Padaria São Judas

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

Banca Examinadora ___________________________________ Prof. Orientador Edimur Diniz Vaz Pós Graduado em Contabilidade e Auditoria ___________________________________ Prof. Orientador Marcilio Ferraz da Silva Mestre em Processos Tecnológicos e Ambientais ___________________________________ Prof. Camila Gianesella Lisboa de Almeida ___________________________________ Prof. Prof. Resumo As empresas em um âmbito geral precisam preocupar-se com o aumento de produtividade, porém, existe outra preocupação que precisa de atenção especial por causar perdas financeiras e, inclusive, insatisfação dos clientes, que são as perdas que acontecem no processo produtivo. A aplicação da produção enxuta em serviços na área de alimentação em especial, em panificação e confeitaria é pouco explorada, mas vem ao encontro da busca pela redução de perdas e consequente aumento de produtividade, rentabilidade financeira e satisfação dos clientes. O presente trabalho teve como objetivo investigar as perdas produtivas sob lógica da produção enxuta em uma empresa de panificação e confeitaria.

Os dados levantados na empresa seguem uma abordagem quantitativa e o método utilizado foi estudo de caso. O método desenvolvido consistiu em acompanhar a rotina de trabalho da empresa, mapeamento dos processos, identificação das perdas que ocorrem no processo produtivo. The data collected in the company follow a quantitative approach and the method used was the case study. The method developed was to follow the company's work routine, process mapping, identifying the losses that occur in the production process. In order to disseminate the bakery and improve the process in the best use of space and existing equipment. The marketing tools helped in the dissemination process through the website creation and optimizing stock organization by reducing the time spent in the production process and taking advantage of the space.

The results showed that the company has potential without high investments and, consequently, potential increase in monthly revenues. Figura 10: Planta 3D. Figura 11: Planta Lateral. Figura 12: Visão Frontal da Planta. Figura 13: Visão Vertical da Planta. Lista de Tabelas Tabela 1: Análise SWOT. Objetivos Gerais. Objetivos Específicos. Metodologia. Resultados Esperados. SUSTENTABILIDADE. CONSIDERAÇÕES FINAIS. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. INTRODUÇÃO Há 6000 anos atrás foi produzido o primeiro pão, resultado de um cozimento de farinha com água e sal de cozinha. Segundo historiadores, na Mesopotâmia, atualmente conhecido como Iraque, com o cultivo do trigo que costumava ser mastigado, surgiu o pão. Há indícios que os primeiros pães eram feitos à base de mistura de farinha e fruto de carvalho, conhecido como bolotas. Desde então a única que tinha experiência no ramo era Sueli que já havia trabalhado como balconista em uma padaria na cidade local, seu marido Silvio por sua vez adquiriu todo conhecimento na área com o padeiro e confeiteiro que ainda permanece como funcionário da padaria.

Com o passar dos anos os sócios foram se aperfeiçoando e ganhando experiências sobre o negócio. Figura 3: Fachada da Panificadora São Judas. Fonte: Dos próprios autores, 2016. Fabricando e distribuindo uma diversidade de produtos na linha de pães, bolos, doces, salgados, pizzas e tortas, mantendo a higiene rigorosa tanto da preparação dos produtos, quanto dos equipamentos. Apesar de todos conhecerem os lugares de armazenagens das matérias-primas, o estoque é mantido em vários lugares dificultando o acesso rápido. Existe uma enorme necessidade de organização do armazenamento determinando um único local, onde apresente temperaturas, ambientes adequados e fácil acesso viabilizando o excelente desenvolvimento da produção. Justificativa Na primeira visita à empresa, pode-se observar que não havia um controle de estoque, pois os mantimentos estavam em desordem e em locais com difícil acesso para fabricação dos produtos, nota-se também que apesar da Panificadora ser conhecida por fornecer produtos para diversas empresas e órgãos públicos, não há uma divulgação ampla, com fácil acesso para os internautas.

O controle de estoque, divulgação em redes sociais e elaboração da missão, visão e valores são de extrema importância, pois através dele se detecta e controla desvios, e apura-se os valores para fins de análises o qual prejudica o capital de giro, buscando constantemente o equilíbrio entre produtos no estoque e a demanda dos Clientes e reposição de matérias-primas. O estoque é um investimento sendo, ele desorganizado pode gerar perdas, afetando o bolso da empresa. Hipótese A ideia mais viável para solucionar os problemas encontrados, é investir em publicidade visando a maior divulgação da empresa, atualizando as notícias em páginas de redes sociais, além de criar um site próprio da empresa. O plano de reestruturação no estoque desenvolvido no projeto tem como intuito aumentar o espaço físico, de tal forma que os produtos sejam mantidos organizados, em um local espaçoso, e prático facilitando o acesso ás matérias-primas.

Com as novas implantações espera-se aumentar ainda mais esse mercado consumidor, superando as expectativas dos clientes, os mantendo fiéis já que um site próprio da Panificadora é uma ferramenta poderosa na relação da empresa com seus clientes, através dele é possível conhecer melhor a empresa e os produtos nela oferecidos. O estoque organizado de maneira prática, permite o acesso rápido dos funcionários de tal forma que o tempo seja bem aproveitado. Objetivos O trabalho em questão tem como objetivo principal divulgar de forma mais ampla, qualidades e diferenciais dos serviços e produtos oferecidos pela Panificadora São Judas, além de reestruturar seu estoque pensando em seu espaço físico, com matérias primas organizadas facilitando assim, o acesso à elas. Além disso, para o aumento das vendas dos produtos comercializados, propõe-se que através do marketing digital, crie-se um site e atualize as redes sociais, permitindo que os clientes acessem com facilidade desde a história da Panificadora até as promoções realizadas.

SUSTENTABILIDADE Atualmente o termo mais citado seja no meio ambiente, escolas, empresas é sustentabilidade. Segundo Brasil Sustentável, de origem latim “sustentare”, significa sustentar, conservar. A palavra sustentabilidade começou a ser propagada através da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano – United Nations Conference on The Human Environment (UNCHE) realizado em Junho de 1972, em Estocolmo. A partir desse evento, mundialmente começou a ser abordado assuntos interligados para possíveis maneiras de preservação do meio ambiente. Várias empresas têm adotado os conceitos reais de sustentabilidade e suas empresas passaram a colaborar com o meio ambiente, porém o primeiro passo tem que partir de cada um de nós como cidadãos e habitantes desse planeta. Almeida (2002, p. nos coloca que: [. Cabe às empresas, de qualquer porte, mobilizar sua capacidade de empreender e de criar para descobrir novas formas de produzir bens e serviços que gerem mais qualidade de vida para mais gente, com menos quantidade de recursos naturais.

A inovação, no caso, não é apenas tecnológica, mas também econômica, social, institucional e política [. Figura 7: 3 Rs. Fonte: https://www. google. com. br/search?q=5+passos+sustentabilidade&source De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, os 3Rs é um caminho para a solução dos problemas relacionados com o lixo, com esse princípio divide-se em Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Desde que esteja aliado a este objetivo, declarar formalmente sua missão, visão e valores torna-se primordial. Uma vez que a missão, visão e valores sejam bem formulados, guiam a coletividade para o alcance das metas organizacionais. Missão A Panificadora São Judas tem por missão produzir e comercializar produtos diversos, para que o cliente tenha a segurança de estar consumindo produtos de qualidade superior, de tal modo que sinta que estão recebendo mais do que esperavam.

Segundo Scott, Jaffe e Tobe, (1998, p. A missão fornece a direção para o desenvolvimento da estratégia, definindo os fatores críticos de sucesso, localizando as oportunidades-chave, fazendo escolha no que se refere à alocação de recursos e satisfazendo os clientes. Este instrumento teve origem na década de 1960 é utilizado por diversas empresas, independentemente do tamanho delas. Segundo Serra, Torres e Torres (2004, p. A função primordial da SWOT é possibilitar a escolha de uma estratégia adequada para que se alcancem determinados objetivos a partir de uma avaliação crítica dos ambientes internos e externos. Uma força é algo positivo, é uma característica da empresa que aumenta a sua competitividade. Uma fraqueza é algo que está faltando na empresa, algo negativo, que a faça ficar em desvantagem em relação aos seus concorrentes.

• Convênio com novas empresas. • Outros comércios atuantes no mesmo ramo. Fonte: Dos próprios autores, 2016. Site Panificadora São Judas Através do site, os clientes poderão saber sobre a história da Panificadora, desde seu início até como ela está atualmente no mercado de trabalho, contendo a Missão, Visão e Valores da empresa. Nele os clientes irão conhecer as variedades de produtos oferecidos, desde os mais tradicionais até os diferenciados, além de poder expressar sua opinião ou pedidos através do mesmo, será uma forma simples e prática de se manter contato. Avaliando as constantes mudanças no mercado, visamos adaptar o layout conforme vão surgindo às necessidades, mais que, no entanto, proporcione um retorno favorável para a Panificadora já que os clientes (internos/externos) se sentirão mais à vontade e evitarão desgastes físicos desnecessários.

Através das visitas realizadas obtivemos dados sobre a área de produção da Panificadora que durante a produção do pão existe todo um processo que vai desde a separação da matéria prima até a verificação da qualidade do produto para a venda. O ambiente onde é realizado a produção de pão possui um espaço considerável que possibilite a operação sem dificuldades, espaço esse considerado pelo gestor necessário para a fabricação de 5. pães diariamente. Porém há várias outras salas disponíveis para máquinas e equipamentos como também para a produção diversificada de pizzas, bolos e lanches sob encomenda que poderiam ser aproveitadas de melhor maneira. Figura 11: Planta Lateral. Fonte: Dos próprios autores, 2016.

Figura 12: Visão Frontal da Planta. Fonte: Dos próprios autores, 2016. Figura 13: Visão Vertical da Planta. A Panificadora terá um ambiente saudável e agradável, reduzindo possíveis acidentes, melhorando a conservação das ferramentas e equipamentos do local. “Segundo Silva (1994, p. e 15): Cada pessoa deve limpar a sua própria área de trabalho e, sobretudo, ser conscientizada para as vantagens de não sujar. ” Seiketsu (senso de padronização e saúde): É indispensável observar o local de trabalho, identificando tudo que pode ser prejudicial à saúde, transmitindo um equilíbrio físico e mental. “Segundo Silva (1994, p. O orçamento consiste em uma série de previsões, que serão feitas com base no que se espera acontecer em cada setor e no mercado em geral, sempre levando em consideração os dados históricos, fatos ocorridos no passado, que permitam o mínimo de previsibilidade.

Tabela 2: Orçamento. ORÇAMENTO Item Quantidade Valor Unitário Valor Total Site 1 R$ 283,00 R$ 283,00 Estante de Aço Inox 3 R$ 899,00 R$ 2. Paletes PBR Padrão 6 R$ 21,00 R$ 126,00 Ar condicionado 1 R$ 2. R$ 2. Por último, os cálculos orçamentais foram desenvolvidos para que o sistema de divulgação (site) escolhido pudesse ser implantado, trazendo melhorias à empresa. CONSIDERAÇÕES FINAIS Conclui-se que no decorrer do projeto os objetivos traçados foram executados com sucesso. O primeiro passo foi aplicar a Análise SWOT para obter uma maior quantidade de demanda, e a mesma ser atendida cumprindo o prazo para entrega utilizamos a ferramenta do 5S, onde a organização do acesso as matérias-primas foi essencial. O layout de estoque foi de grande satisfação, tanto para os sócios quanto para os funcionários, a agilidade obtida na produção tornou-se notável.

Com a implantação do marketing digital a divulgação tornou-se ampla, com informações detalhadas oferecidas ao público como, por exemplo, as ofertas, a divulgação dos produtos, atraindo cada vez mais clientes para a Panificadora, os consumidores puderam então notar a qualidade dos produtos, o diferencial dos serviços oferecidos, e contando sempre com um bom atendimento. Administração de produções e operações. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. KUNSCH, M. K. TORRES, M. C. S. TORRES, A. P. br/sustentabilidade http://www. administradores. com. br/artigos/cotidiano/os-3-rs-na-logistica-reversa/60264/ http://www. mma. com. br/food-service-noticia-seu-negocio/sustentabilidade-na-cozinha http://www. convibra. com. br/2006/artigos/61_pdf. unibes. com. br/index. php/rica/article/viewFile/291/270.

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