Planejamento português

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

ª aula: momento da história, construção do monstro, teatro. ª aula: ampliação da conversa, atividade 5ª aula: reescrita Acessibilidade aluno de inclusão Sugestão de desdobramento: é bom ter medo? PLANO DE AULA ENSINO FUNDAMENTAL / ANOS INICIAIS Práticas de Linguagem Objetos de Conhecimento: Habilidade Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) Compreensão (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. Oralidade Escuta de textos orais (EF35LP18) Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário. Compreensão de textos orais (EF35LP19) Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras. Performances orais (EF04LP25) Representar cenas de textos dramáticos, reproduzindo as falas das personagens, de acordo com as rubricas de interpretação e movimento indicadas pelo autor.

Antecipação do tema ou idéia principal a partir de elementos pré-textuais, como título, subtítulo; “O Domador de Monstros”. Qual será a história do dia? Mostrar apenas o nome. COLOCAR O LIVRO NO QUADRO SE CONSEGUIR COLAR ELE COM FITA CREPE. O que terá neste livro? Como será a história? Quem será o domador? Como será esse monstro? O domador conseguirá domar o monstro? - Conversar com as crianças sobre histórias e figuras de monstros que conhecem (TV, revistas, figurinhas etc. NO QUADRO NEGRO, COLOCAR TABELA ABAIXO. Momento da história; Explicar como será realizado a contação da história. Distribuir uma folha de papel sulfite, explicando aos alunos sobre a leitura que será realizada em sala - o livro “O Domador de Monstros”.

Como tem alunos na sala que precisam de adaptação, as folhas que foram entregues a eles era adaptada, tinha margem na folha para que a criança soubesse que o desenho teria que ser realizado ali dentro. Começar a leitura e pedir às crianças que iniciem o desenho deles a partir do momento que falar “pode começar a desenhar”, (não dizer a eles se é para realizar um desenho pequeno, médio ou grande, deixar a vontade deles e não mostrar as imagens). Após a leitura; - Hora de mostrar os desenhos. Trecho que acharam mais interessantes; – Diálogo de Sérgio com o monstro; ou – Do final da história. Sistematização; - Professor recolha os monstros (anotar nome do aluno atrás). Explique que poderão levar o monstrinho para casa outro dia, quando a professora finalizar as atividades.

Atividades – Para casa (escrever no quadro letra de FORMA). Pedir aos alunos que escrevam outro final para a história, outra forma de enfrentar o monstro. Utilizam pronomes: (ele, ela, nosso, nossa, seu, sua, dele e dela) repetição de palavras e sinônimos como elementos coesivos: a percepção sobre o uso de pronomes pode ser desenvolvida com textos que proporcionem tal reflexão, ou seja, textos que apresentem pronomes já são propícios para a reflexão coletiva sobre, em um único texto, por exemplo, haver referências ao João como “ele”, o “menino”, etc. o importante é não perder a oportunidade de refletir com os estudantes a real necessidade desses termos, pois caso contrário, o texto se tornaria repetitivo e cansativo. Uso da pontuação em sala de aula: Ao valorizarmos as produções dos estudantes, oportunizamos o desenvolvimento da criatividade, autonomia e aprendizagem.

Considerando a questão acima, é essencial repensarmos a maneira como temos ensinado a pontuação em sala de aula, assim como Geraldi (2007) orienta: [. É muito mais importante estudar as relações que se constituem entre os sujeitos no momento em que falam do que simplesmente estabelecer classificações e denominar os tipos de sentenças. LEIA A FRASE E CIRCULE DE VERMELHO AS PALAVRAS QUE TÊM M: RESOLVER À CRUZADINHA. ATENÇÃO, TODAS AS PALAVRAS COMEÇAM COM M! A) NOME DE UM BICHO QUE TERMINA COM CO. B) OBJETO QUE SERVE PARA LEVAR AS ROUPAS NA VIAGEM: C) ALIMENTO PREFERIDO DAS GALINHAS. D) ALIMENTO DOCE E NATURAL, PRODUZIDO PELAS ABELHAS. E) SOM EMITIDO PELO BOI.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download