VOLUNTARIADO E DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL HUMANO

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Estatística

Documento 1

O presente trabalho tem como objetivo analisar como o voluntariado potencializa o desenvolvimento humano. O método de abordagem, optou pela análise teórica, baseada em procedimentos :Pesquisa Bibliográfica a partir da revisão de literatura sob a temática abrangendo enciclopédias, coleções, livros, artigos, revistas e jornais on-line, retirados de sites como: SCIELO e MEDLINE, no período de 2000 a 2018, enquanto a pesquisa documental valeu-se de informações colhidas de trabalhos públicos e privados. Perante o artigo apresentado conclui-se que o voluntariado traz benefícios na sociedade e nos voluntários, tem grande destaque no contexto sociocultural, auxilia na edificação de laços de confianças e reciprocidade. Palavras-chave: Voluntariado. Voluntario. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO. METODOLOGIA. RESULTADO E DISCUSÕES. CONSIDERAÇÕES FINAIS. REFERENCIAS.

Sendo assim ressalta-se que desde a antiguidade a sociedade ajuda pobres, famintos e excluídos da sociedade, entretanto, o voluntariado ganhou reconhecimento a partir do século XX. HYBELS,2005). O voluntariado, iniciou-se no Brasil no século XX, visando a necessidade de acolhimento e amparando aos carentes, em fenômenos como a ocorrência, de epidemias, variáveis enfermidades, desastres naturais e conflitos sociais na população carente. De início, o voluntariado era realizado predominantemente por mulheres e associadas das igrejas católicas. Com o advir do tempo foi contraindo outras vertentes e deixou de ser apenas de caráter auxiliar, passaram os atos de desenvolvimento da cidadania, com caráter educativo, cultural e lazeres. Segundo Handy e Hustinx (2009) nas últimas décadas os estudos sobre o tema aumentaram, especificamente, por meio de contributos e estudos em diferentes meios das ciências, como por exemplos ciências sociais, humanas, psicológicas e biológicas, entretanto, apesar desse aumento consideram que ainda seu estudo é insignificante.

A ONU e a Organização Mundial de Saúde, alertam a necessidades premente de pesquisas abordando esse assunto, relevando excitar o voluntariado, incidindo um método usado para o envelhecimento ativo e saudável. ONU,2003). O trabalho voluntario é um dos métodos mais eficazes para promover e implantar alterações culturais afim de edificar uma educação para a cidadania, por meios de desarraigamento ou amenizar o egotismo, despertando atitudes e condutas apropriadamente altruístas e solidárias. Nesse contexto, o objetivo do artigo é caracterizar o voluntariado e sua importância no desenvolvimento do potencial humano. Os descritores a serem utilizados serão: trabalho voluntario, voluntariado, desenvolvimento do potencial humano e benefícios do voluntariado. CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO Serão incluídos nesta revisão somente artigos que apresentam informações sobre o contexto abordado, escritos em português e inglês, publicado entre 2000 e 2018, e disponibilizados na íntegra da internet.

PLANOS DE ANALÍSE DE DADOS A coleta de dados seguiu da seguinte forma: leitura exploratória de todo o material selecionado, leitura seletiva e registro de informação extraído de artigos e livros científicos selecionados. As publicações relacionadas serão analisadas criteriosamente e interpretadas de forma organizados. A pesquisa levará em consideração os aspectos éticos da pesquisa, respeitando a autoria das ideias, os conceitos e as definições presentes nos artigos incluídos na revisão. Esse serviço consisti em exercido somente em entidades organizadas públicas ou privadas, não gerando vínculo empregatício, nem compulsão de caráter trabalhista, com destaque sobre o vínculo contratual entre trabalhador voluntário e os institutos, desigual do significado da ONU que antevia formas de atividades, organizadas ou não.

Segundo Silva (2004) esclarece que o voluntariado não tem como base o desígnio atenuar ou abolir os encargos de Estado e Governo, mas acudir na transformação de uma sociedade mais justa e equilibrada. De acordo com Bussell e Forbes (2002), a definição desse termo seria uma ação única ou sistemática e continua, no qual um individuo criam carreiras que se desenvolve em torno da oferta das suas competências, conhecimentos e experiencias para as organizações e os beneficiados. Para Grace (2006), o voluntariado se trata da ação e espirito patriótico em que um indivíduo dedica parte do seu período e suas competências, de forma livre e sem interesses, prestando serviços na comunidade. Na Constituição brasileira, por sua vez, por meio da Lei federal nº 9.

Nesse argumento, Biase e Rocha (2007), asseguram que desenvolver o potencial humano deve ser a grande prioridade do mundo atual, não exclusivamente por ser o recurso para os várias dificuldades com os quais enfrentamos na vida particular, profissional e social, mas além disso por ser o passagem ideal a ser cursada para o abrangência do sucesso particular e dignidade organizacional. Isto se dá, quando perante o aparecimento do momento da informação, da sociedade de conhecimento e das novidades tecnológicas, o potencial humano das pessoas cada vez mais é conclamado a ser emancipado, desenvolvido e apreciado, pois são os indivíduos o artifício crucial e ativo para o desenvolvimento e sustentabilidade organizacional em expressão ao panorama atualizado de devotadas alterações sociais, tecnológicas e informacionais.

Atualmente vivemos em época de extrema concorrência, automatização, crises, modificações inesperadas e globalização da capitalização, o acréscimo do potencial humano é respeitado por todos esses mestres como a maior fonte de soluções e recursos criativos e inovadores que existe, e também como o mais importante fator diferencial de sobrevivência, flexibilidade, competitividade, lucratividade, crescimento e prosperidade das pessoas e das empresas. BIASE;ROCHA,2007). O desenvolvimento humano é estudo em variáveis visões, desde a ciência sociais, biológicas, teológicas, educacionais e entre outras, e pode ser entendido como etapas para o aumento das potencialidades humanas. Este conhecimento de desenvolvimento abrange fatores como contentamento de vida, solidariedade, abrangência social e bem-estar social. Todavia, o voluntariado reduz a supressão social que é repetidamente a decorrência da miséria, da marginalização e de outras formas de exclusão O voluntariado coopera uma sociedade mais equilibrada, justa, solidaria e desenvolvida.

UNDP, 2011). Portanto traz benefícios econômicos e também outras vantagens, o trabalho voluntário possui uma extensa força social que possibilita abonar benfeitorias acessórias aos voluntários e à sociedade. Portanto, é admirável abranger que a ato voluntário além da sua importância social tem ainda, confinantes valores económicos que carecem serem quantificados. BIASE, F. ROCHA, M. S. F. Caminhos do Sucesso: a conspiração holística e transpessoal do terceiro milênio: espiritualidade na vida, excelência nas pessoas, revolução nas empresas. HYBELS, B. A revolução no voluntariado. Rio de Janeiro: Mundo Cristão, 2005. ONU. Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento. Vol. pp. PNUD. Relatório do Estado sobre o Voluntariado no mundo de 2011,2011. SILVA, J. A tirania do voluntário: o cuidado e a alimentação de força de trabalho voluntária.

MCB University Press, vol. pp.

250 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download