apenas em formato de mapa, certamente não apresentam serviços. Para instalar os resultados, o usuário deve abrir as contas. Todos os dados são coletados após o preenchimento do formulário específico e a verificação da conta. Nesse ponto, a questão pode surgir do preço, normalmente o preço será baseado no número de lençóis. Geralmente, o preço pretendido para cada lençol é de três ou mais euros por lençol destinado a mapas em grande escala e 62 centavos por lençol para obter mapas em pequena escala. A técnica de precificação é baseada em abordagem aleatória, sem etapas médicas para definição, mas com boa relação custo-benefício para os usuários. Ele se concentra apenas na geração de renda mínima para os custos de geração da mercadoria. Mas ainda existe um problema para o método de gastar dinheiro on-line porque continua a não haver transações on-line. Em seguida, de alguma forma, você deve ir à Seção de pesquisa para comprar os produtos do mapa. Existe um procedimento simples de gerenciamento de qualidade para a implementação de dados.
A interface gráfica do usuário geralmente é amigável. O geoportal possui diversas áreas com boa aparência e gerenciamento de cores para sites.
Desafios
Durante o processo de criação de SDI e operação contínua, existem os seguintes desafios:
- Atendendo às demandas dos usuários, porque a demanda dos consumidores é extremamente alta conforme o avanço tecnológico.
- A sustentabilidade contínua das partes interessadas, por meio de melhorias feitas no prazo e nas políticas governamentais.
- A crise financeira pode resultar em falha do projeto posteriormente.
- A tecnologia está definitivamente mudando rapidamente dia a dia e a maneira de lidar com isso.
- A deficiência do mestrado em geoinformática da educação pode levar à falta de mão de obra qualificada e competente.
Sumário e conclusões
O NSDI é simples e simples de acessar seus dados. Mas ainda faltam muitos critérios e soluções. Certamente não são atualizadas apenas algumas modificações no serviço geoportal. É irônico falar que eles eram velhos, de alguma forma, seria inútil para as tarefas relacionadas à sala. Comparando com INSPIRE NSDI é muito clássico e clássico. É de alguma forma o banco de dados mantendo com todos os formatos de imagem do Land. Eles são limitados apenas para que você possa obter as informações dos serviços de alguma forma. Os padrões não estão se reunindo totalmente com a OGC e a ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL FÜR STANDARDISIERUNG. Além disso, a segurança do geoportal também é um fator crucial, porque já foi hackeado anteriormente.