McGLOBALIZAÇÃO E A NOVA DIREITA: 1980-2000

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Religião

Documento 1

São Paulo. p. McGLOBALIZAÇÃO E A NOVA DIREITA: 1980-2000 O texto a seguir relata fatos políticos, sociais e econômicos em relação aos Estados Unidos do período pós guerra fria até os anos 2000, enfatizando a globalização e a relevância da atuação americana nos outros países. Com a Crise de 1973 a dita “economia livre” começou a ser defendida por economistas, jornalistas e políticos e começou a ser aplicada mediante a recessões econômicas nos governos americanos de 1980 à 2000. Essa política previa a retirada do estado na regulação da economia e corte nos programas sociais. Negociações para o desarmamento nuclear das potencias mundiais foram seguidas de muita tensão entre estados unidos e união soviética.

Essa ultima dissolveu-se em divisões políticas externas terminando assim com a chamada guerra fria. Mas mesmo assim o governo americano ainda temia o poder comunista e investiu contra tentativas reformistas comunistas na América central, no Caribe, na Nicarágua e no Panamá As multinacionais dependiam cada vez mais do poder econômico e militar dos estados unidos para garantir a eles mercado desimpedido. O FMI e o banco mundial forçaram Argentina, Chile e Uruguai aceitarem programas estruturais em troca de aliviamento das dividas. Ao perder o Irã pra a revolta popular e Afeganistão para a união soviética nos anos de 1980 o Estados Unidos lançou uma guerra secreta no Afeganistão dando apoio ao Talibã e AL-qaeda para se livrarem dos soviéticos, fato que mais tarde assombrou os americanos.

O descaso com a população negra era tamanha que acabou levando a uma serie de motins urbanos o mais marcante de todos foi p de Los Angeles em 1991 no qual prédios foram destruídos e lojas saqueadas por uma multidão enfurecida. Foi uma revolta social hibrida dos pobres multirraciais e um conflito interétnico. A situação da mulher melhorou de forma irreversível, pois mulheres casadas começaram a trabalhar fora de casa, a taxa de divórcio aumentou, e praticas liberais de sexualidade aumentavam, mas por outro lado sofreram com os cortes no serviço público principalmente mães solteiras. Gays e lésbicas também ganharam notoriedade, mas, nunca deixando de sofrer com preconceito. Foram quem mais sofreram com AIDS que matou 427 mil americanos até 2000.

Para o bem e para o mal, o destino do planeta está associado aos estados unidos da América. Concluo após a leitura desse texto que o objetivo do autor era mostrar que os EUA podem ter sido imperialistas capitalistas que usavam de sua força militar e política para intervenções ao seu favor, mas que também foi por meio dessas intervenções que avanços dentro desses países foram conquistados.

67 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download